Buscar

Avaliação Virtual 1 Pedagogia 2º semestre

Prévia do material em texto

Pedagogia- Educação, Sociedade e Práxis Educativa
Ava 1
1)
Na concepção de Émile Durkheim, a sociedade deve ser pensada a partir de fatos sociais e a maneira como os indivíduos se relacionam. Essas relações formam o constructo social e as instituições que marcam o universo social e a dimensão efetiva das relações coletivas, completando a divisão social do trabalho. A escola é exemplo desta divisão e instituição responsável pelo processo de transmissão da educação. Neste sentido, está correta a afirmação:
Alternativas:
a)
Para Durkheim, a sociedade exerce um poder de amizade sobre os indivíduos e as instituições que são resultado da vida social ditam as regras e valores do tecido social.
b)
Para Durkheim, a sociedade exerce um poder de ilusão sobre os indivíduos e as instituições que são resultado da vida social ditam as regras e valores do tecido social.
c)
Para Durkheim, a sociedade exerce um poder de coerção sobre os indivíduos e as instituições que são resultado da vida social ditam as regras e valores existentes no tecido social.
 Alternativa assinalada
d)
Para Durkheim, a sociedade exerce um poder de arrecadação sobre os indivíduos e as políticas que são resultado da vida social ditam as regras e valores do tecido social.
e)
Para Durkheim, a sociedade exerce um poder paterno sobre os indivíduos e as políticas educacionais que são resultado da vida social ditam as regras e valores do tecido social.
2)
"Toda a educação consiste num esforço contínuo para impor às crianças maneiras de ver, de sentir e de agir às quais elas não chegariam espontaneamente, - observação que salta aos olhos todas as vezes que os fatos encarados tais quais são e tais quais sempre foram." (DURKHEIM, E. As Regras do método sociológico. SP: 1998, p.48). A educação nesta visão, é a transmissão de conhecimentos via processo de socialização, que em última análise, forma o tecido social e as instituições. Portanto, está correta a afirmação:
Alternativas:
a)
Os processos de socialização e educação, para este pensador, estão ligados à ideia de fato social e a maneira como as crianças são educadas serve muito bem para exemplificar este dado.
 Alternativa assinalada
b)
Os fatos sociais, só tem serventia para análises de sociedades complexas. Portanto, falar de educação já basta para qualquer análise da vida social em diferentes modelos de produção.
c)
O processo de humanização é complexo e não há como apreender as relações sociais. Por isso, a educação existe numa sociedade onde podemos enumerar as diferentes relações.
d)
Para Durkheim as classes sociais são mecanismos de ideologia, onde, os indivíduos são educados a reproduzir as circunstâncias do próprio capital. Não há como fugir da sociedade.
e)
Na relação indivíduo-sociedade, para Durkheim, não há como os indivíduos se relacionarem. Pois, nesta visão positiva, os seres sociais já nascem com pré-noções da vida social.
3)
Para a ciência sociológica, o autor que problematiza e dialoga diretamente com a questão educacional e o processo de socialização é Émile Durkheim. Sabemos que para este pensador a sociedade exerce forte influência no comportamento dos indivíduos, se ligando às questões morais de maneira ampla. Por isso, avalie os trechos a seguir e posteriormente marque a alternativa correta:
Trecho I
Durkheim coloca a necessidade de um processo educativo para o meio em que o indivíduo está inserido, levando em consideração a questão social, política e cultural do sujeito, não defendendo um sistema educativo único, e sim, uma educação dirigida mediante o papel do indivíduo em sociedade, para a formação moral do mesmo.
Trecho II
A educação é uma instituição formadora dos padrões morais dos indivíduos, sendo necessário, o papel de socializar os indivíduos para que ele se desenvolva (socialmente, profissionalmente) dentro dos padrões pré-estabelecidos a seu grupo social.
Alternativas:
a)
Nos dois trechos mencionados a educação está ligada à uma sociedade dividida em classes sociais e ao lugar que o indivíduo ocupa na cadeia produtiva de maneira econômica.
b)
No Trecho I temos o exemplo de uma educação na sociedade capitalista. Já na passagem II podemos entender o processo educativo em uma sociedade escravocrata.
c)
As duas passagens estão relacionadas e de acordo com as propostas de Max Weber, porém, no trecho I, também podemos utilizar as afirmações de Marx para exemplificar a educação.
d)
As duas passagens não se relacionam. Porém, é possível estabelecer essa ligação dos dois trechos com o processo de socialização de Émile Durkheim quando diz que a sociedade se impõe aos indivíduos.
e)
Os dois trechos estão relacionados. O que verificamos é a discussão da educação em Émile Durkheim, através do processo de socialização característico das relações sociais.
 Alternativa assinalada
4)
Levando em conta a teoria de Karl Marx, para entender a educação, também nos deparamos com o processo de socialização dos indivíduos e os diferentes modos de produzir a vida social. Este autor não desenvolve de maneira direta um diálogo com o tema "educação". No entanto, é um dos autores mais importantes para entender a sociedade capitalista e os diferentes contextos sociais de reprodução da vida social. Assim, está correta a afirmação:
Alternativas:
a)
É através do pensar humano que as realizações objetivam e exteriorizam os sujeitos que fazem parte do mundo. Esse pensamento é atividade humana que transforma o mundo ao mesmo tempo em que transforma o sujeito.
b)
É através do olho humano que as realizações objetivam e exteriorizam os sujeitos que fazem parte do mundo. Esse olhar é atividade humana que transforma o mundo ao mesmo tempo em que transforma o sujeito.
c)
É através do trabalho humano que as realizações objetivam e exteriorizam os sujeitos que fazem parte do mundo. Esse trabalho é atividade humana que transforma o mundo ao mesmo tempo em que transforma o sujeito.
 Alternativa assinalada
d)
É através da vontade humana que as realizações objetivam e exteriorizam os sujeitos que fazem parte do mundo. Essa vontade é atividade humana que transforma o mundo ao mesmo tempo em que transforma o sujeito.
e)
É através do querer humano que as realizações objetivam e exteriorizam os sujeitos que fazem parte do mundo. Esse querer é atividade humana que transforma o mundo ao mesmo tempo em que transforma o sujeito.
5)
Na produção social da riqueza da sociedade capitalista, Karl Marx estabelece uma ligação fundamental com o conceito de alienação. Este conceito é interessante quando observamos que a educação na sociedade tem o papel de entender esse processo que se movimenta através de relações de exploração. Em resumo, a educação é ferramenta na compreensão de uma sociedade de classes. Porém, é preciso compreender a complexidade das relações sociais capitalistas e a forma como produzimos a vida, num primeiro momento, materialmente. Por isso:
Alternativas:
a)
Como consequência desse processo, temos a categoria da Alimentação como elemento que impede os sujeitos de se compreenderem como produtores de tudo: política, cultural, ideologia, musica, prédios, casas, educação.
b)
Como consequência desse processo, temos a categoria da Descoordenação como elemento que impede os sujeitos de se compreenderem como produtores de tudo: política, cultural, ideologia, musica, prédios, casas, educação.
c)
Como consequência desse processo, temos a categoria de Desligamento como elemento que impede os sujeitos de se compreenderem como produtores de tudo: política, cultural, ideologia, musica, prédios, casas, educação.
d)
Como consequência desse processo, temos a categoria da Alienação como elemento que impede os sujeitos de se compreenderem como produtores de tudo: política, cultural, ideologia, musica, prédios, casas, educação.
 Alternativa assinalada
e)
Como consequência desse processo, temos a categoria da Ativação como elemento que impede os sujeitos de se compreenderem como produtores de tudo: política, cultural, ideologia, musica,prédios, casas, educação.

Outros materiais