Buscar

Questões capitulo 2 “fluxos de caixa”

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Mayara da Silva Dalsasso
RA: 0214256
Professor Eduardo Trapp Santarosa
Disciplina: Gestão Financeira Operacional, do Capital de Giro e Tesouraria.
Questões capitulo 2 - “fluxos de caixa” do livro “Assaf neto, a.; silva, C.A.T. Administração do capital de giro. São Paulo: atlas, 2012.
Esta frase destaca a importância da gestão do caixa numa empresa. Além disto, mostra que quem “manda” na gestão financeira de uma empresa é o gerenciamento do seu caixa.
A captação de financiamentos aumenta o volume de recursos no caixa. Após a captação, periodicamente é necessário o pagamento dos juros e no final do empréstimo, o pagamento do principal.
Planejamento de uma empresa não existe sem um planejamento financeiro através de uma demonstração dos fluxos projetados. Existem muitas situações onde o uso desta informação é relevante. Uma das situações ocorre quando a empresa, ao elaborar sua projeção do fluxo futuro de caixa, verifica a necessidade de captação dos recursos. Diante da necessidade de recursos, a empresa pode atrasar certos pagamentos e tentar adiantar recebimentos, evitando a captação do empréstimo.
Podemos afirmar que uma empresa não sobrevive no longo prazo sem conseguir gerar caixa com as atividades operacionais. Quando isto não acontece, a empresa pode obter recursos com financiamentos ou vendendo ativos de longo prazo (atividade de investimento). Entretanto, essas duas fontes de recursos são limitadas no tempo.
Quando uma empresa possui uma despesa que não foi paga, o valor consta da demonstração do resultado com o sinal negativo (e do lucro líquido) e do passivo. Para eliminar a presença desta despesa, que não foi desembolsada, somamos o aumento do passivo.
Medida de disponibilidade líquida exclusiva dos proprietários. Em outras palavras, o valor que sobra aos acionistas após liquidar as outras obrigações.
O índice fluxo sobre lucro relaciona uma medida de caixa (fluxo de caixa das operações) e uma medida da demonstração do resultado (lucro líquido). Por esse motivo, afirmamos que se trata de um índice que mostra quanto do lucro foi transformado em caixa.
No início da vida de uma empresa, esta geralmente não consegue gerar caixa com suas operações. Com o passar do tempo, a empresa passa a ter um fluxo positivo.

Outros materiais