Buscar

EXERCÍCIO AEC CONDICIONAMENTO OPERANTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO AEC – CONDICIONAMENTO OPERANTE
1)Há quase 20 anos Raul trabalha na mesma fábrica como maquinista. Seu novo chefe parece nunca estar satisfeito com o seu trabalho e o critica constantemente. Depois de algumas semanas de muita crítica, ele experimenta ansiedade sempre que chega ao trabalho. Ele começa a avisar que está doente cada vez mais frequentemente para fugir à ansiedade. 
No exemplo acima ocorreu condicionamento operante? Por quê?
2) “Escolha como sujeito um professor que anda pela classe enquanto fala. (...) Quando o professor se vira ou se move para a direita, por exemplo, os experimentadores inclinam-se para a frente, tomam notas diligentemente e prestam muita atenção no que ele está dizendo. Se o professor se vira para a esquerda, os experimentadores relaxam, parecem distraídos e não demonstram muita atenção. A maioria das classes descobriu que, após várias aulas, pode manter seu professor num canto quase todo o tempo...” (FADIMAN, J.; FRAGER, R. Teorias da Personalidade. São Paulo: Harbra, 1986, p.216).
Podemos dizer que o comportamento do professor de ir para o lado direito da sala e o comportamento dos alunos de prestar muita atenção estão, respectivamente, sob contingência de reforço: 
a) positivo e negativo.
b) negativo e negativo.
c) negativo e positivo.
d) positivo e positivo. 
3) De acordo com o gráfico acima , assinale a alternativa CORRETA: 
a) A resposta de farejar aparece com maior frequência antes da aplicação do reforço. 
b) Todas as respostas, exceto, a resposta de pressionar a barra, têm suas frequências diminuídas depois do reforço. 
c) Após o reforço a resposta de pressionar a barra ficou condicionada e todas as demais, exceto a resposta de tocar a barra, foram extintas. 
d) Houve um condicionamento operante, pois a resposta de farejar teve sua probabilidade de ocorrência aumentada. 
e) As respostas de Limpar-se e Levantar-se apresentam a mesma frequência antes do reforço. 
 
4) De acordo com o gráfico acima, podemos dizer que ocorreu: 
a) Um condicionamento respondente porque há a associação entre um estímulo neutro e um incondicionado.
b) Um condicionamento clássico porque que há a associação entre um estímulo neutro e outro neutro.
c) Um condicionamento operante porque no nível operante a resposta apresentava-se com baixa frequência e a mesma aumentou após a aplicação do reforço. 
d) Um condicionamento pavloviano porque há umas instabilidade nas respostas.
e) Um condicionamento de ordem superior porque a resposta aumentou de frequência. 
5) Muito divulgados na imprensa, estudos têm demonstrado a possibilidade de respostas cerebrais atuarem diretamente sobre o meio físico (Nicolelis & Chapin, 2002). Considere o seguinte experimento realizado pelo brasileiro Nicolelis e colaboradores em um laboratório norte-americano:
A macaca Aurora (macaque monkey) dispunha de uma alavanca (joystick) por meio da qual podia mover livremente um cursor na tela do computador. Quando aparecia um alvo circular, se Aurora posicionasse rapidamente o cursor dentro deste, recebia, em seguida, um gole de suco de fruta. Enquanto participava dessa tarefa, as respostas cerebrais de Aurora eram monitoradas por meio de microeletrodos implantados em neurônios do seu córtex motor e enviados a computadores que analisavam e correlacionavam padrões de respostas motoras e cerebrais. Assim que Aurora começou a se sair bem na tarefa, os experimentadores passaram a desligar, ocasionalmente, o controle do cursor pela alavanca. Todavia, a movimentação deste podia se dar pelo computador, sempre que as respostas cerebrais de Aurora se assemelhassem àquelas registradas quando a alavanca era utilizada. Este estudo mostrou que, podendo contar com respostas cerebrais para executar a tarefa, Aurora gradualmente deixou de usar as mãos para movimentar o cursor; em vez disso, ela passou simplesmente a usar o seu "pensamento"
A partir do texto acima e de acordo com a teoria behaviorista, assinale a alternativa CORRETA 
a) O comportamento de Aurora foi modificado por condicionamento pavloviano, pois o pensamento é um comportamento respondente. 
b) O controle do cursor apenas com o pensamento de Aurora, a fim de posicionar o cursor dentro de um círculo para ganhar um pouco de suco de laranja, caracteriza um condicionamento operante. 
c) O controle do braço mecânico a partir dos pensamentos de Aurora é resultado apenas de uma seleção filogenética.
d) Segundo Watson, atividades mentais não são objeto de estudo da Psicologia, portanto, a notícia acima não se refere à teoria behaviorista contemporânea. 
e) No exemplo acima não houve condicionamento porque o pensamento não pode, segundo Skinner, ser a origem de comportamento.
6) Condicionamento Operante é uma “forma de aprendizagem (...) em que um estímulo (chamado, a princípio, de neutro e depois de condicionado) desencadeia uma reação antes desencadeada por outro estímulo (chamado incondicionado), do qual o primeiro se torna sinal; ocorre especialmente na aprendizagem humana de emoções (aprendizagem afetiva).
Você concorda com o texto acima? Justifique sua resposta.
7) “... o pesquisador instrui o paciente para dizer em voz alta qualquer palavra que lhe venha à cabeça. Sempre que o paciente profere uma palavra que pertence a uma categoria arbitrariamente selecionada, tais como substantivos plurais ou palavras de duas sílabas, o pesquisador responde com um encorajamento, como “hum-hum”. Um registro da ocorrência de reações na categoria pré-selecionada, como função de tempo (digamos, o número de substantivos plurais em sucessivos períodos de um minuto), mostrará, de maneira característica, que o ritmo de emissão dessas reações aumenta, acentuadamente, à medida que a experiência se desenrola...”.
Que tipo de reforço está sendo usado no exemplo acima?
8) Verifique seu entendimento sobre as diferenças usuais entre o condicionamento clássico e o operante indicando o tipo de processo de condicionamento envolvido em cada um dos exemplos que se seguem. Nos espaços à esquerda, coloque um C se o exemplo envolver condicionamento clássico, um O se envolver condicionamento operante ou um A se envolver ambos.
______a. Sempre que Márcia leva seu cão para uma caminhada, ela veste o mesmo velho agasalho azul. Logo, ela percebe que seu cão fica muito animado sempre que ela veste este agasalho.
______b. As Criaturas são um bem-sucedida banda de rock com três álbuns de sucesso. Eles iniciam sua tournée lançando muitas músicas inéditas, o que causa o silêncio da platéia. Os mesmos fãs deliram quando eles tocam algumas de suas músicas antigas favoritas. Gradualmente, a banda diminui o número de músicas novas em seus concertos e passa a tocar mais de seus antigos sucessos.
______c. Quando Carla e Alberto se apaixonaram, eles ouviam constantemente uma música de sucesso dos As Criaturas chamada “Obsessão”. Embora muitos anos tenham se passado, sempre que ouvem esta música eles experimentam uma sensação de calor e romance.
______d. Há quase 20 anos Raul trabalha na mesma fábrica como maquinista. Seu novo chefe parece nunca estar satisfeito com o seu trabalho e o critica constantemente. 
Depois de algumas semanas de muita crítica, ele experimenta ansiedade sempre que chega ao trabalho. Ele começa a avisar que está doente cada vez mais frequentemente para fugir à ansiedade.
 
9) No texto abaixo ocorreu condicionamento Respondente ou Condicionamento Operante? Justifique sua resposta
LAÇOS
 (L. Aing)
 
Ela deseja que ele a deseje.
Ele deseja que ela o deseje.
Para conseguir que ele a deseje
Ela finge que o deseja.
Para conseguir que ela o deseje
Ele finge que a deseja.
Lúcio deseja
O desejo de Lúcia por Lúcio
Daí porque
Lúcio diz a Lúcia
Que Lúcio deseja Lúcia.
Lúcia deseja
O desejo de Lúcio por Lúcia
Daí porque
Lúcia diz a Lúcio
Que Lúcia deseja Lúcio.Um contrato perfeito
10) Explique a importância da mensuração do nível operante antes do estabelecimento de um condicionamento operante.

Outros materiais