Buscar

simulado 2 - 2014

Prévia do material em texto

Simulado: CEL0467_SM_201309015661 V.2 
	 Fechar�
	Aluno(a): VALDIRENE NASCIMENTO PIMENTEL
	Matrícula: 201309015661
	Desempenho: 6,0 de 8,0
	Data: 10/10/2014 11:38:20 (Finalizada)
	 1a Questão (Ref.: 201309025666)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	 Em relação à cultura popular e à cultura erudita NÃO é válido afirmar:
	
	
	Para Roger Chartier, a oposição entre popular e erudito não tem sentido, em razão dos empréstimos e intercâmbios mútuos.
	 
	As expressões cultura popular e cultura erudita são aceitas e empregadas, indiscutivelmente, pelos estudiosos do assunto.
	 
	O que definiria o popular e o erudito seriam as práticas culturais presentes no cotidiano dos diferentes grupos sociais.
	
	O termo "biculturalidade", criado por Peter Burke, expressa o compartilhamento de práticas culturais entre o povo e as elites.
	
	Há imbricações entre o popular e o erudito, daí ser difícil estabelecer tal limite entre as práticas culturais do povo e das elites.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309032892)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Antonio Gramsci:
	
	 
	O exercício da capacidade intelectual é inerente ao Homem; por isso, todo Homem poderia ser considerado um intelectual, mesmo se não cumprisse tal função formalmente na sociedade.
	
	O conceito de INTELECTUAL configurar-se-ia em critérios de exclusão e de apropriação de bens culturais pela elite cultural de um dado país.
	
	Somente seriam intelectuais os membros capazes de acessar o poder e de divulgar as suas ideias para um número abrangente de pessoas.
	
	Todo Homem capaz de frequentar a educação formal pode ser considerado como um intelectual, tendo-se em vista sua capacidade de interação social.
	 
	O conceito de INTELECTUAL poderia ser associado à capacidade de manipulação dos membros da elite. Assim, o intelectual é um homem do poder hegemônico, sempre.
	
	 3a Questão (Ref.: 201309032505)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando um professor de português utiliza um funk em sala de aula, com o objetivo de dinamizar seu trabalho, atraindo a atenção dos seus alunos, é possível afirmar que:
	
	
	ele está lançando mão de um texto que pode ter certo nível de qualidade artísitca, o que lhe garantiria a qualificação como um produto cultural.
	
	ele está comprometendo seriamente a qualidade de sua aula, pois não se pode esperar muita coisa de um trabalho que se deturpa a este ponto.
	 
	ele está utilizando um produto cultural, pois tal categoria se aplica a toda criação da imaginação humana, não importanto modalidades ou mesmo avaliações de qualidade
	
	ele está reconhecendo uma legítima forma de expressão do povo, um produto cultural mais legítimo do que qualquer soneto de Camões.
	
	ele está lançando mão de um texto que não é um produto cultural, tendo em vista seu baixo nível de qualidade artística.
	
	 4a Questão (Ref.: 201309032873)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à Cultura Popular e à Cultura de Massa:
	
	
	Podemos afirmar a diferença de ambas, pois a primeira situa-se no terreno da afetividade e a segunda, no da violência.
	
	Podemos afirmar a identidade de ambas, a partir do momento em que são consideradas como arte de baixa qualidade.
	
	Podemos afirmar a total identidade de ambas, uma vez que se fundam em uma linguagem imediatista e limitada.
	
	Podemos afirmar a identidade de ambas, pois se voltam para um mercado consumista, com tendência a encarar a arte como istância descartável.
	 
	Podemos afirmar a diferença de ambas, pois a primeira refere-se a manifestações espontâneas e autênticas, enquanto a segunda percebe a arte como mercadoria e fonte de lucro.
	
	 5a Questão (Ref.: 201309026268)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao conjunto formado por todas as criações do engenho humano, tanto materiais como intelectuais ou espirituais, acumuladas ao longo dos séculos por um povo, dá-se o nome de
	
	
	indústria
	
	progresso
	 
	cultura
	
	classe social
	
	civilização
	
	 6a Questão (Ref.: 201309025672)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito da formação étnica do povo brasileiro, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações abaixo:
 
( ) Ao longo da história da cultura brasileira, a heterogeneidade presente na formação (étnica, cultural, social) do Brasil nunca causou polêmica entre nossos intelectuais e ideólogos.
 
( ) A fábula de três raças surge ainda no Brasil Império, entre os pesquisadores naturalistas, e ganha a adesão de cronistas e escritores, em meio às teorias da época que reuniam os saberes biológicos com os sociais.
 
( ) Para alguns intelectuais brasileiros do século XIX, a mestiçagem seria algo de positivo aos anseios progressistas da nação que pretendia desempenhar seu papel no mundo civilizado.
 
( ) Na prática, o Brasil branco e europeizado, mais tarde branco e americanizado, não soube como fazer com a diversidade cultural que a nossa formação configurou.
 A alternativa correta é:
	
	
	F, V, V, F
	 
	F, V, F, V
	
	F, F, F, F
	
	V, F, V, F
	
	V, V, V, V
	 7a Questão (Ref.: 201309036402)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O colonizador, em razão do seu domínio, impôs ao Brasil os padrões socioculturais europeus. Além disso, desprezou ao máximo os legados do índio e do negro, considerando-os contribuições de classes inferiores. Esse comportamento pode ser classificado como:
	
	
	pluralidade cultural
	
	globalização
	
	multicultural
	
	etnocentrismo e relativismo
	 
	etnocentrismo
	
	 8a Questão (Ref.: 201309032859)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma visão de mundo calcada no Etnocentrismo:
	
	
	Partilha a importância do encontro de etnias diferentes, tomando como princípio o respeito à alteridade e a valorização da diversidade.
	
	Centra-se na valorização do discurso da alteridade como o único válido, o que faz rever os princípios e valores de seu próprio grupo.
	
	Está centrado na ideia de etnia e valoriza quaisquer encontros culturais que partilhem experiências concretas, tendo como eixo a relação multicultural e os desdobramentos dela advindos.
	 
	Percebe a realidade a partir de valores e critérios do grupo social do qual o sujeito participa, desconsidera a alteridade e percebe os princípios culturais diferentes como inferiores ou incorretos.
	
	É liberal, alternativa e fundada em uma perspectiva humanista, a partir do reconhecimento de diferentes etnias e de suas configurações culturais.
	
	 9a Questão (Ref.: 201309063999)
	
	Raça e cultura:
Lévi-Strauss diz que não se pode falar em contribuições das raças à civilização, quando se pretende lutar contra os preconceitos raciais. E explica que fazer isto seria caracterizar as raças biológicas por propriedades psicológicas particulares, o que nos afastaria da verdade científica, mesmo que estivéssemos definindo-as positivamente, O "pecado original da antropologia", para o autor, consiste na confusão entre noção puramente biológica e produções sociológicas e psicológicas das culturas humanas.
Mas dizer que as contribuições culturais não têm nenhuma relação com a constituição anatômica e fisiológica não elimina a diversidade de sociedades e civilizações. Tal diversidade, diz Lévi-Strauss, é paralela às relações que ocorrem no plano biológico, mas se passa noutro campo. E se diferencia destas relações por estar numa outra ordem de grandeza ( muito mais culturas que raças) e por colocar a seguinte questão: tal diversidade é uma vantagem ou desvantagem para a humanidade?
Strauss defende que negar que existam "aptidões raciais inatas" também não resolve o problema levantado pela civilização do homem branco, que alcançou progresso notável enquanto outras raças permaneceram e permanecem atrasadas: e necessário, então, ir além da negativa e nos "debruçarmos" sobre um outro aspecto, o da desigualdade  ou diversidade das culturas humanas.(Vargas Groff, na Universidade Regional Integrada ¿ URI, Campus de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul)
 
De acordo com o texto acima, Lévy-Strauss afirmou que devemos nos debruçar no termo diversidade e não superioridade das raças. Explique.
	
	
Sua Resposta: Levy desenvolve no texto que não existe superioridade biologico de uma raca para outra, ou seja, os avanços do branco não bastam para rotula-lo superior. Ele defende que negar que existam aptidões raciais inatas também não resolve o problema levantado pela civilização do homem branco, que alcançou progresso notavel enquanto outras raças permanecem atrasadas.
	
	 10a Questão (Ref.: 201309026325)
	
	A mão da limpeza ¿ O branco inventou que o negro / Quando não suja na entrada / Vai sujar na saída, ê / Imagina só / Vai sujar na saída, ê / Imagina só / Que mentira danada, ê / Na verdade a mão escrava / Passava a vida limpando / O que o branco sujava, ê / Imagina só / O que o branco sujava, ê / Imagina só / O que o negro penava, ê / Mesmo depois de abolida a escravidão / Negra é a mão / De quem faz a limpeza / Lavando a roupa encardida, esfregando o chão / Negra é a mão / É a mão da pureza / Negra é a vida consumida ao pé do fogão / Negra é a mão / Nos preparando a mesa / Limpando as manchas do mundo com água e sabão / Negra é a mão / De imaculada nobreza / Na verdade a mão escrava / Passava a vida limpando / O que o branco sujava, ê / Imagina só / O que o branco sujava, ê / Imagina só / Eta branco sujão / O texto da canção questiona o mito da democracia racial brasileira. Como tal mito pode se manifestar em nosso cotidiano?
	
	
Sua Resposta: No nosso cotidiano, o racismo é disfarçado e nem sempre é assumido com clareza.
	
Compare com a sua resposta: O mito da democracia racial provoca o chamado "racismo à brasileira", ou seja, o racismo disfarçado e nem sempre assumido com clareza.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes