Buscar

Direito previdenciário Avaliando aprendizado 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201505590706)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O artigo 620 da Consolidação das Leis do Trabalho prevê que as condições estabelecidas em Convenção Coletiva de Trabalho, quando mais favoráveis, prevalecerão sobre as estipuladas em Acordo Coletivo de Trabalho. Tal dispositivo consagra o princípio da
		
	
	imperatividade das normas trabalhistas.
	 
	norma mais favorável ao empregado.
	
	continuidade da relação de emprego.
	
	irrenunciabilidade de direitos
	
	primazia da realidade sobre a forma.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505590860)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O acordo no qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais (trabalhadores e patronal) estabelecem condições de trabalho, onde as decisões estipuladas se transformam em direitos e deveres a serem aplicados a todos os trabalhadores e empregadores, é denominado:
		
	 
	Acordo Coletivo de Trabalho.
	
	Dissídio Coletivo.
	
	Direito Coletivo do Trabalho.
	
	Decisão Coletiva.
	
	Norma Coletiva.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505590680)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sindicato dos bancários formalizou Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Bancos fixando a contribuição assistencial no percentual de 2% a ser descontado dos salários dos empregados no mês seguinte ao reajuste. Ana Maria, bancária do Banco Beta S/A, não é sindicalizada e teve descontado do seu salário a referida contribuição assistencial. Além desse desconto, no mês de março, seu empregador também efetuou desconto a título de contribuição sindical. Diante do caso apresentado, marque a opção correta sobre a matéria. Ana Maria poderá exigir a devolução dos valores descontos em seu salário a título de contribuição assistencial?
		
	
	Não. A contribuição assistencial é compulsória e prevista na norma Constitucional.
	 
	Sim, tendo em vista que somente é devida a contribuição assistencial aos membros sindicalizados e Maria não é.
	
	Sim, tendo em vista que na nossa legislação não existe nenhuma contribuição devida aos membros da categoria profissional.
	
	Não. Os empregados são obrigados a pagar contribuição assistencial e mensalidade sindical, independente de serem associados ao sindicato.
	
	Sim, desde que apresentasse seu pedido de restituição na Justiça do Trabalho após quarenta e oito horas do desconto, sob pena de preclusão do direito.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505591078)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No que tange as convenções coletivas de trabalho, é VERDADEIRO dizer:
		
	
	Podem ser celebradas verbalmente ou por escrito, sem emendas nem rasuras, em tantas vias quantos forem os Sindicatos convenentes ou as empresas acordantes, sem necessidade de serem levadas a registro, não sendo permitido estipular duração superior a 2 (dois) anos.
	
	Serão celebradas por escrito, sem emendas nem rasuras, em tantas vias quantos forem os Sindicatos convenentes ou as empresas acordantes, além de uma destinada a registro, não sendo permitido estipular duração superior a 3 (três) anos.
	
	Podem ser prorrogadas, revistas, denunciadas ou revogadas total ou parcialmente mediante a aprovação da Diretoria dos Sindicatos convenentes ou partes acordantes.
	 
	Serão celebradas por escrito, sem emendas nem rasuras, em tantas vias quantos forem os Sindicatos convenentes ou as empresas acordantes, além de uma destinada a registro, não sendo permitido estipular duração superior a 2 (dois) anos.
	
	Não podem ser prorrogadas, revistas, denunciadas ou revogadas total ou parcialmente.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505590705)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com relação ao Direito Coletivo do Trabalho, assinale a alternativa correta. (FGV 42º EXAME)
		
	
	Convenção coletiva do trabalho é o acordo de caráter normativo pelo qual o sindicato dos trabalhadores e uma empresa, estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho
	
	Acordo coletivo do trabalho é o acordo de caráter normativo pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho
	
	O recolhimento da contribuição sindical obrigatória (¿imposto sindical¿) somente é exigido dos empregados sindicalizados, em face do princípio da liberdade sindical.
	 
	Na greve em serviços ou atividades essenciais, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas da paralisação.
	
	As centrais sindicais, por força de lei, podem celebrar acordos e convenções coletivos de trabalho
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505591176)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As Comissões de Conciliação Prévia, de acordo com a legislação pátria, principalmente a Consolidação das Leis do Trabalho:
		
	
	têm prazo de dez dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da intimação da parte contrária ( reclamada ).
	 
	têm prazo de dez dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da provocação do interessado
	
	não possuem prazo pré-estabelecido na legislação trabalhista supra mencionada para a realização da sessão de tentativa de conciliação.
	 
	têm prazo de trinta dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da intimação da parte contrária ( reclamada ).
	
	têm prazo de trinta dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da provocação do interessado.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505591179)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Crodoaldo Valério, estilista, recebeu aumento salarial e passou a receber R$ 1.220,00. Ao analisar o texto abaixo chegou a conclusão que o acréscimo foi decorrente das regras contidas fixado no mural da empresa com os seguintes dizeres: SINDICATO DOS OFICIAIS ALFAIATES, COSTUREIRAS E TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS DE CONFECCAO DE ROUPAS E DE CHAPEUS DE SENHORAS DE SAO PAULO E OSASCO , CNPJ n. 62.812.573/0001-77, neste ato representado por seu Presidente, Sra. EUNICE CABRAL; e SINDICATO DA INDÚSTRIA DO VESTUARIO MASCULINO NO EST.DE S.PAULO., neste ato representado por seu Presidente, Sr. ANTONIO VALTER TROMBETA; celebram a(o) presente _________________, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes: ... CLÁUSULA TERCEIRA - SALÁRIO NORMATIVO: Fica assegurado para os empregados, à exceção do menor aprendiz, na forma da lei, um salário normativo que obedecerá aos seguintes critérios: piso de R$ 1.220,00 (um mil duzentos e vinte reais) mensais, para os funcionários considerados como diferenciados, a saber, costureira-piloteira, encaixador-riscador, cortador (operador de máquina de corte), operador de cad-cam, estilista e modelista. Crodoaldo não sabe o nome técnico deste documento, mas, podemos afirmar que este documento trata-se de:
		
	 
	Acordo coletivo
	
	Acordo individual
	
	Dissídio
	 
	Convenção coletiva de trabalho
	
	Processo judicial
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505590609)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) inclui os princípios entre as fontes a que a Justiça do Trabalho deve recorrer para sanar omissões no campo das relações de trabalho.São fontes formais, autônomas e específicas do Direito do Trabalho:
		
	
	Contrato,Sentença Normativa e Código Civil.
	
	Convenção Coletiva e Sentença Normativa.
	
	SentençaNormativa, Constituição Federal e Lei Ordinária.
	 
	Convenção Coletiva e Acordo Coletivo.
	
	Convenção Coletiva, Acordo Coletivo e Sentença Normativa.

Outros materiais