Buscar

Sistema de Ensino e Legislação Educacional História da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“A necessidade da formação docente já fora preconizada por Comenius, no século XVII, e o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores teria sido instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres. Mas a questão da formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX, quando, após a Revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009, p. 143-144. 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, apresente as características dos primeiros cursos de formação de professores implementados no Brasil no século XIX.
O ensino normal estava entre os cursos técnico-profissionalizantes. Originalmente eram voltados para os alunos do sexo masculino, mas a partir do século XIX a formação feminina tornou-se mais comum. Em 1860 havia apenas seis escolas normais no Brasil e isso decorria aos poucos atrativos da profissão: em geral os salários eram baixos e a estabilidade precária: “No entanto somente a partir da República esse tipo de formação se fortaleceu. O ensino normal para formação de professores estava entre os cursos originalmente voltado para alunos do sexo masculino, somente ao ?nal do século XIX a formação feminina se tornou mais comum. Segundo Xavier Ribeiro e Noronha (1994), em 1860 eram somente 6 as escolas normais no país, em parte devido aos poucos atrativos da profissão de professor: ‘Os ordenados eram baixos e a estabilidade precária face às disputas políticas regionais que marcaram todo o Período Imperial’ e a expansão do ensino normal foi limitada ‘não apenas devido à falta de professores mas especialmente à ausência de alunos” [...], o que levava à extinção de muitos desses cursos (livro-base, p.104)
__________________________________________________________________________
Questão 2/5 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010, p. 8.
De acordo com o texto apresentado acima, os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, explique como a verdade é concebida pelos pesquisadores contemporâneos.
I. Em relação à verdade: As diferentes versões sobre um mesmo acontecimento podem ser reconhecidas pelo historiador como possíveis, porém nem toda explicação é válida. A história na nova perspectiva questiona os fatos históricos e considera importante o tempo e o espaço para compreender a sociedade. “Como principal transformação nas prioridades e preocupações dos pesquisadores podemos destacar a compreensão de que não devemos buscar uma verdade ou “a” verdade em história como se acreditava antes considerando que os relatos sobre um evento histórico podem ser distintos e que os historiadores também são condicionados social cultural e historicamente ou seja não há como serem absolutamente objetivos e neutros em suas pesquisas e explicações históricas” (livro-base, p. 16-17).
__________________________________________
Questão 3/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia a passagem de texto a seguir: 
“A reforma das políticas sociais pôs em tela a questão da descentralização, desde os anos de 1980. A redefinição de competências e atribuições na área social fazia parte do processo de passagem de um federalismo extremamente centralizado (construído sob o regime autoritário) para um federalismo cooperativo de feição não definida até a reforma constitucional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 66.
De acordo com o conteúdo do livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, cabe ao governo federal a coordenação política, a articulação dos diferentes níveis de ensino bem como as funções normativa, supervisora, redistributiva e supletiva. Nesse sentido, explique o que significa a função redistributiva, conforme apresentado no livro-base.
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “A função redistributiva — o governo federal está obrigado a promover transferências de recursos das regiões mais ricas para as mais carentes. O exemplo principal dessa atividade é Fundef e o Fundeb, que procuram equilibrar a distribuição de recursos entre as diferentes regiões do país”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 143)
___________________________________
Questão 4/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Considerando a família como célula básica da organização social, talvez tenha sido a dissolução familiar um dos fatores que mais sobrecarregou a escola no seu fazer pedagógico. [...] Por esta razão, a escola, cada vez mais, tem incentivado a participação dos pais no seu cotidiano”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VASCONCELLOS, Maria de Nazareth Machado de Barros. Gestão de sistemas educacionais. Curitiba: IESDE, 2009. p. 69-70.
No contexto da efetivação das políticas públicas educacionais, como os familiares dos estudantes podem participar? Explique a partir do conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil.
Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “[...] os familiares são também sujeitos escolares, pois influenciam a vida escolar dos estudantes na proporção direta do estímulo e do provimento de condições de estudo. Também podem participar em diferentes níveis da gestão escolar, mas geralmente pressionam as escolas quanto à qualidade da educação ofertada e questionam as metodologias e práticas pedagógicas. As concepções educacionais dos familiares podem variar. Alguns deles podem fazer exigências particularizadas para os seus filhos, ao passo que outros têm preocupações com a qualidade da instituição escolar como um todo. Alguns são partidários de metodologias mais conservadoras, outros desejam propostas pedagógicas mais flexíveis. Os familiares podem ser influenciados pelas notícias sensacionalistas sobre educação veiculadas nas mídias, o que pode provocar transtornos cm suas relações com as escolas. No entanto, o efetivo envolvimento dos familiares nos processos pedagógicos e de gestão tem se mostrado promotor de mudanças culturais nos âmbitos escolares”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 37) 
--------------------------------------------------------
Questão 5/5 - História da Educação
Leia o trecho de texto a seguir:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm. Acesso em 27 de set. 2016.
Considerando o texto apresentado acima, os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, descreva pelo menos três características da educação na Idade Média.
O aluno deve descrever pelomenos três das características elencadas a seguir: 1. A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé. 2. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico. 3. Os livros, referências e obras da cultura greco–romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica. (p. 52-58). 4. As escolas elementares tiveram significativa expansão. 5. A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos. Uma das características do método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas (livro-base, p. 53-60). A oralidade e a memorização foram utilizadas como bases para o aprendizado escolarizado, em vários dos níveis e modalidades. Decorria a compreensão de que o aluno tinha aprendido quando sabia repetir o que determinado autor disse sobre o assunto, em certa obra. A oralidade e a memorização eram esperadas e utilizadas pelos mestres, que tinham os livros como importantes referencias (livro-base, p. 56)

Outros materiais