Buscar

AV1 FINALIZADO

Prévia do material em texto

Turma: 9003
	
Prezado(a) Aluno(a),
Responda a todas as questões com atenção. Somente clique no botão VERIFICAR E ENCAMINHAR ao ter certeza de que respondeu a todas as questões.
Você poderá acessar esta avaliação do dia 05/10/2016 a 23/11/2016.
O gabarito e resultado da avaliação estarão disponíveis a partir do dia 23/10/2016.
	
	
		1.
		Correlacione os conceitos apresentados às suas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preechimento dos parênteses: 
(1) Sociedade 
(2) Ciência 
(3) Tecnologia 
(  ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos organizados, desenvolve-se através do tempo, parte de mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, baseia-se no estudo objetivo de fenômenos empíricos, está relacionada à comprovação de teorias e associada à publicação de artigos, teses, livros etc, sendo seus conhecimentos criados livremente veiculados e patrimônio da civilização. 
(  ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos, desenvolve-se através do tempo, baseia-se na aplicação dos conhecimentos na produção ou melhoria de bens e serviços, está relacionada aos impactos socioeconômicos sobre uma comunidade, seus resultados são obtidos a partir da aplicação de novos materiais, processos, métodos e produtos nos meios de produção, está sintonizada com o desenvolvimento econômico e o bem-estar da sociedade sendo seus produtos e processos passíveis de negociação e de enquadramento como patentes. 
(  ) Constitui-se por um conjunto de pessoas e baseia-se num sistema de relacionamentos entre elas, desenvolve-se através do tempo, seus membros compartilham propósitos, interesses, preocupações e costumes e interagem entre si constituindo uma comunidade, que constrói conhecimentos e desenvolvem tecnologia.  (Ref.: 201604445053)
		1 ponto
	
	
	
	
	1, 2, 3
	
	
	2, 1, 3
	
	
	2, 3, 1
	
	
	1, 3, 2
	
	
	3, 2, 1
	
	
		2.
		Quanto à sua disponibilidade, a tecnologia pode ser classificada como: materializada, documental ou imaterial. A tecnologia documental é:  (Ref.: 201604445052)
		1 ponto
	
	
	
	
	Aquela que surge sob forma de documentação, que descrevem e expliquem a solução de manuais, plantas, layouts, livros técnicos e páginas na Internet.
	
	
	Aquela que não está relacionada à nenhuma ciência ou mesmo pesquisa, mas constitui-se como conhecimento essencilamente tácito.
	
	
	Tecnologia documentada não é imediata, em termos de aquisição e uso, em relação à tecnologia materializada, pois requer algum esforço de absorção por parte do utilizador.
	
	
	Tecnologia documentada é mais imediata, em termos de aquisição e uso, em relação à tecnologia materializada, pois não requer nenhum esforço de absorção por parte do utilizador.
	
	
	Aquela que surge sob forma de experiência acumulada na resolução de problemas, necessários para conceber, fabricar e utilizar bens e serviços.
	
	
		3.
		Segundo a matéria publicada pela revista Época pelo jornalista Felipe Patury no dia 25 de fevereiro de 2015. Uma decisão judicial pode tirar o Whatsapp do ar em todo o país. O juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina (PI), determinou que uma empresa de telefonia "suspenda temporariamente até o cumprimento da ordem judicial (...), em todo território nacional, em caráter de urgência no prazo de 24 horas após o recebimento, o acesso através dos serviços da empresa aos domínios whatsapp.net e whatsapp.com, bem como todos os seus subdomínios e todos os outros domínios que contenham whatsapp.net e whatsapp.com em seus nomes e ainda todos números de IP (Internet Protocol) vinculados aos domínios já acima citados". A decisão do juiz Luiz Moura Correia é ainda mais ampla. Ele diz que a empresa de telefonia deve "garantir a suspensão do tráfego de informações de coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registros de dados pessoais ou de comunicações entre usuários do serviço e servidores da aplicação de troca de mensagens multi-plataforma denomidada Whatsapp, em que pelo menos um desses atos ocorra em território nacional". O processo corre em segredo de Justiça. A empresa de telefonia luta para cassar a decisão, tomada pelo juiz Luiz Moura Correia em 11 de fevereiro, antes de ser obrigada a cumpri-la. A empresa de telefonia foi comunicada da decisão de Moura Correia em 19 de fevereiro por meio de um ofício do delegado Éverton Ferreira de Almeida Férrer, do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. Essa notícia deixou em pavorosa muitos usuários do aplicativo, pois, aqui no Brasil a base de pessoas que se comunicam com essa tecnologia é muito grande. Nesse contexto podemos dizer que a tecnologia tem um papel marcante em nossa sociedade.
Qual corrente defende a ideia de que a Tecnologia é quem define os rumos de nossa humanidade?
 (Ref.: 201604445254)
		1 ponto
	
	
	
	
	Determinismo Científico
	
	
	Neutralismo
	
	
	Determinismo Tecnológico
	
	
	Associação em Rede
	
	
	Determinismo Social
	
	
		4.
		O desenvolvimento da humanidade pode ser caracterizado pelo avanço das ciências e da tecnologia. Nesse contexto, podemos entender que essa evolução tem relação direta com as nossas ações mas, ao mesmo tempo, também sofre influência dos recursos tecnológicos que estão disponíveis. Sendo assim podemos afirmar que a Tecnologia não boa e nem má vai depender, sempre, do uso que fazemos desses recursos. A corrente que defende essa ideia é a do:  (Ref.: 201604445206)
		1 ponto
	
	
	
	
	Determinismo Social
	
	
	Determinismo Tecnológico
	
	
	Determinismo Religioso
	
	
	Determinismo Científico
	
	
	Neutralismo
	
	
		5.
		Qual das características abaixo é encontrada, exclusivamente, na Sociedade da Informação e Conhecimento?  (Ref.: 201604445203)
		1 ponto
	
	
	
	
	Geração do conhecimento como atividade principal.
	
	
	Valorização da terra e posses.
	
	
	Tribos nômades.
	
	
	Economia de subsistência.
	
	
	Concentração em cidades.
	
	
		6.
		Podemos definir a Sociedade da Informação como: (Ref.: 201604445016)
		1 ponto
	
	
	
	
	Uma proposta política de utilização da internet como ferramenta de educação, produção e disseminação da informação
	
	
	Uma proposta multidisciplinar com influencia em diferentes áreas de pensamento, que integra as tecnologias de informação e comunicação visando a cooperação e compartilhamento do conhecimento;
	
	
	Uma organização de empresas independentes que visa a unificação dos padrões de comunicação a nível internacional;
	
	
	O crescente uso das tecnologias pelas organizações para disseminação de conhecimento e informação;
	
	
	A dinâmica de interação entre pessoas e empresa através das ferramentas de rede social;
	
	
		7.
		Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer algo. É construído através de informações que você adquire e associa, de forma que você passa a (re)conhecer, discernir e associar (novas) informações sobre o assunto. Por exemplo, um cozinheiro acumula ao longo do tempo (experiência) conhecimento sobre o funcionamento de uma cozinha e as receitas que faz. Fica claro que o conhecimento está relacionado à mente das pessoas e como elas processam as informações. O homem quer programar o computador de forma a transferir o conhecimento de alguém para outro.
Sobre digitalizar o conhecimento podemos afirmar que:
 (Ref.: 201604445277)
		1 ponto
	
	
	
	
	É impossível de ser feito, pois não existem recursos tecnológicos adequados.
	
	
	Apesar de simples, é impossível de ser feito, pois não existem ferramentas adequadas em nosso contexto tecnológico atual.
	
	
	É um processo complexo e que exigeferramentas tecnológicas apropriadas, de forma que o conhecimento possa ser explicitado, armazenado, indexado, recuperado, compartilhado e difundido.
	
	
	É possível, barato e fácil de ser feito, não dependendo de nenhum sistema especializado.
	
	
	É um processo simples e que não exige nenhum sistema especializado, podendo ser feito, por exemplo, com um editor de textos.
	
	
		8.
		Leia atentamente os trechos abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que define as formas de configuração dos processos de negócios digitalizados abordadas: 
I. "Toda a montanha de dados provenientes de seus hábitos de compra, assim como de seus contatos com as empresas e de suas reclamações, não poderiam ficar sem um tratamento especial. Tudo hoje é meticulosamente armazenado em bases de dados de forma classificada e ordenada (...) E não por acaso, facilmente você encontrará estranhas combinações de disposição de produtos nas prateleiras das maiores redes de supermercados. Cerveja ao lado de fraldas? Não se trata de mera coincidência, e sim do resultado da análise de sofisticados programas capazes de estudar milhões de combinações cruzadas entre produtos e hábitos de consumo" (acesso a http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=2920, em novembro de 2010)
II. "Todas as atividades com o cliente devem ser registradas de uma forma padronizada, independente da forma de contato como: email, orçamento, twitter, orkut, contatos telefônicos e outras atividades ou informações sobre o cliente. Isso tudo depois é analisado e se torna fonte para relatórios gerenciais (...) Uma empresa consegue identificar clientes potencias e estabelecer um estreitamento no relacionamento possibilitando que o mesmo passe a ser cliente efetivo. Contudo, para isto é preciso ter uma visão única do cliente com seus dados históricos, contatos e transações" (acesso a http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/, em novembro de 2010)  (Ref.: 201604445064)
		1 ponto
	
	
	
	
	SSD (Sistemas de Suporte à Decisão) e IA (Inteligência Artificial)
	
	
	SIG (Sistemas de Informações Gerenciais) e TI Verde (Tecnologia da Informação Verde)
	
	
	EDI (Transferência Eletrônica de Dados) e CC (Computação na Nuvem)
	
	
	BI (Inteligência de Negócios) e CRM (Gerenciamento de Relacionamento com Consumidores)
	
	
	ERP (Sistemas Integrados de Gestão) e SIG (Sistemas de Informações Gerenciais)
	
	
		9.
		Analise as sentenças abaixo sobre o conceito da TIC e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) refere-se somente à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade;
II. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) constitui-se num conjunto de recursos tecnológicos de informação e comunicação, utilizados com fins específicos e de forma integrada;
III. Os recursos tecnológicos de informação e comunicação baseiam-se, geralmente, no desenvolvimento de hardware e software para dar suporte e permitir a operacionalização da comunicação e dos processos relativos aos ambientes virtuais.  (Ref.: 201604445078)
		1 ponto
	
	
	
	
	Todas as sentenças estão corretas
	
	
	Somente a sentença III está correta
	
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	
	Somente a sentença II está correta
	
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	
		10.
		A Convergência Tecnológica tem propiciado avanços em diversas áreas de nossa sociedade. A possibilidade de integrar diversas mídias e recursos é uma das características marcante da atualidade. Podemos afirmar em relação a Convergência Tecnológica:
I - Permite utilizar diversos recursos em um único aparelho;
II - Tem como exemplo o Smartphone;
III - Facilita o trabalho colaborativo.
 (Ref.: 201604445205)
		1 ponto
	
	
	
	
	Somente a afirmação I está correta
	
	
	Somente a afirmação III está correta
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	As afirmações I e II estão corretas
	
	
	As afirmações II e III estão corretas

Outros materiais