Buscar

fund. das ciencias 4 avaliando aprendizado

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201607947655)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O marxismo contribuiu para a discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferente de Émile Durkheim e Max Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo ¿ sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apoiam. Para ele, as condições materiais de toda a sociedade condicionam as demais relações sociais. Em outras palavras, para viver, os homens têm de, inicialmente, transformar a natureza, ou seja, comer, construir abrigos, fabricar utensílios, etc., sem o que não poderia existir. Para Marx qual é o ponto de partida para o estudo de qualquer sociedade?
		
	
	Identificar as várias fases do sistema social capitalista e como se estabelecem as relações sociais de produção, bem como a apropriação por parte da burguesia das riquezas produzidas pela classe operária.
	 
	As relações sociais que os homens estabelecem entre si para utilizar os meios de produção e transformar a natureza, ou seja, a produção é a raiz de toda a estrutura social, que condiciona a política, as classes, a cultura e todo o resto da sociedade.
	
	As condições materiais e espirituais de cada comunidade ou grupo social.
	
	Identificar as classes sociais dentro da produção, passo principal para identificar os vários modos de produção na história, ou seja, do primitivo ao capitalista e as relações de exploração do homem peio homem.
	
	Identificar dentro da estrutura social o papel na produção da classe dominante e a formação do estado, elemento que cria as classes sociais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607618026)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Adaptada do Vestibular UFU/2004): Com relação aos conceitos de solidariedade mecânica e solidariedade orgânica, na obra de Émile Durkheim, assinale a alternativa correta:
		
	
	A solidariedade orgânica está assentada na semelhança de funções.
	 
	A solidariedade orgânica define-se como aquela em que a coesão se dá pela diferenciação das funções.
	
	A solidariedade mecânica é característica das grandes metrópoles contemporâneas.
	
	A solidariedade mecânica é própria dos ¿organismos¿ sociais pós-capitalistas.
	
	A solidariedade orgânica é a forma de coesão própria das sociedades pré-capitalistas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607958472)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O etnocentrismo é um dos conceitos mais importantes no debate antropológico. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que melhor define o etnocentrismo.
		
	
	O etnocentrismo consiste na análise da sociedade a partir das propostas durkheimianas.
	
	O etnocentrismo consiste em um comportamento antropológico comprometido com o reconhecimento respeitoso à alteridade cultural.
	 
	Chamamos uma postura de etnocêntrica quando a alteridade cultural é medida como ¿melhor¿ ou ¿pior¿ de acordo com os padrões culturais do observador.
	
	O etnocentrismo consiste na análise da sociedade a partir das propostas marxistas.
	
	O etnocentrismo consiste na análise da sociedade a partir das propostas weberianas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607426192)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(UFPE 2008) O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) considera a ¿comunhão de valores morais¿ a condição fundamental e primeira para a construção da coesão social. Para ele, a moral (conjunto de valores e juízos direcionados à vida em comum) é o amálgama que une os indivíduos à vida em grupo. A moral traça as orientações da conduta ideal para as pessoas, e parte do seu conteúdo se materializa em normas e regras. Durkheim afirma o papel do regulamento moral para a integração social, insistindo que a moral é o mínimo indispensável, sem o qual as sociedades não podem viver em harmonia. Esses pressupostos, a respeito das condições para o bom convívio dos indivíduos numa coletividade, permitem a formulação de uma avaliação específica sobre o problema da criminalidade violenta praticada por jovens no Brasil, hoje. Indicam-se, a seguir, algumas possíveis propostas de ação para enfrentar esse problema. Assinale a alternativa que está em conformidade imediata com os pressupostos sociológicos mostrados no texto:
		
	
	Investir no controle da natalidade, reduzindo o número de nascimentos a médias compatíveis com os índices de desenvolvimento econômico previstos
	
	Priorizar o combate ao narcotráfico, ao crime organizado, aos esquadrões da morte e a unificação das polícias.
	
	Estimular a produção econômica para a geração de empregos, enfatizando aqueles voltados à população de 15 a 24 anos.
	
	Detectar antecipadamente os jovens portadores de personalidade irritável, impulsiva e impaciente e providenciar o tratamento terapêutico como política pública.
	 
	Promover a instituição familiar; reforçar o papel socializador da escola com ênfase na educação para a paz e para a cidadania e melhorar o funcionamento do sistema legal
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607959017)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A atitude de interpretar uma cultura a partir do ponto de vista de uma outra cultura dominante, configura-se como :
		
	
	Atitude cooperativa
	
	Atitude compreensiva
	
	Atitude relativa
	
	Atitude passiva
	 
	Atitude etnocêntrica
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Continue navegando