Buscar

vantagens e desvantagens

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dentre as características consideradas fundamentais para um bom projeto de bioconstrução ou construção sustentável está o uso de técnicas que sejam ao mesmo tempo simples e capazes de gerar bons resultados, com o uso de materiais abundantes, baratos e, é claro, que não provoquem danos ao meio ambiente.
O superadobe reúne todas estas características. Trata-se de uma técnica conhecida de bioconstrução que usa de terra ensacada. Neste tipo de processo construtivo, sacos de polipropileno são preenchidos com solo argiloso. Devidamente empilhados, esses sacos acabam sendo socados e moldados no formato de paredes e outras partes da construção de forma artesanal ou com utilização de máquinas, de modo semi-industrial.
A técnica do superadobe foi criada na década de 1980 pelo iraniano Nader Khalili e espalhou-se pelo mundo, consagrando-se como um exemplo nítido de como é possível utilizar matérias primas simples associadas a ideias inovadoras e de fácil execução. O superadobe acabou por auxiliar, ainda, comunidades carentes de recursos financeiros. Em alguns desses locais, o uso da técnica surge como uma possibilidade de melhoria na condição de vida de populações inteiras, que podem ter acesso a uma moradia digna e de qualidade.
Além da questão social, o superadobe ainda é ambientalmente sustentável, pois utiliza material natural. Destaca-se dentre as práticas de bioconstrução também pela qualidade do resultado, a rapidez no processo de construção, a grande resistência e o conforto térmico e acústico.
Vantagens
O barro é um material reutilizável. Quando não cozido, pode ser triturado e umedecido para voltar ao estado original. Sendo assim não gera resíduos em uma obra e não contamina o ambiente.
O barro é um material econômico. Pode ser encontrado na maioria das vezes, próximo aos locais de obras e, por vezes, pode vir a substituir outros materiais de construção. Não necessita de muita energia integrada à obra, ou seja, em sua preparação, transporte e armazenagem, muito pouco é gasto.
Excelente regulador de umidade, o barro tem a propriedade de expelir e armazenar água devido à alta capilaridade de suas moléculas. É um material muito poroso. Construções de barro podem absorver até 30 vezes mais umidade do que uma de tijolo cozido. Ambientes sob paredes de barro se tornam salubres, pois há pouca variação de umidade, normalmente estabilizam em 50 % o ano todo.
O barro é um ótimo isolante térmico, mantendo a temperatura dos ambientes sempre balanceados.
O barro preserva materiais orgânicos dentro de sua mistura. Devido à alta capilaridade e ao baixo equilíbrio de umidade, o material totalmente envolto ao barro e sem contato com o exterior se mantém protegido de fungos e insetos que não conseguem se proliferar.
As vantagens do superadobe são:
Rapidez na conclusão da construção;
Mão de obra capacitada rapidamente;
Grande resistência, suportando conturbações variadas;
Conforto térmico e acústico;
Custo baixo;
Qualquer tipo de solo serve, caso não se retire o polipropileno
Vantagens do uso do adobe:
Baixo custo
Conforto térmico
Uso de material regional
Pode ser preparado no próprio local da construção
Rapidez na preparação dos tijolos
Sustentável
interior das casas muito fresco, suportando muito bem as altas temperaturas.
Ver com Gustavo
Em dias chuvosos,onde passa a água?
É importante saber como se comportam os ventos naquele local, ventos
fortes e chuvas devem se considerados para colocar a casa em uma posição
Referencias
https://pt.wikipedia.org/wiki/Superadobe
www.pensamentoverde.com.br › Arquitetura Verde
ambiente.hsw.uol.com.br/adobe1.htm

Outros materiais