plano de aula verbos
3 pág.

plano de aula verbos

Disciplina:Didática16.299 materiais293.719 seguidores
Pré-visualização1 página
PLANO DE AULA - 1
 TURMA: 6º Ano

   CONTEÚDO 

	        Flexão do verbo quanto ao modo e tempo: indicativo, subjuntivo e imperativo.
   
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

	Ø  Especificar o que é modo, para entender como funciona a flexão verbal
Ø  Diferenciar os verbos quanto a flexão verbal de modo e tempo em que cada um está inserido.

   Ø  Compreender e diferenciar cada verbo em sua conjugação correspondente.

    METODOLOGIA
	O verbo é a palavra mais importante do nosso idioma porque funciona, quase sempre, como elemento nuclear dos atos de comunicação.

  Iremos abordar a flexão do verbo quanto ao modo e tempo, especificando o que é verbo e flexão   de modo; Serão expostos exemplos e conjugações de alguns verbos no modo e tempo para         melhor fixação do assunto proposto; frisando com mais intensidades a flexão de modo verbal.

RECURSOS
	Ø  Lousa
Ø  Pincel
Ø  Apagador
Ø  Livro didático
Ø  Notebook
Ø  Pen drive
Ø  Datashow
Ø  Papel cartão
Ø  Pincel permanente

 AVALIAÇÃO

      Serão expostos no slide algumas frases como exercício para a participação da turma, será avaliada a participação oral de cada um, conforme a proposta do exercício, que será feito da seguinte forma: Conforme aparecer a frase os alunos levantarão a placa indicando se aquela frase está no modo indicativo, subjuntivo ou imperativo.

PLANO DE AULA – 2

Colégio: Centro Educacional Silva
Ano: 6º ano

3. Conteúdo do Ensino:
Língua Portuguesa
Conteúdo/assunto:
       Flexão do verbo quanto ao modo e tempo

4. Objetivos da Aula:
Formalizar o estudo dos verbos, propondo aos alunos compreender seu uso conforme os critérios de adequação aos tempos, modos e flexões verbais.
Propiciar o contato com a língua padrão, levando em conta a possibilidade de possíveis registros informais que caracterizados no uso cotidiano da língua. Propondo um contraste no registro padrão e registro informal, favorecendo o exercício de expressão tanto oral quanto escrita.

5. Procedimentos Metodológicos: Sequencia didática, desenvolvimento, procedimentos, passo-a-passo, metodologia
Introdução:
Dividir a turma em grupos e distribuir para cada um dos alunos um pequeno texto, de publicação recente retirado de um jornal, revista, etc. Deixado com espaços em branco onde deveriam estar os verbos.
Em seguida, pedir a turma para que faça uma leitura global do texto, identificando seu tema em linhas gerais, onde e quando foi publicado, seu autor, se houver imagem como ela pode estar interligada ao texto.
Feita essa leitura global, solicitar aos alunos que identifique qual o elemento que falta no texto (espera-se que eles sejam capazes de apontar "os verbos").

Desenvolvimento:
Propor que os alunos discutam possibilidades para completar os espaços em branco com verbos que possam dar sentido às orações e ao texto como um todo. O tempo estimado para esta atividade é de 15 minutos.
Cada grupo deve ler seu texto e, uma vez que todos foram apresentados, o professor deve orientar um debate sobre as construções realizadas, reforçando o sentido ou sentidos que o texto ganhou após a intervenção, o porquê de suas preferências por determinados verbos e tempo verbal. Estimulando o compartilhamento das opiniões para que todos no grupo tenham a oportunidade de contribuir com suas impressões.
Realizado o debate, distribuir para todos o texto completo, e pedir aos grupos para compararem sua "versão" com aquela que acabam de receber. Tempo estimado em torno de 5 a 10 minutos.

Fechamento
Fazer a turma observar que os verbos exercem função determinante para a compreensão de certas informações do texto, a exemplo de quando se realizam as ações, quem as realiza e em que os eventos se situam.

6. Recursos Didáticos:
Jornais e revistas

7. Avaliação de Aprendizagem:
Solicitar a todos que escolham nos jornais e revistas expostos na sala uma notícia, uma biografia, uma publicidade ou artigo.
A proposta é aprofundar a abordagem sobre verbos, levando em conta seus diferentes usos nos documentos selecionados pelos alunos. Orientando-os a investigar, formular hipóteses e propor ideias do porquê do uso de certos tempos, pessoas e modos verbais. E também os textos poderão conter registros formais e informais contribuindo para uma análise sobre a adequação ao contexto de produção de um dado discurso.

8. Bibliografia:
Jornal Extra
Jornal O Globo
Revista Superinteressante
Revista Veja
Lucio Ricardo fez um comentário
  • obrigado ajudou muito
    1 aprovações
    Carregar mais