Buscar

CONSTITUCIONAL 3 AVALIANDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONSTITUCIONAL 3 AVALIANDO 15 NOV 
	
	 1a Questão (Ref.: 201513790570)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	CESPE - 2009 - MPE-RN - Promotor de Justiça Acerca do constitucionalismo, assinale a opção incorreta.
		
	
	As constituições do pós-guerra promoveram inovações por meio da incorporação explícita, em seus textos, de anseios políticos, como a redução de desigualdades sociais, e de valores como a promoção da dignidade humana e dos direitos fundamentais.
	 
	O neoconstitucionalismo é caracterizado por um conjunto de transformações no Estado e no direito constitucional, entre as quais se destaca a prevalência do positivismo jurídico, com a clara separação entre direito e valores substantivos, como ética, moral e justiça.
	
	O constitucionalismo moderno representa uma técnica específica de limitação do poder com fins garantidores.
	
	O neoconstitucionalismo caracteriza-se pela mudança de paradigma, de Estado Legislativo de Direito para Estado Constitucional de Direito, em que a Constituição passa a ocupar o centro de todo o sistema jurídico.
	
	A origem do constitucionalismo remonta à antiguidade clássica, especificamente ao povo hebreu, do qual partiram as primeiras manifestações desse movimento constitucional em busca de uma organização política fundada na limitação do poder absoluto.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513624673)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as assertivas e assinale a alternativa que corresponde a CORRETA. A Seguridade Social encontra-se inserida no título da Ordem Social da Constituição Federal e tem entre seus objetivos: I - universalidade da cobertura e do atendimento; II- uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais; III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços; IV - redutibilidade do valor dos benefícios; (a) apenas I e III; (b) apenas II e III; (c) apenas I, II e III; (d) apenas II e a IV (e) todas estão corretas
		
	
	RESPOSTA 4
	
	RESPOSTA 5
	 
	RESPOSTA 3
	
	RESPOSTA 1
	
	RESPOSTA 2
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513765445)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) Com base no conceito de Neoconstitucionalimos, julgue o próximo item. O neoconstitucionalismo é caracterizado por um conjunto de transformações no Estado e no direito constitucional, entre as quais se destaca a prevalência do positivismo jurídico, com a clara separação entre direito e valores substantivos, como ética, moral e justiça.
		
	 
	b) Errado
	 
	a) Certo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513856054)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O preâmbulo da Constituição de 1988 não menciona explicitamente a seguinte expressão:
		
	
	o desenvolvimento
	
	o pluralismo
	
	os direitos sociais
	 
	o pacto federativo
	
	os direitos individuais
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513128352)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2006
A Constituição Federal de 1988 assim dispõe:
"Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.
§ 1 A lei estabelecerá o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, dispondo sobre:
[...]
II - a sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários;
[...]"
Em face dessa norma e de demais normas constitucionais pertinentes, é correto concluir que
		
	
	as empresas públicas e sociedades de economia mista ainda assim se submetem a determinadas regras de direito público, como, por exemplo, somente pagarem suas dívidas judiciais mediante precatórios.
	
	as empresas públicas e as sociedades de economia mista devem ser consideradas entidades privadas, desvinculadas da Administração Pública.
	
	está vedado às empresas públicas e sociedades de economia mista serem prestadoras de serviços públicos.
	
	na ausência da lei a que se refere o § 1 , do art. 173, da Constituição Federal, as empresas públicas e as sociedades de economia mista não poderão explorar atividade econômica.
	 
	o regime de livre concorrência, decorrente dos princípios constitucionais da ordem econômica, não é incompatível com a exploração direta de atividade econômica pelo Estado.

Outros materiais