Buscar

Pressupostos da educação infantil 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Portanto, as pedagogias da educação infantil têm como centro de sua teorização a educação das crianças pequenas, situando-a tanto em sua construção como sujeito de relações, inserindo em uma cultura, em uma sociedade, em uma economia e com formas específicas de pensar e de expressar-se, quanto, também, com proposições instrumentais em relação aos aspectos internos, ao funcionamento institucional e aos projetos educacionais, isto é, seus aspectos didáticos, como, por exemplo, os programas, as estratégias, os objetivos, a avaliação, a definição dos usos e do espaço, sua organização, suas práticas, seus discursos, enfim, sua rotina”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 25.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, no século XX, Ovide Decroly, Maria Montessori e Celestin Freinet integraram o grupo de estudiosos sobre a criança. Em suas teorias pedagógicas, há o conceito de escola nova, com fundamentos filosóficos e científicos para uma renovação na educação. Considerando o pensamento de tais autores, enumere, na ordem sequencial, as características de cada pensador. 
1 – Ovide Decroly.
2 – Maria Montessori. 
3 – Celestin Freinet.
( ) Defendia a ideia de que o ensino não deveria limitar-se à sala de aula, e sim aproximar-se da realidade, deixando de ser teórico e ligando-se à vida. 
( ) Educação com a finalidade de preparar a criança para a vida por meio da acomodação do ensino aos diversos tipos de evolução, considerando a constituição pessoal e as exigências do meio. 
( ) O ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos.
( ) Defendia um ensino voltado para o intelecto, preocupando-se com o domínio do conteúdo pela criança com a possibilidade de uma organização voltada aos centros de interesse.
( ) Defendia o trabalho cooperativo – argumentando que ninguém aprende sozinho – e o papel da interação entre professor e aluno.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	A	3 – 1 – 1 – 2 – 2
	B	2 – 3 – 2 – 1 – 1
	C	1 – 2 – 3 – 2 – 3
	D	2 – 3 – 1 – 2 – 1
	E	3 – 1 – 2 – 1 – 3 RESPOSTA CORRETA
Questão 2/2 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Analise o trecho a seguir:
“Apesar das muitas variações nos pormenores da evolução gráfica de criança para criança (desde o primeiro rabisco até o primeiro desenho de uma figura humana propriamente elaborada), podemos, no entanto, considerar que o desenvolvimento da forma representativa seja constituído por uma sequência normal de etapas sucessivas claramente delineadas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: AGUIAR, Eloísa. Desenho livre infantil: leituras fenomenológicas. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais Ltda., 2004. p. 35.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, na passagem do rabisco para o uso de grafias como sinais que representam ou significam algo, há um momento significativo para a aprendizagem. Que momento é esse? Assinale a alternativa correta.
	A	Momento verbal.
	B	Momento crítico. RESPOSTA CORRETA
	C	Momento afetivo.
	D	Momento gráfico.
	E	Momento simbólico.

Outros materiais