Buscar

PROVA DISCURSIVA DE LUDICIDADE E METODOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NOTA 90
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Literatura Infantojuvenil
Considere o texto a seguir:
O espaço que o trabalho com a Literatura Infantil ocupa na escola geralmente é relegado a espaços intermediários: entre uma aula e outra, como passatempo e como ferramenta de ensino, em relação aos conteúdos. Nesse sentido, a leitura do texto literário não é sistematizada e organizada, mas sim “encaixada” de forma aleatória na rotina escolar. Para que o trabalho com a literatura se efetive na escola de forma concreta, é necessário que haja um planejamento, para que, assim, também haja continuidade.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
A partir da leitura do texto dado como reflexão e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as finalidades de uma metodologia de ensino da literatura infantil, responda, de forma sucinta, à seguinte questão:
Qual é a finalidade maior de uma metodologia de ensino da literatura infantil? 
Nota: 20.0
	O aluno deverá ser capaz de explicitar que a finalidade de uma metodologia de ensino da literatura infantil é a de ensinar e tornar apto o leitor criança a fazer uma leitura de qualidade. Segundo o livro-base: “Não é outra a finalidade maior da metodologia da literatura infantil. A de promover uma leitura de qualidade para que o leitor mirim possa sentir-se recompensado ao ler, seja porque aprendeu, seja porque venceu obstáculos, seja porque se emocionou com os poemas ou narrativas que leu”(livro-base, p. 42).
Resposta: É de suma importância que o professor incentive o educando de forma prazerosa praticar leitura, e não como castigo, uma contação de história dramatizada traz na bagagem o estimulo para o educando a té mesmo o que não tem alfabetização através de livros de imagem, o professor tendo conhecimento de seu aluno podera fazer indicações de livros trazendo assim conhecimento de várias disciplinas com português, matemática, ciências
Questão 2/5 - Ludicidade
Leia o seguinte extrato de artigo:
“Quando escuta um conto, além de sentir o adulto como parte de sua realidade e perceber que eles são capazes de sentir e de pensar como ela, a criança tende a se introduzir no enredo, como ela própria ou como um dos personagens. Usando a imaginação, ‘interpreta’ mentalmente o que ouve”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0358.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2016.
A brincadeira de faz de conta como ação lúdica pedagógica, de acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é entendida como:
Nota: 20.0
	Um tipo de brincadeira de representações de papéis em uma situação imaginária, em que se alteram significados de objetos e de situações. De acordo com o livro-base, existem quatro tipos de brincadeiras: as educativas, as tradicionais, as de faz de conta e as de construção. Uma brincadeira de faz de conta é uma importante ferramenta para a ação lúdica pedagógica, pois nela a criança vivencia papéis, enfrenta desafios, elabora sentimentos e organiza o pensamento (livro-base, p. 34, 51 e 52).
Resposta: a brindeira de faz de conta propicia a criança se utiliza de sua imaginação, podendo se sentir uns dos personagens da história do autor, onde a criança faz suas reflexões da que esta vivendo em seu cotidiano familiar e no mundo em que circunda, através da imaginação há a interpretação de sua imaginário, os autores são os adultos mas quem lê são crianças por isso também se sente adulta, a criança, o professor pode utilizar-se de materiais com fantoches, mascaras e dedoches, fantasias para as brincadeiras, e no outro dia em salas propor aos alunos uma outro atividade confecção de desenhos, e mascaras com os personagens da história
Questão 3/5 - Ludicidade
Leia a seguinte afirmação:
“A imagem de que a educação infantil é um espaço de recreação anuncia o preconceito, entre outras coisas, em relação ao lúdico, ao valor educativo das brincadeiras, dos jogos, dos contos de fadas, enfim, da fantasia. Entre brincar e estudar, dilema proposto por Cecília Meireles, constata-se que, aos poucos, a educação infantil está optando pelo estudo (pela disciplina)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, M. L. (Org.). (Im)pertinências da educação: o trabalho educativo em pesquisa [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 53.
O livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica aponta para a fantasia como inerente à infância. Destaque os motivos pelos quais o professor precisa reconhecer a importância da fantasia para as crianças.
Nota: 10.0
	“Vygotsky defende que a criança necessita de tempo e espaço para identificar e construir sua própria realidade e o faz por meio da prática da fantasia” (livro-base, p. 97).
Resposta: Através da fantasia a criança se sente como um personagem ficticio, a lateralidade da criança onde ela vai desenvolver lado direito e esquerdo, e noções de espaço com em geografia podem estabelecer em que região esta, as crianças se sente dentro da fantasia despertando interesse 
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Literatura Infantojuvenil
Considere o extrato de texto a seguir:
“Pode-se perguntar, pois, por que o discurso didático esvazia o texto literário de seu potencial, congelando-o em definições e classificações, ou usando-o com outros objetivos tais como transmitir conhecimentos, ensinar regras morais [...]. Em nome da literatura, tais procedimentos, muito usados nos livros didáticos, como já analisado por Magda Soares, quando fala daquilo que chama de ‘escolarização inadequada’, acabam por deformar o leitor ou afastá-lo do texto definitivamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALTY, I. L. C. Literatura e escola: Antilições. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 51.
Levando em consideração a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre a escolarização e a literatura infantil, responda, de forma sucinta, à seguinte questão:
No que consiste o fenômeno que foi apresentado no livro-base como a “literatura escolarizada”? Explique esse fenômeno, apresentando suas particularidades, bem como o comparando com o processo de “literatizar a escolarização infantil”, apresentando as diferenças entre ambos.
Nota: 20.0
	O aluno deverá explicitar as particularidades que expliquem do que se trata a “literatura escolarizada”. Para tanto, deverá apresentar em sua argumentação os seguintes pontos: 1. Evidenciar que a “literatura escolarizada” se dá pelo processo no qual a escola toma a literatura infantil para si, didatizando-a e a pedagogizando para atender aos seus fins. Nesse processo, a escola se apropria de um texto que existe para o leitor e para a leitura fora da escola, mas que, ao ser levado para escola, tem a sua natureza artística suprimida e passa a ser usado com a função de favorecer a aprendizagem, virando um pretexto e não um fim em si mesmo. 2. O processo de literatizar a escolarização infantil se dá, quando já em sua origem um texto é produzido com o objetivo de servir à escola, obedecendo aos seus objetivos e destinando-se à clientela escolar. Os textos produzidos nestas condições não têm em sua origem a função estética da produção artística, mas sim são produzidos como textos didáticos ou paradidáticos, os quais não têm como função a expressão artística, mas sim o encaminhamento de uma aprendizagem já estipulada (livro-base, p. 62,63).
Segundo consta no livro-base: “Numa primeira perspectiva podem-se interpretar as relações entre escolarização de um lado e literatura infantil de outro como sendo a apropriação pela escola da literatura infantil: nesta perspectiva, analisa-se o processo pelo qual a escolatoma para si a literatura infantil, escolariza-a, didatiza-a, pedagogiza-a, para atender a seus próprios fins – faz dela uma literatura escolarizada. Uma segunda perspectiva sob a qual podem ser consideradas as relações entre escolarização, de um lado, e literatura infantil de outro, é interpretá-las como sendo a produção para a escola de uma literatura destinada a crianças: nesta perspectiva, analisa-se o processo pelo qual uma literatura é produzida para a escola para os objetivos da escola, para ser consumida na escola pela clientela escolar – busca-se ‘literatizar a escolarização infantil’ (Soares; Evangelista; Brandão; Machado 1999 p. 17). Na primeira situação, temos um processo de apropriação do texto que existe para a leitura fora do ambiente escolar e que, ao ser submetido às normas do sistema, é obrigado a encolher-se e a submeter-se aos objetivos da aprendizagem. Nesse caso, a literatura arte pode ser reduzida a um pretexto. No segundo caso, já temos a submissão de início. A obra produzida atende, já na origem, aos objetivos do sistema escolar; propõe-se, portanto, mais como texto didático ou paradidático do que propriamente como literatura” (livro-base, p. 62,63).
Resposta: A literatura escolarizada deforma o leitor ou afastando de um texto, a escolarização infantil por causa do discurso didático enfraquece o texto literário do seu potencial se mantendo nos mesmas definições e classificações, usando outros objetivos para transmitir o conhecimento, ensinar regras e morais
Questão 5/5 - Ludicidade
Analise o seguinte trecho de texto:
“As crianças brincam desde sempre e, por isso, criam e se autocriam. Já no útero materno iniciam a fazer seus movimentos, procurando aqueles que lhes deem mais conforto. Após o nascimento, todos os seus gestos expressam seu caminho para a vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.luckesi.com.br/textos/ludicidade_brincar_03.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2016.
Segundo o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, a ausência de jogos e brincadeiras no cotidiano de uma criança traz riscos ao seu desenvolvimento emocional, físico e social. Destaque os aspectos positivos e relevantes da ludicidade desenvolvida em sala de aula.
Nota: 20.0
	O jogo é uma atividade livre e alegre, com grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais. Para que a ludicidade se faça presente no ambiente escolar, é preciso que os professores sejam preparados em sua formação inicial. Se o jogo e a brincadeira forem deixados à margem, ele não será uma forma de recurso pedagógico. E, inserir contos, lendas, brinquedos e brincadeiras é uma forma de ter seres “mais criativos, críticos e aptos para tomar decisões”, ou seja, o foco da aprendizagem (livro-base, p. 37).
Resposta: Na ludicidade as crianças brincam espontaneamente, com a observação do professor, se acontecer algum momento de conflito o professor tem como interceder para não se agravar, a criança desde bebê desenvolve o jogo sensório motor, e reaparece nos 2 anos de idade onde joga um brinquedo para sua irmão mais velho pegar nas também esta presente em outros momentos de sua vida, e aos 6 anos de idade ao descer de uma escada salta dois ou mais degraus, aos 10 ou 12 anos anda de bicicleta sem utilizar as mãos no guidão, os jogos educativos com regras sendo elaborado pelo professor, os risco para a criança seria ela brincar de cozinhar imitando um adulto podendo então se machucar

Outros materiais