Buscar

REVISÃO das aulas 1 À 5.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REVISÃO 1 À 5
terça-feira, 15 de novembro de 2016
13:11
 
Edward Tylor foi um dos primeiros antropólogos a sistematizar o conceito de cultura. Segundo este autor, em seu trabalho intitulado Primitive Culture, de 1871, a cultura poderia ser definida como todo aquele conjunto de conhecimentos, que inclui crenças, arte, moral , lei, costumes e quaisquer outras capacidades de hábitos adquiridos pelo homem como membro de um grupo ou sociedade.
 
O RELATIVISMO CULTURAL
"A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence ) Laraia: 2005; pg. 87.) "
 
O relativismo cultural é um processo de observar sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica em relação à sociedade do pesquisado.
 
“A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo” - Ruth Benedict
 
ETNOCENTRISMO
O etnocentrismo é um fenômeno universal. Os indivíduos veem o mundo de sua cultura e têm a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.
 
POSITIVISMO
 
Aguste Comte (1798-1857)
 
A Lei dos Três Estados
Teológico → Metafísico → Positivo
 
O POSITIVISMO DE AUGUSTE COMTE
A teoria positivista pode ser considerada um tipo de cientificismo, que tenta explicar e compreender a sociedade humana, como se suas leis fossem derivadas das chamadas ciências naturais. Por esta razão, Comte também definia a nova disciplina, a Sociologia, como Física Social.
 
TEOLÓGICO:
 A explicação do mundo com base em concepções místicas e no pensamento religioso.
 
METAFÍSICO:
Predomínio de princípios e construções teóricas de natureza e filosófica.
 
POSITIVO:
A conduta humana pautada nas convicções e deliberações da ciência 
 
O PENSAMENTO DO SOCIOLÓGO FRANCÊS ÉMILE DURKHEIM (1858-1917)
 A "sociedade perfeita" seria que todas essas estruturas funcionassem de maneira eficaz e até harmônica .. 
Uma ilustração de como o Durkheim compreendia a sociedade, seria de um organismo humano. As partes do corpo, embora, com suas diferenças, trabalhariam para manter a integridade e a saúde do corpo. De vez em quando o corpo fica doente, esses seriam os Fatos Patológicos. Mas, em seguida a sociedade dá conta disso, e esses fatos deixam de ser patológico e voltam a ser fatos sociais normais.
 
O CONCEITO DE FATO SOCIAL
Em As Regras do Método Sociológico, Durkheim afirma que o objeto de estudo da Sociologia são os fatos sociais. Eles seriam aqueles modos de agir, pensar e sentir que exercem sobre os indivíduos uma coerção externa e que possuem existência própria. Para este autor os fatos sociais deveriam ser percebidos como coisas.
A moeda é um exemplo de fato social. É um instrumento que vai intermediar as trocas. Durkheim usava muito este exemplo.
A CONSCIÊNCIA COLETIVA
É o modo como a sociedade vê a si mesma e as demais, através de suas lendas, mitos, concepções religiosas, crenças morais etc. em outras palavras, seria o sistema de representação coletivas presente em determinada sociedade.
 
AS FORMAS DE SOLIDARIEDADE OU DE COOPERAÇÃO SOCIAL
*NÃO CONFUNDA SOLIDARIEDADE COMO FORMA DE CARIDADE. E SIM COMO COOPERAÇÃO
 
Segundo Durkheim, o meio moral determinada sociedade é produzido pela cooperação entre os indivíduos, por meio de um processo de interação que ele definiu como a divisão do trabalho social. Neste sentido haveriam duas formas básicas de ser contruir esta cooperação ou solidariedade, que seriam a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica. 
 
 
A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE SOCIALIÇÃO
Numa sociedade em que o individualismo, acirrado pela diferenciação social e pelas práticas do mercado, compete com a consciência coletiva, a educação assume o significado de educação moral. Assim, ela seria de vital importância para a manutenção da coesão social, na concepção de Durkheim.
Numa sociedade complexa existem muitos meios morais, conforme as diferenças de classe, região, grupos sociais e religiosos e mesmo profissões.
 
KARL MARX ( 1818-1883)
O MATERIALISMO HISTÓRICO
O método de abordagem da vida social, elaborado por Marx, foi chamado posteriormente de Materialismo Histórico. De acordo com tal concepção, as relações materiais que os homens estabelecem entre si, o modo como produzem os seus meios de vida, formam a base de todas as suas relações.
FORÇAS PRODUTIVAS + RELAÇÕES DE PRODUÇÃO = MODO DE PRODUÇÃO.
 
OS MODOS DE PRODUÇÃO
Entende-se por modo de produção a maneira pela qual os homens obtêm seus meios de existência material, isto é, os bens de que necessitam para viver. Na história podemos distinguir alguns modos de produção como o escravismo na antiguidade, o feudalismo, o capitalismo e o socialismo. Os modos de produção de uma sociedade dependem do estágio das forças produtivas e do desenvolvimento das relações de produções.
 
O conceito de forças produtivas refere-se aos instrumentos e habilidades utilizados na produção material, possibilitando o controle da natureza. Seu desenvolvimento é cumulativo.
 
RELAÇÕES DE PRODUÇÃO
A ideia de relações sociais de produção implica em diferentes formas de organização de produção, da distribuição; bem como as suas garantias legais, constituindo-se dessa forma no substrato para a estruturação das classes sociais. De forma sintética, seriam as relações estabelecidas pelos indivíduos entre si e com o grupo, para a organização do trabalho social.
 
LUTAS DE CLASSE
A presença de diferentes classes sociais nos diversos modos de produção, com a interessantes muitas vezes antagônicos, levou Marx a considerar a luta de classes como o fator de motivação das transformações da história humana. No capitalismo há duas classes predominantes, são: a burguesia e o proletariado

Outros materiais