A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL 01 fundamentos em ciencias sociais

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL 01 -  Fundamentos em Ciências Sociais E  História Social e Econômica Moderna 
Questão 1/10 - Fundamentos em Ciências Sociais
Leia o excerto a seguir:
“Historicamente, o processo de racionalização econômica levou à eliminação dos recursos (inclusive humanos) ineficientes. O propósito do esforço humano deixou de ser a simples produção e passou a ser o dever de trabalhar, conduzindo ao ascetismo da contenção e do consumo. Esse conjunto de resultantes, Weber chama de ‘espírito do capitalismo’".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Max Weber: o processo de racionalização e o desencantamento do trabalho nas organizações contemporâneas, p. 903. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v43n4/v43n4a07.pdf. Acesso em: 27 de set. 2016,
O “espírito do capitalismo” é o nome que Max Weber dá ao conjunto de fenômenos englobados pela ideia do dever de trabalhar, do ascetismo do consumo e da contenção, “espírito” que torna-se possível por causa de uma ética específica. Considerando o excerto e o conteúdo do livro-base Sociologia Geral, esta ética é a.
	
	A
	ética católica.
	
	B
	ética do trabalho.
	
	C
	ética protestante.
	
	D
	ética formal.
	
	E
	ética intelectualista.
Questão 2/10 - Fundamentos em Ciências Sociais
Leia o fragmento de texto abaixo:
“É só com o trabalho industrial, no modo de produção especificamente capitalista, que se dá de fato a divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual. Marx diz que mesmo na manufatura ainda havia a possibilidade de algum trabalho diferenciado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: BRUNIERA, Celina Fernandes Gonçalves Marx e a divisão do trabalho: A alienação do trabalho. Disponível em:  http://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/marx-e-a-divisao-do-trabalho-a-alienacao-do-trabalho.htm.  Acesso em: 27 de set. 2016.
De acordo com a noção de forças produtivas, expressa no livro-base Sociologia Geral, assinale a alternativa que corresponde à descrição correta deste conceito.
	
	A
	São o modo como os indivíduos dão sentido a suas ações de acordo com suas
 experiências e relações sociais.
	
	B
	São distribuídas entre os indivíduos e acessadas de modo arbitrário de acordo
 com o contexto e outras relações de poder que estruturem o evento.
	
	C
	São usadas para designar a situação em que duas ou mais pessoas estão
 empenhadas numa conduta em que cada qual leva em conta o comportamento da outra de uma maneira significativa.
	
	D
	Referem-se a uma conexão de sentido que parece ser, para o indivíduo envolvido
 ou para o observador, o fundamento da sua conduta.
	
	E
	São todas as forças, meios, técnicas e formas de organizar o trabalho que a 
sociedade utiliza para produzir aquilo de que necessita.
Questão 3/10 - Fundamentos em Ciências Sociais
Leia o excerto a seguir:
“A sociologia é uma disciplina relativamente nova, que surgiu com o objetivo de sistematizar o estudo dos fenômenos sociais, identificando suas causas e apontando as formas de solucioná-los, quando se constituem em problemas para a sociedade”.
Após esta avaliação, caso queria ler o texto completo, ele está disponível em: DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson, 2004, p. 3.
Considerando a citação anterior e a leitura do livro-base Sociologia Geral sobre sociologia e revolução industrial, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas
Alternativas:
I -  (  ) A sociologia surgiu como uma resposta teórica aos problemas sociais, descartando as soluções práticas.
II - (  ) Os primeiros pensadores da sociologia apresentavam noções conservadoras e viam as mudanças sociais sob o ponto de vista da desorganização e dos problemas e desejavam uma volta à sociedade feudal.
III -(  ) Se a revolução industrial gerou uma série de problemas sociais, trouxe também um novo saber, inaugurado pela ciência moderna, com múltiplas inovações e realizações.
IV - (  ) A revolução Industrial produziu novas tecnologias e formas de organizar o trabalho, a industrialização, o surgimento do proletariado e condições precárias de vida.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V.
	
	B
	V, F, F, F.
	
	C
	V, V, F, V.
	
	D
	F, V, V, V.
	
	E
	V, F, F, V.
Questão 4/10 - Fundamentos em Ciências Sociais
Considere o trecho a seguir:
“A esse caráter de predominância do valor de troca, pela qual se opera a exploração do trabalho alienado e desse modo a obtenção do lucro por parte do capitalista, sobre o valor de uso e, consequentemente, a ocultação do mediato pelo imediato, Marx chama de fetichismo. Termo esse que tem uma similitude ao processo religioso – ‘suas sutilezas e manhas teológicas’” (MARX, 2006, p. 70).
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Fábio Cesar da. O conceito de fetichismo da mercadoria cultural de t. W. Adorno e m. Horkheimer: uma ampliação do fetichismo marxiano. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/FabioCesardaSilva.pdf Acesso em: 27 de set. 2016.
Considerando trecho citado e a leitura do livro-base Sociologia Geral,  o conceito equivalente à definição do texto acima é:
	
	A
	o de Mercadoria;
	
	B
	o de Fetichismo da mercadoria;
	
	C
	o de Comunismo;
	
	D
	o de Valor de troca;
	
	E
	o de Corporações.
Questão 5/10 - Fundamentos em Ciências Sociais
Leia o texto abaixo:
“A preocupação de Weber estava em tentar apreender os processos pelos quais o pensamento racional, ou a racionalidade, impactou as instituições modernas como o Estado, os governos e ainda o âmbito cultural, social e individual do sujeito moderno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: RODRIGUES, Lucas de Oliveira. Racionalização em Max Weber. Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/racionalizacao-max-weber.htm Acesso em: 27 de set. 2016.
Na citação acima indica-se o abandono, por Weber, de concepções mágicas como formas de explicação da vida social. Considerando isso e o conteúdo do livro-base Sociologia Geral, Weber propõe como forma de explicação da vida social:
	
	A
	a ideia de organização.
	
	B
	a revolução científica.       
	
	C
	o fato social.
	
	D
	o processo de racionalização;
	
	E
	a educação.
Questão 6/10 - Fundamentos em Ciências Sociais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Obtém-se um tipo ideal mediante acentuação unilateral de um ou vários pontos de vista, e mediante o encadeamento de grande quantidade de fenômenos isoladamente dados, difusos e discretos, que se podem dar em maior ou menor número ou mesmo faltar por completo, e que se ordenam segundo os pontos de vista unilateralmente acentuados, a fim de se formar um quadro homogêneo do pensamento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEBER, Max. Ensaios sobre a teoria das Ciências Sociais. São Paulo: Centauro, 2003. p. 50.
A partir do fragmento de texto anterior, analise as alternativas abaixo, sobre as tipologias de ações sociais utilizadas por esse autor, conforme apresentado no livro-base Sociologia geral. Assinale aquela que elenca as tipologias de forma correta:
	
	A
	Racional com relação a fins; mecânica e tradicional.
	
	B
	Mecânica e afetiva.
	
	C
	Racional com relação a fins; racional com relação a valores; afetiva; tradicional.
	
	D
	Irracional com relação a fins; tradicional; mecânica.
	
	E
	Irracional com relação a valores; mecânica e afetiva.
Questão 7/10 - Fundamentos em Ciências Sociais
Leia o excerto  abaixo:
“No cerne de relações sociais, moldadas pelas lutas, Max Weber percebe de fato a dominação, dominação esta assentada em uma verdadeira constelação de interesses, monopólios econômicos, dominação estabelecida na autoridade, ou seja, o poder de dar ordens, por isso ele acrescenta