Buscar

avaliando o aprendizado 4 PSICODIAGNÓSTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PSICODIAGNÓSTICO
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201401356653)
	
	Através do brinquedo, a criança não só realiza seus desejos, mas também domina a realidade, graças ao processo de projeção dos perigos internos sobre o mundo externo. O brinquedo é, então, um meio de comunicação, é a ponte que permite ligar o mundo externo e o mundo interno, a realidade objetiva e a fantasia. Embora não exista um roteiro padronizado para a análise das entrevistas lúdicas alguns indicadores são importantes de serem considerados, entre ele podemos destacar a personificação que está relacionada à:
		
	
	Processo mental de manipulação do ambiente do qual resultam novas idéias, formas e relações.
	
	Está relacionada à integração da imagem corporal, organização da lateralidade e estruturação espaço temporal, possibilitando à criança o domínio dos objetos do mundo externo no campo social, escolar e emocional, satisfazendo suas principais necessidades com autonomia.
	
	Está relacionada a manifestações simbólicas do ego e de seus traços de funcionamento psíquico, podendo-se observar características tais como a plasticidade, a rigidez, a estereotipia e a perseveração.
	
	Está relacionada como momento evolutivo emocional e intelectualmente em que a criança se encontra; desta forma deve-se considerar o ponto de vista evolutivo registrando-se cada uma das manifestações de conduta lúdica e classificando-a de acordo com as idades correspondentes dentro de um referencial da psicologia do desenvolvimento.
	
	Capacidade da criança de assumir papéis no brinquedo. É um elemento comum em todos os períodos evolutivos, através do qual as crianças transformam seus brinquedos ou a sim mesmas em personagens imaginários ou não, de acordo com sua faixa etária.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401355825)
	
	Identifique entre as opções abaixo aquela que indica a presença de um quadro psicótico na aplicação dos testes gráficos da figura humana.
		
	
	O tamanho é o habitual.
	
	O desenho comunica algo.
	
	O uso da cor é adequado e os limites são respeitados.
	
	Os traços são mais plásticos, de pressão média.
	
	Predomina a simbólica interna, o sentido do sem-sentido, a lógica da ilógica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401855252)
	
	(COMPERV 2013)A utilização de testes psicológicos deve ser respaldada pelo uso de instrumentos normatizados e validados para a população investigada. No Brasil, o psicólogo encontra o conjunto de documentos sobre a avaliação dos testes psicológicos disponíveis no sistema conhecido como: 
		
	
	Plataforma Carlos Chagas
	
	SISNEP
	
	SATEPSI
	
	SCIELO. 
	
	 4a Questão (Ref.: 201401356094)
	
	A marcação de uma consulta formaliza um processo de trabalho psicológico já iniciado e é, em geral, precedido por intensa angústia e ambivalência; essas duas características normalmente são devidas a:
		
	
	A dificuldade de se encontrar um profissional competente no mercado de trabalho das grandes cidades.
	
	Aos custos de um tratamento psicoterápico que pode vir a ser indicado após o termino da avaliação diagnóstica.
	
	Questões culturais que ainda identificam o psicólogo a ¿médico de maluco¿.
	
	Dificuldades de identificação como profissional em questão.
	
	Admissão da existência de algum grau de perturbação e de dificuldades que justificam a necessidade de ajuda.
	
	 5a Questão (Ref.: 201401380253)
	
	(Eletrobras/2007) O psicodiagnóstico é um importante instrumento que auxilia o psicólogo a realizar uma avaliação psicológica mais precisa e eficaz. Com relação aos seus objetivos, é correto afirmar que: 
		
	
	na classificação nosológica, hipóteses iniciais são testadas tomando como referência critérios diagnósticos específicos; 
	
	a descrição do caso determina o nível de funcionamento da personalidade e aspectos comportamentais do entrevistado. 
	
	a classificação simples fornece subsídios para questões relacionadas com insanidade, competência para o exercício legal da cidadania, etc; 
	
	o diagnóstico diferencial visa identificar problemas precocemente, avaliando riscos e a capacidade de enfrentamento do ego; 
	
	na avaliação compreensiva faz-se uma comparação da amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população em geral;

Outros materiais