Buscar

Prova discursiva Gabaritada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova discursiva Gabaritada (Sistema de Ensino e Legislação Educacional)
Leia o trecho de texto a seguir:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm. Acesso em 27 de set. 2016.
Considerando o texto apresentado acima, os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, descreva pelo menos três características da educação na Idade Média.
Nota: 20.0
O aluno deve descrever pelo menos três das características elencadas a seguir: 1. A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé. 2. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico. 3. Os livros, referências e obras da cultura greco–romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica. (p. 52-58). 4. As escolas elementares tiveram significativa expansão. 5. A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos. Uma das características do método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas (livro-base, p. 53-60). A oralidade e a memorização foram utilizadas como bases para o aprendizado escolarizado, em vários dos níveis e modalidades. Decorria a compreensão de que o aluno tinha aprendido quando sabia repetir o que determinado autor disse sobre o assunto, em certa obra. A oralidade e a memorização eram esperadas e utilizadas pelos mestres, que tinham os livros como importantes referencias (livro-base, p. 56)
Resposta:
Uma forte crítica aos valores medievais;
A busca do poder da razão;
A crítica e a liberdade preconizadas contra a autoridade;
A crescente retomada e valorização da cultura greco-romana;
Questão 2/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia a passagem de texto a seguir: 
“A legislação educacional brasileira e sua expressão política não primam pela consistência. A frequência quase estatística de atos legislativos concernentes à educação atende mais a necessidades de remendar situações anômalas do que propriamente propor à sociedade a correção definitiva de tais situações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. p. 290.
O principal instrumento da vida dos cidadãos de um país é a sua Constituição. Para além da Constituição, qual outra legislação fundamenta a educação no Brasil? Justifique a partir do conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil. 
Nota: 16.0
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “O principal instrumento da vida de um país é a sua constituição federal, pois ela apresenta os princípios e os fundamentos que organizam a vida social. No Brasil, além do que prescreve a constituição, foi instituída a lei nº 9.394/1996 que ?xa as diretrizes e bases para a educação nacional (LDBEN) que regula os principais mecanismos da educação escolar no país”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 112)
Resposta:
O modelo escolar apontado pela CF de 1998 e pela LDBEN de 1996, associado às políticas públicas, é a de escola universal e por isso, inclusiva. Por ser universal, precisa atender a todos, independente de faixa de renda, etnia, gênero, religião, necessidades especiais, orientação sexual etc.
A garantia de que os estudantes cheguem e permaneçam na escola é um aspecto do processo.Outro, mais complexo,é a garantia da qualidade das escolas que esse estudantes estão frequentando. Os resultados avaliativos, estudos estatísticos,análises acadêmicas,reivindicações sindicais e notícias na imprensa, mostram que o aumento da quantidade do atendimento correspondeu à queda na qualidade da educação.
Questão 3/5 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010, p. 8.
De acordo com o texto apresentado acima, os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, explique como a verdade é concebida pelos pesquisadores contemporâneos.
Nota: 6.0
I. Em relação à verdade: As diferentes versões sobre um mesmo acontecimento podem ser reconhecidas pelo historiador como possíveis, porém nem toda explicação é válida. A história na nova perspectiva questiona os fatos históricos e considera importante o tempo e o espaço para compreender a sociedade. “Como principal transformação nas prioridades e preocupações dos pesquisadores podemos destacar a compreensão de que não devemos buscar uma verdade ou “a” verdade em história como se acreditava antes considerando que os relatos sobre um evento histórico podem ser distintos e que os historiadores também são condicionados social cultural e historicamente ou seja não há como serem absolutamente objetivos e neutros em suas pesquisas e explicações históricas” (livro-base, p. 16-17).
Resposta:
A compreensão de que não existe "a" verdade em história não implica que toda opinião ou "achismo" seja válido, nem que alguns eventos sejam incontestáveis. Por exemplo: Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500. Isso de fato ocorreu, há registros e estudos que comprovam a veracidade da afirmativa. Porém, a pesquisa em história, nos dias de hoje, busca averiguar e explicar bem mais do que datas e nomes "importantes". Já não é mais aceita,por exemplo, a versão do descobrimento por acaso e o próprio termo descobrimento tem sido contestado.
Questão 4/5 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“A necessidade da formação docente já fora preconizada por Comenius, no século XVII, e o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores teria sido instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres. Mas a questão da formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX, quando, após a Revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009, p. 143-144. 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, apresente as características dos primeiros cursos de formação de professores implementados no Brasil no século XIX.
Nota: 20.0
O ensino normal estava entre os cursos técnico-profissionalizantes. Originalmente eram voltados para os alunos do sexo masculino, mas a partir do século XIX a formação feminina tornou-se mais comum. Em 1860 havia apenas seis escolas normais no Brasil e isso decorria aos poucos atrativos da profissão: em geral os salários eram baixos e a estabilidade precária: “No entanto somente a partir da República esse tipo de formação se fortaleceu. O ensino normal para formação de professores estava entre os cursos originalmente voltado para alunos do sexo masculino, somente ao ?nal do século XIX a formação feminina se tornou mais comum. Segundo Xavier Ribeiro e Noronha (1994), em 1860 eram somente 6 as escolas normais no país, em parte devido aos poucos atrativosda profissão de professor: ‘Os ordenados eram baixos e a estabilidade precária face às disputas políticas regionais que marcaram todo o Período Imperial’ e a expansão do ensino normal foi limitada ‘não apenas devido à falta de professores mas especialmente à ausência de alunos” [...], o que levava à extinção de muitos desses cursos (livro-base, p.104)
Resposta:
O ensino normal, para formação de professores, estava entre os cursos técnico-profissionalizantes.Originalmente voltado para alunos do sexo masculino, somente ao final do século XIX a formação feminina se tornou mais comum.
Questão 5/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A Lei 10.709/2003, ao ampliar o artigo 10 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), estabeleceu em seu inciso VII como tarefa dos Estados a incumbência de ‘assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual’ e acrescentou o inciso VI ao artigo 11, definindo como competência dos municípios ‘assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal’ ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FORTUNATI, José. Gestão da educação pública: caminhos e desafios. Porto Alegre, 2008. p. 151.
A partir do conteúdo apresentado nas aulas e no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, apresente argumentos que justifiquem a oferta de transporte escolar público e gratuito.
Nota: 16.0
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “A oferta de transporte escolar público e gratuito deve ser realizada para garantir a educação para a população em idade escolar que não têm escola ou não encontrem vagas próximas as suas residências. As escolas da zona rural geralmente recorrem ao transporte escolar, no entanto, em grandes cidades esse sistema ainda é utilizado, principalmente em áreas de crescimento populacional irregular. Algumas instituições de defesa da educação ou dos direitos das crianças têm denunciado o descaso de autoridades públicas que preferem ofertar o transporte a construir ou expandir escolas em áreas de grande densidade populacional”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 126)
Resposta:
A oferta de transporte escolar público e gratuito deve ser realizada para garantir a educação para a população em idade escolar que não têm escola ou não encontrem vagas próximas as suas residências.As escolas da zona rural geralmente recorre ao transporte escolar, no entanto, em grandes cidades esse sistema ainda é utilizado, principalmente em áreas de crescimento populacional irregular.
Conheça o novo AVA UNINTER
carregando...

Outros materiais