Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	Marque a alternativa abaixo que explica com clareza a essência do pensamento Positivista.
		
	 
	Expressa confiança no progresso da industrialização e na manutenção da ordem. Cultua a ciência e valoriza o método científico.
	
	Valoriza a ciência como única forma concreta de respostas eficazes para os problemas da humanidade, que funciona com auxílio da filosofia e da religião.
	
	Dá ênfase à importância da base material (a estrutura econômica, o modo de produção) que garante a manutenção da vida coletiva, por intermédio da alienação no trabalho.
	
	Considera que o conhecimento humano evolui da experiência sensível à lógica racional e que só é possível atingir a informação correta depois de muitas repetições do procedimento que conduz do objeto a consciência e da consciência ao objeto, provando a existência da ciência matemática.
	
	Tenta conciliação entre o teórico e o prático, o ideal e a realidade, buscando enfim reunificar a razão e construir um conceito de absoluto baseado nos ideais religiosos.
	
	
	
	 2a Questão
	
	A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, ensejou a necessidade de garantir novos mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima para os países industrializados. Os países europeus, em especial a Inglaterra, iniciou, então, uma expansão em direção a outros continentes que foram dominados e subordinados aos interesses desses países. Esse processo histórico ficou conhecido como:
		
	
	Darwinismo social
	
	Neoliberalismo
	
	Positivismo
	 
	Neocolonialismo
	
	Cientificismo
	
	
	
	 3a Questão
	
	Leia atentamente o trecho da música a seguir: (Desordem, de Titãs, composição: Sérgio Britto / Charles Galvin / Marcelo Fromer) Os presos fogem do presídio Imagens na televisão Mais uma briga de torcidas Acaba tudo em confusão A multidão enfurecida Queimou os carros da polícia Os presos fogem do controle Mas que loucura esta nação (...) Quem quer manter a ordem? Quem quer criar desordem? (...) Não sei se existe mais justiça Nem quando é pelas próprias mãos População enlouquecida Começa então o linchamento Não sei se tudo vai arder Como algum líquido inflamável (...)
A partir do conceito de Durkheim no que se refere ao "Fato Social", pode-se concluir que o trecho da música se refere:
		
	
	A um Fato Social Normal
	
	A um Fato Social Tradicional
	 
	À anomia
	
	A um Fato Social Racional
	
	Á ordem social
		
	
	
	 4a Questão
	
	Ao apresentar o conceito "ideologia", Karl Marx nos leva a refletir sobre os fatores que interferem na formação de nossas ideias sobre o mundo, sobre a vida, sobre a realidade social. Segundo Marx, ideologia significa:
		
	 
	Objetivo, direção, algo que todas as pessoas precisam ter para que possam conduzir-se na vida, para que não percam tempo.
	 
	Falsa consciência ou, dito de outra forma, uma maneira de entender a realidade que favorece a que tenhamos um comportamento adequado à manutenção do poder de uma classe dominante.
	
	Crença em algo que nos dê razão de viver ou, dito de outra forma, algo que nos ajude a ver sentido na vida.
	
	Consciência científica, ou seja, conjunto de ideias e explicações que nos levam a um nível de esclarecimento superior às visões de senso comum.
	
	Orientação política, ou seja, propostas claras sobre o tipo de sociedade que queremos construir e que normalmente estão vinculadas ao projeto de um partido político.
	
	
	
	 5a Questão
	
	Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim são considerados os grandes pilares da Sociologia como ciência burguesa. Nessa época, a Sociologia, para se afirmar no campo das ciências, adotou o Positivismo. Assinale a assertiva que melhor expressa o sentido do Positivismo sociológico.
		
	
	Busca de subjetividade e pluralidade - sociedade é uma verdadeira máquina organizada, cujas partes, todas elas, contribuem de uma maneira diferente para o avanço do conjunto, adequando-se às demandas do mercado.
	
	Busca da complexidade e dualidade  - sociedade concebida como prenhe de conflitos e contradições; há uma circularidade entre todo e parte, ou seja, um determina o outro simultaneamente.
	 
	Busca da objetividade e neutralidade - sociedade concebida como um organismo combinado de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico de organização.
	
	Busca da complexidade e singularidade - sociedade e seus sistemas não atemporais. Privilégio da parte sobre o todo.
	
	Busca da singularidade e objetividade - sociedade concebida como mutável, visto que não há homem e nem sociedade ideal isolados na natureza, mas ambos conjugados concretamente a um momento histórico definido.

Outros materiais