Buscar

Texto+Questões respondidas sobre Responsabilidade Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESPONSABILIDADE CIVIL
Muito se ouve dizer sobre responsabilidade subjetiva e objetiva, porém nem todos sabem como diferenciar uma da outra ou, até mesmo, qual a importância desta diferenciação no momento de se pleitear uma indenização, seja esta por danos morais ou patrimoniais. O texto a seguir tenta esclarecer a diferença entre responsabilidade subjetiva e objetiva.
Para diferenciarmos mais facilmente a responsabilidade subjetiva e objetiva vamos explica-las separadamente, começando com a responsabilidade subjetiva.
RESPONSABILIDADE SUBJETIVA
A responsabilidade subjetiva é aquela que depende da existência de dolo ou culpa por parte do agente causador do dano (você lembra qual é a diferença entre dolo e culpa?). Desta forma, a obrigação de indenizar e o direito de ser indenizado surgem apenas se comprovado o dolo ou a culpa do agente causador do dano.
Para ser indenizada, a vítima deverá comprovar a existência destes elementos, o dolo ou a culpa, caso contrário não receberá nenhum tipo de indenização.
RESPONSABILIDADE OBJETIVA
Já a responsabilidade objetiva não depende da comprovação do dolo ou da culpa do agente causador do dano, apenas do nexo de causalidade entre a sua conduta e o dano causado à vítima, ou seja, mesmo que o agente causador não tenha agido com dolo ou culpa, deverá indenizar a vítima.
CÓDIGO CIVIL
O Código Civil, por meio de seus arts. 186 e 187, adota a responsabilidade subjetiva como regra. Leia os dispositivos citados:
“Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
Art. 187. Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes”.
A responsabilidade objetiva é adotada como exceção no Código Civil, como pode ser visto no art. 927. Vejo o que diz o art. 927 do Código Civil:
“Art. 927 – Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.” (destacamos).
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Já o Código de Defesa do Consumidor adota como regra a responsabilidade objetiva do agente causador do dano, conforme seus arts. 12, 13 e 14. Desta maneira, o consumidor não precisa comprovar o dolo ou a culpa do fornecedor de serviços ou produtos, bastando apenas demonstrar o nexo de causalidade entre o dano e o vício do produto ou da prestação de serviços.
DIFERENÇA ENTRE RESPONSABILIDADE SUBJETIVA E OBJETIVA
Por fim, percebe-se que o ponto fundamental para diferenciar responsabilidade subjetiva e objetiva é a necessidade ou não de comprovação da culpa ou do dolo do agente causador do dano. Na hipótese de ser necessária a comprovação de dolo ou culpa, a responsabilidade é subjetiva, caso contrário a responsabilização será objetiva.
Trabalho de Direito Civil II
 Victória Antonieto Pimentel
2° Ano de Direito
Professora: Rosimeire Ravazi Ayer
QUESTÕES SOBRE RESPONSABILIDADE CIVIL:
Em que consiste a teoria da responsabilidade objetiva? . 
Consiste na obrigação de reparar o dano pela prática de ato ilícito, ou por omissão, sem considerarse a culpa do agente.
Qual a teoria acolhida pelo nosso Código Civil? .
O Código Civil de 2002 acolheu a teoria da responsabilidade subjetiva, conforme o art. 159, que dispõe: “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência, ou imprudência, violar direito ou causar prejuízo a outrem fica obrigado a reparar o dano.” 
Quais os atos que, mesmo praticados, causando danos a outrem, não são considerados ilícitos, consistindo em excludentes da responsabilidade? .
De acordo com o artigo 188 do Código Civil, são excludentes da responsabilidade aqueles atos praticados em legítima defesa, ou no exercício regular de um direito reconhecido; e também aqueles que causam deterioração ou destruição de coisa alheia, a fim de remover perigo iminente, sempre que as circunstâncias os tornarem absolutamente necessários, sem exceder os limites do indispensável para a remoção do perigo.
O que é culpa concorrente? .
Aquela em que tanto o causador do dano quanto a vítima têm parcela de responsabilidade no evento.
Ocorrendo dano por culpa exclusiva da vítima, como será arbitrada a indenização? .
Neste caso, o autor não será obrigado a indenizála. 
Ocorrendo o caso por motivo de força maior ou caso fortuito, será cabível pedido de indenização? .
Não, neste caso ocorre uma excludente de responsabilidade, algo que foge ao controle dos atingidos, portanto não cabe indenização.
Limita‑se a responsabilidade civil somente à pessoa do agente? 
Não. A responsabilidade do agente, hoje, abrange pais, tutores, curadores, patrões e responsáveis bem como representantes em geral, na forma de responsabilidade indireta. A responsabilidade abrange também a guarda de coisas inanimadas e a responsabilidade pela guarda de animais.

Outros materiais