Buscar

apol administração pedagogicas :instrumentos legais e Gestao Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 8/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto a seguir:
“A formação do professor para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental é preocupação constante nas discussões acadêmicas. Atualmente, os cursos de licenciatura preparam o professor para a educação básica, porém, é o curso de Pedagogia que assume a responsabilidade em formar esse profissional para a docência na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/8/24/1>. Acesso em: 01 set. 2016.
A formação de professores não pode ser pensada a partir das ciências e seus diversos campos disciplinares, como adendo dessas áreas, mas a partir da função social própria da escolarização. Com relação à formação desses profissionais, com base no texto Formação de professores no Brasil: características e problemas, assinale a alternativa correta.
	A	A formação docente no Brasil não é regulamentada por lei, qualquer profissional com formação superior pode atuar como docente.
	B	Para exercer a função de gestor pedagógico, é necessário fazer um curso específico de gestão escolar.
	C	A formação de professores para atuar na educação básica deverá acontecer em nível superior, em curso de licenciatura, baseado no artigo 62 da Lei 9.394/96.
	D	A formação de professores para atuar na educação básica no Brasil é regida pela mesma lei desde o século XIX.
	E	As preocupações com relação à qualidade do ensino-aprendizagem são de responsabilidade do professor em detrimento da equipe pedagógica da escola.

Outros materiais