Buscar

discursiva de historia da educacao Documento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nota: 72 PROTOCOLO: 201611011357105D0D686
Disciplina(s):
Sistema de Ensino e Legislação Educacional
História da Educação
Data de início:	01/11/2016 19:15
Prazo máximo entrega:	01/11/2016 20:30
Data de entrega:	01/11/2016 20:17
Questão 1/5 - História da Educação
Leia a passagem a seguir:
“No Brasil, a história da História da Educação está relacionada a das Escolas Normais, sendo introduzida no currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928. [...] A disciplina de História da Educação, [...] desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela ‘programatização’”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROBALLO, R. O. B. História da educação e a formação de professoras normalistas: as noções de Afrânio Peixoto e de Theodoro Miranda Santos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007, p. 7-8.
Considerando a passagem apresentada acima, os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, descreva os aspectos que marcaram a origem da história da educação como disciplina no Brasil.
Nota: 6.0
Os aspectos da origem da história da educação como disciplina no campo da Pedagogia no Brasil enfatizam que a história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional. “De fato em boa parte dos casos os livros de história da educação tinham caráter didático com relatos descritivos e informativos com uma abordagem próxima a do paradigma tradicional e eram produzidos em geral por educadores. Porém essas características não são su?cientes para desmerecer o esforço em organizar informações e registros sobre a história da educação uma vez que ele era comum à época”. (livro-base, p. 20 e 21)
Resposta:
 a educação na idade media era pautada no homem de fê, existiu o método escolástico onde os principais elementos foram a memorização e a oralidade, as obras grego romanas eram controladas pela a igreja católica.
Questão 2/5 - História da Educação
Leia o trecho de texto a seguir:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm. Acesso em 27 de set. 2016.
Considerando o texto apresentado acima, os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, descreva pelo menos três características da educação na Idade Média.
Nota: 20.0
O aluno deve descrever pelo menos três das características elencadas a seguir: 1. A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé. 2. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico. 3. Os livros, referências e obras da cultura greco–romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica. (p. 52-58). 4. As escolas elementares tiveram significativa expansão. 5. A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos. Uma das características do método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas (livro-base, p. 53-60). A oralidade e a memorização foram utilizadas como bases para o aprendizado escolarizado, em vários dos níveis e modalidades. Decorria a compreensão de que o aluno tinha aprendido quando sabia repetir o que determinado autor disse sobre o assunto, em certa obra. A oralidade e a memorização eram esperadas e utilizadas pelos mestres, que tinham os livros como importantes referencias (livro-base, p. 56)
Resposta:
1-educação pautada no homem de fé.
2-método escolástico principais memorização e oralidade.
3-controle da igreja sobre as obras gregas romanas.
o humanismo começou a fazer parte por meio das literatura e das matérias escolares. A epoca medieval tinha um profundo significado para o renascimento,
Questão 3/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia a passagem de texto a seguir: 
“A reforma das políticas sociais pôs em tela a questão da descentralização, desde os anos de 1980. A redefinição de competências e atribuições na área social fazia parte do processo de passagem de um federalismo extremamente centralizado (construído sob o regime autoritário) para um federalismo cooperativo de feição não definida até a reforma constitucional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 66.
De acordo com o conteúdo do livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, cabe ao governo federal a coordenação política, a articulação dos diferentes níveis de ensino bem como as funções normativa, supervisora, redistributiva e supletiva. Nesse sentido, explique o que significa a função redistributiva, conforme apresentado no livro-base.
Nota: 16.0
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “A função redistributiva — o governo federal está obrigado a promover transferências de recursos das regiões mais ricas para as mais carentes. O exemplo principal dessa atividade é Fundef e o Fundeb, que procuram equilibrar a distribuição de recursos entre as diferentes regiões do país”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 143)
Resposta:
o governo federal esta obrigado a transferir recurso para as regiões mais ricas e mais carente como FUNDE
Questão 4/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A Lei 10.709/2003, ao ampliar o artigo 10 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), estabeleceu em seu inciso VII como tarefa dos Estados a incumbência de ‘assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual’ e acrescentou o inciso VI ao artigo 11, definindo como competência dos municípios ‘assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal’ ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FORTUNATI, José. Gestão da educação pública: caminhos e desafios. Porto Alegre, 2008. p. 151.
A partir do conteúdo apresentado nas aulas e no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, apresente argumentos que justifiquem a oferta de transporte escolar público e gratuito.
Nota: 10.0
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “A oferta de transporte escolar público e gratuito deve ser realizada para garantir a educação para a população em idade escolar que não têm escola ou não encontrem vagas próximas as suas residências. As escolas da zona rural geralmente recorrem ao transporte escolar, no entanto, em grandes cidades esse sistema ainda é utilizado, principalmente em áreas de crescimento populacional irregular. Algumas instituições de defesa da educação ou dos direitos das crianças têm denunciado o descaso de autoridades públicas que preferem ofertar o transporte a construir ou expandir escolas em áreas de grande densidade populacional”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 126)
Resposta:
devido a distancia do local onde se vivi ate as escola. falta de vaga nas escola das proximidades ate mesmo falta de recursos para deslocar ate a escola que no caso o tranporte gratuito seria sua unica chance.
Questão 5/5 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“No século XIX, muitas ciências foram sistematizadas, recebendo um tipo de configuração (procedimentos metodológicos, formas de investigação etc.) que as tornaria respeitáveis. A sociologia e a antropologia são exemplosdessas ciências. A história, como veremos, também está entre elas. O que chamamos de ciência da história desenvolveu-se, propriamente, no século XIX”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/ciencia-historia-no-seculo-xix.htm. Acesso em 27 de set. 2016.
Considerando os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, explique de que forma a explicação histórica pode ser considerada científica.
Nota: 20.0
Deve haver um problema de pesquisa, um método de seleção, organização e interpretação das fontes, e um referencial teórico que oriente a explicação, que deve ser coerente e decorrente do problema, das fontes e do referencial: “Embora a legitimidade de cada campo de conhecimento e das produções nele geradas sejam sempre feitas em última instância pela comunidade acadêmica da área há alguns elementos que indicam caminhos necessários para que a explicação histórica possa ser considerada cientí?ca. Por exemplo: deve haver um problema de pesquisa claramente enunciado um método de seleção organização e interpretação das fontes e um referencial teórico que oriente a explicação que deve ser coerente e decorrente do problema das fontes e do referencial”. (Livro-base, p. 18)
Resposta:
deve haver um problema de pesquisa claramente anunciado ao método de seleção, organização e interpletacoes das fontes de um referencial teórico que oriente a esplicacao que deve ser coerente e decorrente do problema da fonte e do referencial.

Outros materiais