Buscar

Processo de Fundição de Metais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Professor: William Xavier d’Alcântara
FUNDIÇÃO
Classificação dos Processos de Fabricação
Fundição
 
Fundição é o processo realizado para obtenção de peças com formas simples ou complexas por meio da fusão da matéria-prima. A peça adquire sua forma definitiva quando o metal fundido (matéria-prima liquefeita) é despejado no molde e, em seguida, resfriado, solidificando-se.
	Por meio da fundição, normalmente, são construídas peças com formatos irregulares, impossíveis de serem fabricadas a partir de barras, cujos perfis externo e interno dificultam e oneram a construção por meio de outros processos, como a usinagem. Em geral, o bronze, o alumínio, o cobre, o latão, as ligas leves, o aço e o ferro fundido passam por fundição. No caso específico do ferro fundido.
	Além dos diferentes materiais, pela fundição obtêm-se:
• lingotes;
• tarugos;
• bases de máquinas;
• carcaças de máquinas;
• blocos de motores;
• rodas e polias;
• estátuas;
• peças diversas.
	O processo de fundição passa por algumas etapas de execução:
 	. Modelagem;
	. Moldagem;
	. Fusão;
	. Desmoldagem;
	. Limpeza;
	. Rebarbação;
	. Controle de qualidade.
.
Modelagem
	A modelagem é a etapa inicial da fundição e, geralmente, é feita de forma artesanal, pois é a etapa na qual é confeccionado o modelo da peça a ser fundida. É a etapa da concepção do design da peça, na qual vários detalhes de construção estão envolvidos, como dimensões, formato e funcionalidade técnica da peça. Nesse momento, profissionais de modelagem devem levar em consideração a contração que o material fundido sofre no resfriamento dentro do molde. Na etapa
da moldagem, também se deve prever o sobremetal a ser acrescido no modelo para os casos de peças que necessitam ser usinadas posteriormente.
Modelo
É a peça-padrão que será utilizada
para construir o molde. O modelo, geralmente, é construído de material de fácil obtenção e usinagem. Ele deve ter aproximadamente a forma e as dimensões da peça fundida. Os materiais mais utilizados para a confecção do modelo são: madeira, alumínio, aço, cera e isopor.
	
Moldagem
	Em um segundo momento, é realizada a moldagem, uma etapa importante, pois é quando se faz a preparação do molde. O molde é o recipiente onde o metal fundido é despejado na forma líquida, ou seja, o molde possui o espaço vazio, no seu interior, com o formato da peça que se pretende obter na fundição. O molde, geralmente, é feito com areia, porém, dependendo da aplicação, pode ser construído em cera perdida ou metal.
Tipos de Moldes
	
		
		A técnica de moldagem mais usada é a moldagem em areia verde (areia úmida). A areia de moldagem requer uma mistura e preparação bem controlada para que atenda às condições ideais de construção do molde. O sucesso na construção do molde depende fundamentalmente da mistura da areia de moldagem, que é composta por:
• areia sílica − areia nova e de retorno;
• aditivos − bentonita e carvão;
• água.
 	A caixa de moldagem é um recipiente, em geral, de forma quadrada (Paralelepípedo) e feito em duas partes, a superior e a inferior, divididas pela placa do modelo. A caixa de moldagem é feita em ferro fundido ou alumínio. A placa modelo pode ser feita em madeira, ferro fundido ou alumínio.
Caixa de Moldagem
Caixa de Moldagem
	
Coloca-se a parte inferior da caixa de moldagem sobre a placa modelo para cima, de preferência, sobre uma mesa, para facilitar o trabalho de moldagem.
Deve-se colocar a parte superior da caixa de moldagem sobre a placa modelo, para cima, 
Fusão
		A fusão é a etapa mais quente do processo, pois é nesse momento que o metal é fundido no forno de fundição (o equipamento destinado a fundir os metais no processo de fundição).
		Esse equipamento foi desenvolvido para resistir a altas temperaturas, ou seja, temperaturas maiores do que a necessária para a fusão do metal no processo de fundição. Geralmente, o forno de fundição necessita de trabalhos de manutenção periódicos.
	
Desmoldagem
		Na etapa da desmoldagem, o molde de areia é destruído para retirar a peça fundida já solidificada e resfriada. Em moldes metálicos, essa etapa consiste em retirar a peça fundida já solidificada e resfriada do molde.
Limpeza
		A limpeza é feita nas superfícies da peça fundida já resfriada, para retirar sobras de areia de fundição que ficaram aderidas a essas áreas. Esse procedimento, geralmente, é feito com o uso de um equipamento que arremessa jatos de granalha de aço nas superfícies da peça fundida.
Rebarbação
		Consiste em eliminar rebarbas das superfícies da peça fundida, provenientes da fundição. Esse procedimento é feito com o auxílio de esmerilhadoras.
FIM DA AULA DE FUNDIÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais