Buscar

Aula_05 Recursos e Suportes adaptados para a escolarização do aluno com deficiência visual.

Prévia do material em texto

*
*
EDUCAÇÃO ESPECIAL
PEDAGOGIA – PROF. ANA ELISABETE LOPES 
*
*
Aula 5
Recursos e suportes adaptados
 para a escolarização do aluno 
com deficiência visual.
*
*
OBJETIVO DA AULA:
Reconhecer as diferentes características do aluno cego e com baixa visão.
Identificar os recursos e serviços que podem facilitar o processo de ensino-aprendizado do aluno com baixa visão ou cegueira.
Conhecer os principais recursos, estratégias e atitudes que contribuam para facilitar a locomoção/mobilidade da pessoa com baixa visão ou cegueira e a realização das atividades da vida diária.
*
*
Cegueira- é compreendida como “uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente”. 
A cegueira pode ser:
congênita- quando ocorre desde o nascimento.
adquirida- ocorre após o nascimento em decorrência de diferentes causas orgânicas ou acidentais.
*
*
Baixa visão- apresenta características variadas dependendo do tipo e da intensidade de comprometimentos das funções visuais, que podem englobar desde a capacidade de percepção da luz até a redução da acuidade e do campo visual, que interferem nas ações e no desempenho geral da pessoa (ambliopia, visão subnormal ou visão residual).
*
*
Aluno cego ou com baixa visão:
tem as mesmas potencialidades que os demais alunos para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado.
 a deficiência visual não determina limitação na sua capacidade de aprender.
pode necessitar de diferentes adaptações de acesso ao currículo e da mediação de profissionais qualificados para que possa desenvolver plenamente seu potencial no contexto escolar e na vida cotidiana. 
*
*
 Processo de escolarização do aluno com cegueira ou baixa visão envolve planejamento de ações integradas entre toda comunidade escolar em relação ao processo de:
alfabetização
 aprendizagem
comunicação
Interação social
locomoção e mobilidade
*
*
Atendimento educacional especializado:
deve ser oferecido de forma a complementar o processo de escolarização regular.
deve garantir ao aluno que necessite o ensino-aprendizado do Sistema Braille de leitura e escrita.
 deve oferecer diferentes recursos adaptados e facilitadores do processo de ensino-aprendizado, tais como: sorobã, maquetes, livro acessível, recursos tecnológicos. 
*
*
A escola inclusiva deve:
criar as adaptações arquitetônicas e de mobiliário que tornem o espaço acessível ao aluno com cegueira ou baixa visão e contribuam para sua adequada mobilidade e autonomia.
criar as adaptações de acesso ao currículo e no currículo que atendam às necessidades específicas de cada aluno.
*
*
O Sistema Braille - é um código universal de leitura e escrita utilizado por pessoas cegas, criado por Louis Braille, em 1825, na França. É constituído espacialmente a partir da combinação de seis pontos básicos, organizados em duas colunas verticais com três pontos à direita e três à esquerda, compondo uma cela básica denominada cela Braille. 
*
*
Para a escrita braille é usado uma reglete e punção ou uma máquina de escrever braille. A reglete é uma régua com um conjunto de celas braille dispostas em linhas horizontais sobre uma base plana. O punção é um instrumento com formato anatômico e uma ponta metálica que serve para a perfuração dos pontos na cela braille.
*
*
Os alunos com cegueira ou baixa visão necessitam de estímulos, recursos e mediações que explorem e favoreçam outras potencialidades de decodificação das informações através dos demais sentidos e da percepção tátil, auditiva, sinestésica e olfativa. Para tal, é preciso que o educador esteja capacitado a atuar adequadamente e atentamente, observando e avaliando as reais limitações do aluno decorrentes da cegueira ou da baixa visão
*
*
Os alunos com baixa visão também podem se beneficiar de materiais adaptados, tais como: 
letras ampliadas
contraste de cores
lupas
lápis preto HB2
maquetes
*
*
Papel do educador:
criar condições que favoreçam ao aluno com cegueira ou baixa visão a expressão do seu perceber, conhecer, sentir e pensar o mundo com autonomia, sensibilidade e vitalidade.
reconhecer os diversos modos de ver e do não ver e as potencialidades das variações dos modos de existir sem ver.
subverter a concepção de deficiência como déficit e trabalhar explorando as potencialidades de cada educando e das interações entre cegos e videntes.
Brincar é para todos
www.mec.gov.br
*

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes