Buscar

Apol 2 Ciências do Ambiente e Sustentabilidade novembro 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
	Data de início:
	14/11/2016 12:25
	Prazo máximo entrega:
	- 
0:15:10
Questão 1/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
(ENEM-2007) Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água. Anuário Gestão Ambiental 2007, p. 47-8 (com adaptações).
A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que:
	
	A
	As substâncias químicas encontradas no lixo levam, freqüentemente, ao aumento da diversidade de espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo.
	
	B
	O tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo.
	
	C
	A produção de lixo é inversamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades.
	
	D
	O desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d’água, solo e vegetação.
Questão 2/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
(Adaptado de ENEM, 2012) A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo. MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado). Assinale a alternativa que traz a classificação correta deste tipo de poluição atmosférica:
	
	A
	Naturais: evaporação natural, gases de emissões vulcânicas, tempestades de areia (poeira), decomposição animal e vegetal, maresia.
	
	B
	Matéria orgânica: composta por detritos que formam os esgotos, criação de gado, indústrias.
	
	C
	Antropogênicas: fontes industriais e móveis (combustível e a sua queima), emissões de processos químicos.
	
	D
	Deposição: a poluição é lançada na atmosfera após alguns processos, podendo ser removida pelos recursos naturais. Numericamente, entende-se que 80% dos poluentes são transportados pela precipitação.
Questão 3/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
(Adaptado de ENEM, 2014) A elevação da temperatura das águas de rios, lagos e mares diminui a solubilidade do oxigênio, pondo em risco as diversas formas de vida aquática que dependem desse gás. A elevação de temperatura pode acontecer por meios artificiais, gerando poluição. As usinas nucleares, por exemplo, pela própria natureza do processo de geração de energia, podem causar esse tipo de poluição. Assinale a alternativa que traz a denominação correta deste tipo de poluição das águas:
	
	A
	Poluição biológica: acontece com a presença de microorganismos originários, em sua maioria, de esgotos domésticos e industriais, podendo transmitir várias doenças aos homens e animais;
	
	B
	Poluição térmica: ocorre quando uma vasta quantidade de água aquecida é lançada em meio ao recurso hídrico;
	
	C
	Poluição química: provocada pela ação de produtos químicos indesejados, como fertilizantes do ramo agrícola, detergentes, inseticidas, plásticos, aditivos alimentares, entre outros;
	
	D
	Poluição sedimentar: encabeça a lista de quem gera mais poluição, sendo que decorre do acúmulo de diferentes partículas de produtos insolúveis orgânicos e inorgânicos.
Questão 4/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
O gráfico abaixo ilustra a variação da temperatura ao longo dos séculos 1000 a 2000. Note a elevação das temperaturas e da quantidade de partículas de CO2 depositada na atmosfera entre 1900 a 2000 e indique o item que melhor se relaciona ao gráfico:
	
	A
	Com a evolução da ciência a civilização deu grandes saltos de desenvolvimento. Em apenas algumas dezenas de anos já havíamos superado séculos de desenvolvimento da civilização.
	
	B
	A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, teve parcela significativa nos impactos sociais e ambientais resultantes das mudanças por ela trazidas, sendo que os impactos ambientais demoraram muitos anos para serem percebidos e questionados.
	
	C
	O capitalismo é um dos maiores causadores dos problemas atuais, principalmente devido ao consumismo excessivo fomentado por este modelo econômico.
	
	D
	Com o surgimento do modelo industrial, houve intensa migração de trabalhadores do meio rural para os grandes centros urbanos, gerando diversos problemas sociais, ambientais e econômicos.
Questão 5/5 - Ciências do Ambiente e Sustentabilidade
(FCC-2012 / TCE-AP) A poluição sonora, seja ambiental ou a ocupacional, é uma forma de poluição bastante disseminada nas sociedades industrializadas e é causa de perdas auditivas em adultos e crianças. Acarreta também comprometimentos não auditivos que afetam a saúde física geral e emocional dos indivíduos. Os limites aceitáveis de ruído considerados nas normas ABNT no 10.151 variam entre 40 e 65 dB, conforme localização e horário. 
Os limites de tolerância do ouvido humano para ruído variam de acordo com a intensidade e o tempo de exposição, sendo que esta começa a ser lesiva a partir de 85 dB. A PAIR - 
Perda Auditiva Induzida por Ruído é uma patologia progressiva, diretamente relacionada com a exposição ao ruído e de caráter permanente. Portanto, a forma mais eficaz para se proteger desta doença seria a prevenção.
Considere as afirmativas abaixo, sobre uma seleção correta de ações de Monitoramento Ambiental, como parte integrante de um programa de conservação auditiva em áreas urbanas. 
I. Ações a serem implantadas: redução do ruído ambiental com aumento da fiscalização, redução da dose de exposição e utilização de equipamento de proteção individual. 
II. Ações a serem implantadas: medidas administrativas, legislativas, educativas e de informação, além de avaliação do processo. 
III. Ações a serem implantadas: avaliação ambiental do ruído - áudio-dosimetria do ruído com alarme a partir de 85 dB e audiometria (avaliação da audição de pessoas) em amostras da população sob influência do ruído. 
Está correto, em termos de ações de Monitoramento Ambiental, o que se afirma SOMENTE em:
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e III.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes