Buscar

Prova Objetiva Sistema informação Gerencial (SIG) 01 11 16

Prévia do material em texto

disciplina(s): NOTA 70
Sistemas de Informação Gerencial
	Data de início:
	01/11/2016 17:44
	Prazo máximo entrega:
	01/11/2016 18:44
	Data de entrega:
	01/11/2016 18:29
Após a escolha do produto ERP mais adequado a uma determinada empresa, o próximo desafio é vencer os obstáculos que podem surgir no momento da sua implantação. Analise a definição a seguir, identifique o tipo de obstáculo inerente à implantação do ERP correspondente e assinale a alternativa correta. “Aspectos relativos às pessoas são considerados um fator crítico de sucesso. Quando há mudanças em uma empresa, geralmente há resistência por parte das pessoas. Diversos projetos de implantação de ERPs fracassam devido ao fato de as organizações não prepararem sua força de trabalho para as novas formas de organização impostas pelo sistema.”
Nota: 10.0
	
	A
	Resistência a mudanças.
Você acertou!
Resistência a mudanças: aspectos relativos às pessoas são considerados um fator crítico de sucesso. Quando há mudanças em uma empresa, geralmente há resistência por parte das pessoas. Diversos projetos de implantação de ERPs fracassam devido ao fato de as organizações não prepararem sua força de trabalho para as novas formas de organização impostas pelo sistema (Caiçara, p. 106-108).
	
	B
	Cultura organizacional.
	
	C
	Treinamento inadequado.
	
	D
	Altos custos com consultoria.
Questão 2/10 - Sistemas de Informação Gerencial
Quando nos referimos ao Gerenciamento das Informações as seguintes afirmações são corretas:
I) As informações tem o potencial de proporcionar agilidade e auxiliar a garantia do sucesso das organizações;
II) Além de manter e cuidar do que possuem, é necessário também que as organizações cuidem do que elas sabem ou conhecem, ou seja, do capital intelectual;
III) O volume de informações crescente tratado nas organizações, assim como a sua dinâmica inerente não exigem que sua gestão seja suportada por tecnologias.
É correto o que se afirma:
Nota: 10.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
Você acertou!
Dos anos 70 em diante, com o uso intensivo das tecnologias de armazenamento e redes de computadores, o gerenciamento das informações tornou-se altamente especializado. Gerentes de tecnologia se tornaram gestores da informação, lidando com os sistemas tecnológicos e com as políticas destinadas para garantir que as informações sejam devidamente captadas, organizadas, armazenadas, acessadas, mantidas e protegidas (Aula 01, p. 17).
	
	E
	I e III, apenas.
Questão 3/10 - Sistemas de Informação Gerencial
Quando se tem sistemas compostos por banco de dados que não possuem integração entre si, diversos problemas empresarias podem surgir. Isso acontece porque, em muitos casos, os sistemas não possuem integração entre si. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a definição do problema a seguir.  “Consiste em lançar ou atualizar um mesmo dado em mais de um sistema. Tem como uma de suas consequências mais graves a perda de produtividade por parte dos usuários dos sistemas, pois estes, ao invés de centralizarem seus esforços em atividades que agregam valor, ocupam-se em digitar dados repetidos, por exemplo.”
Nota: 0.0
	
	A
	Redundância de dados.
	
	B
	Retrabalho.
Retrabalho: consiste em lançar ou atualizar um mesmo dado em mais de um sistema. Tem como uma de suas consequências mais graves a perda de produtividade por parte dos usuários dos sistemas, pois estes, ao invés de centralizarem seus esforços em atividades que agregam valor, ocupam-se em digitar dados repetidos, por exemplo (Caiçara, 2011, p. 85-86).
	
	C
	Falta de integridade de informações.
	
	D
	Falta de recursos financeiros.
Questão 4/10 - Sistemas de Informação Gerencial
Analise a pirâmide de conhecimento (figura a seguir):
Com base na figura acima, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Na base da pirâmide está a inteligência.
	
	B
	Na base da pirâmide estão as informações, em menor volume e menor valor agregado.
	
	C
	No segundo nível estão as informações, em maior volume e menor valor agregado.
	
	D
	No terceiro nível está o conhecimento, onde estão os dados com registros estruturados.
	
	E
	No nível mais alto da pirâmide está a inteligência que determina como e quando usar o conhecimento.
Você acertou!
Na base da pirâmide estão os dados que são registros brutos e não interpretados, geralmente capturados em grande volume e sem um significado específico. No segundo nível estão as informações, produzidas a partir da filtragem e interpretação dos dados, portanto em menor volume e maior valor agregado. No próximo nível está o conhecimento, uma forma superior de compreensão construída a partir da análise das informações e usada para agir sobre o mundo real (Ackoff, 1989). E no nível mais alto da pirâmide está a inteligência (ou a sabedoria), que, segundo alguns autores determina como e quando usar o conhecimento. Na medida em que ascendemos na pirâmide, aumentamos nosso nível de compreensão sobre os fatos e reduzimos a quantidade de itens que manipulamos.
Questão 5/10 - Sistemas de Informação Gerencial
A tarefa de se planejar adequadamente as TICs não se resume apenas a definir os tipos de equipamentos ou softwares. Os desafios são muitos e tendem a ficar complexos ao longo do tempo. Vários são os fatores críticos que tem impacto sobre o planejamento e a estruturação de uma área de TIC. Dentre alguns, relacione os itens da coluna da direita com a coluna da esquerda:
Assinale a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	2 – 3 – 1 – 3 – 1 – 3
	
	B
	1 – 2 – 3 – 2 – 3 – 1 
	
	C
	2 – 1 – 3 – 1 – 3 – 1 
	
	D
	3 – 1 – 2 – 1 – 3 – 2 
Vários são os fatores críticos que tem impacto sobre o planejamento e a estruturação de uma área de TIC. Gerenciar os impactos da obsolescência é um grande desafio, ainda mais para empresas que trabalham com estratégias inovadoras e precisam lançar novos produtos constantemente. É necessário que os sistemas contratados desempenhem uma agenda de atualização, tanto para novas características a serem atendidas pelos softwares, quanto para atualizações de segurança ou adequação a equipamentos. As plataformas de software precisam ter alto grau de conectividade e portabilidade, e sistemas mais antigos tem dificuldades em se adequar às novas realidades.
	
	E
	1 – 2 – 3 – 1 – 3 – 1
Questão 6/10 - Sistemas de Informação Gerencial
A complexidade das decisões gerenciais cresce na medida em que ascendemos nos níveis funcionais da organização, porque os seus resultados se tornam menos previsíveis. De acordo com o grau de incerteza das informações e da previsibilidade das decisões, elas são classificadas em três tipos: estruturada, não estruturada e semiestruturada.  Com base nessa afirmação e em nossos estudos, apresentamos a situação de um departamento financeiro que precisa tomar decisões quanto ao controle de caixa, pois deve estar atento às variações cambiais (relacionadas com o dólar, por exemplo) e à inflação, sobre as quais o departamento não tem certeza, e também com o destino das sobras de caixa, priorizando qual o melhor investimento a ser feito para manter o rendimento do capital. Em caso de déficit de caixa, deve priorizar o saque das reservas ou escalonar os pagamentos, atento aos prazos de vencimento dos compromissos de pagamento. Este tipo de decisão, de acordo com o texto, ocorre tipicamente:
Nota: 10.0
	
	A
		Em nível operacional, sendo o tipo de decisão não estruturada;
Você acertou!
Conforme O’Brien (2002), Uma decisão não estruturada se adapta bem ao nível estratégico como planejamento de novos negócios. Mas mesmo decisões não-estruturadas podem ser tomadas em níveis mais operacionais, tal como a administração de caixa: dependendo de como o mercado financeiro se comporta, pode ser mais rentável investir a sobra de caixa em um fundo em preferência a outro, dependendo de informações que mudam a todomomento.
	
	B
		Em nível estratégico, sendo o tipo de decisão estruturada;
	
	C
		Em nível operacional, sendo o tipo de decisão estruturada;
	
	D
		Em nível gerencial, sendo o tipo de decisão semiestruturada;
	
	E
		Em nível estratégico, sendo o tipo de decisão não estruturada;
	
	
	
	
Questão 7/10 - Sistemas de Informação Gerencial
Analise a imagem a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de ENTRADA(S).
 
Nota: 10.0
	
	A
	um grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado; também podemos conceituá-lo como um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham rumo a uma meta comum.
 
	
	B
	elementos externos ao sistema, por exemplo, os usuários e outros sistemas.
 
	
	C
	uma ou mais entradas (matéria-prima, insumos e informações) provenientes do ambiente que influenciam o sistema.
 
Você acertou!
Entradas: Os sistemas captam matéria-prima, insumos e informações a partir do ambiente onde estão inseridos. Ou seja, o sistema recebe uma ou mais entradas provenientes do ambiente que influenciam o sistema, por exemplo, um sinal elétrico ou uma onda sonora.
	
	D
	produtos e informações resultantes de um processamento enviados de volta ao sistema.
 
	
	E
	as informações na saída do sistema são realimentadas à entrada, visando o balanceamento das operações internas em direção ao objetivo.
Questão 8/10 - Sistemas de Informação Gerencial
A grande dificuldade para tomar decisões acontece frequentemente em qualquer situação, seja ela no ambiente profissional ou pessoal. Uma vez consumada, a decisão é uma estrada sem volta.
 
Sobre as decisões avalie as afirmativas:
 
I -  Toda decisão é compartilhada, pois é possível decidir pelos outros e culpa-los pelas nossas más ações/decisões.
II – Toda decisão é perfeita porque podemos analisar todas as alternativas e consequências.
III - Ao optar por uma alternativa, temos de renunciar às outras e isso gera sempre um sentimento de perda.
 
É correto o que se afirma em:
 
Nota: 10.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	III, apenas.
Você acertou!
A decisão exige um compromisso efetivo com a escolha feita e suas consequências. Isso nem sempre é fácil, por três motivos:
Não existe decisão perfeita porque não podemos analisar todas as alternativas e todas as consequências.
Ao optar por uma alternativa, temos de renunciar às outras e isso gera sempre um sentimento de perda, mesmo quando a decisão é eficaz.
Toda decisão é um ato absolutamente individual e intransferível. Não se pode decidir pelos outros nem culpar os outros pelas nossas más ações.
Questão 9/10 - Sistemas de Informação Gerencial
O software é um dos elementos de um sistema de informação. São os softwares que contêm a codificação das operações que o sistema deve realizar para produzir os resultados necessários.
Um software é composto basicamente por três camadas ou componentes que são:
Nota: 0.0
	
	A
	A interface de usuário, o código programado e as máquinas onde eles operam.
	
	B
	A interface do usuário, o banco de dados e as máquinas onde operam.
	
	C
	A interface do usuário, o código programado e o banco de dados.
Um software basicamente deve ter três elementos sem os quais não poderia funcionar: a interface para seu usuário (telas, gráficos, relatórios etc.), o código programado que executa suas operações e o banco de dados, com as informações que ele manipula (criando, consultando, alterando ou excluindo tais dados). Alternativa correta, letra C.
	
	D
	O banco de dados e as máquinas onde operam.
	
	E
	O código programado e as máquinas onde operam.
Questão 10/10 - Sistemas de Informação Gerencial
Qualquer dispositivo físico ou processo que realiza uma dada função pode ser representado como um sistema.  A figura a seguir é a representação genérica de um sistema:
Com base em nossos estudos e na figura disponibilizada, relacione as partes de um sistema de informação com os exemplos de uso e depois marque a alternativa correta:
 1.Entrada
 2.Processamento
 3. Saída
 4. Ambiente
(     ) Depois de saber a produtividade de uma máquina em 80%, o gerente busca identificar as principais paradas
(     ) Cálculo do giro de estoque
(     ) Digitação em uma tela de cadastro de clientes
(     ) Demonstração em tela dos produtos adquiridos por um cliente
 
Nota: 10.0
	
	A
	4-2-3-1
	
	B
	4-2-1-3
Você acertou!
Sistema é um grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado. É também um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham rumo a uma meta comum. A digitação em uma tela de cadastro de clientes se refere à entrada. O cálculo do giro de estoque se refere ao processamento. A demonstração em tela dos produtos adquiridos por um cliente é a saída. E no ambiente, depois de saber a produtividade de uma máquina em 80%, o gerente busca identificar as principais paradas.
	
	C
	1-4-2-3
	
	D
	2-4-1-3
	
	E
	3-2-1-4

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes