Buscar

PROVA TESTEMUNHAL SEGUNDO NOVO CPC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA TESTEMUNHAL – artigos 442 a 463 NCPC
1) Testemunha é a pessoa estranha ao feito, chamada a juizo para depor o que sabe sobre o fato litigioso. Há testemunhas presenciais, de referência e referidas. As presencias são as que pessoalmente assistiram ao fato litigioso; as de referência, são as que souberam dele através de terceiros; e referidas, aquelas cujas existência foi apurada por meio do depoimento de outra testemunha ou da parte.
2) Quem pode ser testemunha? Artigo 447 – todas as pessoas, exceto as incapazes (§1º), as impedidas (§2º) e as suspeitas (§3º). Nos §§ 4º e 5º o legislador afirma que o juiz pode admitir do depoimento das testemunhas menores, impedidas ou suspeitas se for necessário; mas seus depoimentos serão prestados independentemente de compromisso e o juízo lhes atribuirá o valor que possam merecer.
3) Rol de testemunhas – a) prazo para apresentação art. 357, §4º - fixado pelo juiz, até 15 dias da decisão de saneamento, ou no dia da audiência de saneamento; b) Número de testemunhas – art. 357, §§ 6º e 7º - até 10, sendo 3 para cada fato.
Artigo 455. Cabe ao advogado da parte informar ou intimar a testemunha do dia, hora e local da audiência designada, dispensando-se a intimação do juízo. §1º A intimação devera ser realizada por carta com AR, cumprindo ao advogado juntar aos autos, com antecedência de pelo menos, 3 dias da data da audiência, copia da correspondência de intimação e do comprovante de recebimento. §2º A parte pode comprometer-se a levar a testemunha à audiência, independentemente de intimação, presumindo-se caso não compareça, que desistiu de ouvi-la. §3º A inércia na realização da intimação (do §1º) significa que a parte desistiu de ouvir a testemunha. §4º A intimação será feita pela via judicial quando: I, II, III, IV e V. §5º Condução de testemunha. 
4) Substituição da testemunha (451); e) Testemunhas ouvidas fora da audiência (453 e 454). 
5) Depoimento da testemunha (456) – qualificação (457, caput); contradita (457, §1º); compromisso legal de dizer a verdade (458); advertência sobre crime de falso testemunho (458, § único); ordem das perguntas (459, caput e §1º).
6) Deveres das testemunhas – a) comparecer e juízo (455, §5º), b) prestar depoimento (458, §único) e c) falar a verdade (458, §único).
7) Direitos da testemunha – a) ser tratada com urbanidade (459, §2º); b) ser reembolsada pelas despesas que efetuou para comparecer à audiência (462); c) não sofrer perda salarial nem desconto no tempo de serviço por comparecer a audiência (463); d) recusar a depor (457, §3º e 448).
8) Incidentes que podem ocorrer na audiência (461) – acareação (inciso II) e oitiva de testemunha referida (inciso I).

Outros materiais