Buscar

Exercicios de Negocio Juridico.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Armando pode pedir a anulação deste negocio jurídico por ter sido vitima de Dolo essencial efetuado por Mariano, que ludibriou-o e o induziu ao erro caracterizando assim este negocio como anulável e assim permitindo que Armando o anule. Armando poderá sim pedir remuneração por perdas e danos neste caso. Vide Artigo 145 do código civil. 
A)Lesão objetiva por prestação desproporcional.
B)4 anos .
art. 178 se refere ao prazo de 4 anos em caso de anulação
C) Não, pois segundo o artigo 157 inciso segundo, não será declarada a anulação do Negocio Jurídico se a parte que foi favorecida despropocialmente, ou seja Julia, concordar com a redução do proveito.
Fernando deve entender que caso queira considerar Dolo, terá de alegar que o silencio de Mercedes constitui uma omissão dolosa uma vez que sabendo da morte de seu noivo ele não compraria o apartamento, correspondendo assim ao artigo 147 do código civil. Mas neste caso, Mercedes poderia alegar que o Dolo foi do tipo bônus onde não há a intenção de prejudicar. O mais aconselhável para Fernando seria alegar erro sobre o objeto do negocio jurídico, e sendo o apartamento o ato fundamental do negocio. 
o artigo que justifica o erro é 138, caracterizado pelo 139
A) Não, pois ela esta sofrendo a coação por parte do marido e assim sendo ela não esta expressando vontade real de realizar o negocio juridico
B) Não, pois este tipo de pedido de anulação prescreve em 4 anos. Sendo assim, mesmo tendo se livrado do terrível marido, ela não poderia pleitear a anulação do Negocio Juridico.

Outros materiais