Buscar

EDS TAI MODULO 9

Prévia do material em texto

Questão 1
Alternativa D - A alternativa responde corretamente a questão, pois, conforme a Teoria CHC Inteligência Cristalizada é a habilidade associada à extensão e profundidade de conhecimentos adquiridos numa determinada cultura e à sua aplicação efetiva no quotidiano. Habilidade de raciocínio adquirida pelo investimento da capacidade geral em experiências de aprendizagem.
 
Questão 2
Alternativa C - A princípio uma representação dicotômica da inteligência, o modelo Gf-Gc sofreu modificações desde a década de 1960, sendo sua versão mais recente conhecida como teoria das capacidades cognitivas de Cattell-Horn-Carroll. Conclui-se que a disseminação desta teoria permitirá que a inteligência seja representada, não por meio de uma capacidade única e estática, mas por múltiplas formas e passíveis de estimulação.
 
Questão 3
Alternativa E - A inteligência emocional envolve a capacidade de perceber acuradamente, de avaliar e de expressar emoções;
a capacidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e a capacidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e intelectual. (Mayer & Salovey, 1997, p. 15).
 
Questão 4
Alternativa A - A alternativa responde corretamente a questão, pois, conforme a Teoria CHC Inteligência Cristalizada é a habilidade associada à extensão e profundidade de conhecimentos adquiridos numa determinada cultura e à sua aplicação efetiva no quotidiano. Habilidade de raciocínio adquirida pelo investimento da capacidade geral em experiências de aprendizagem.
 
Questão 5
Alternativa B - É o psicólogo britânico Charles Spearman, que elabora a primeira teoria de inteligência baseada numa análise estatística dos resultados dos testes. Na sua formulação inicial, defendia que toda a atividade mental se apresenta como expressão de um único fator, comum às diversas tarefas cognitivas, responsável pela maior parte da variância encontrada nos testes – o fator g. Além disso, em cada tarefa coexistiria um fator específico – o fator s – e não generalizável a todas as tarefas.
 
Questão 6
Alternativa C - Neste contexto, inteligência pode ser entendido como um composto de várias habilidades que tende  aumentar com o amadurecimento, tais habilidades são essencialmente necessárias para a sobrevivência e avanço em uma determinada cultura, logo, é variável em sua plenitude.
Questão 7
Alternativa E - Inicialmente os testes eram padrões, sem diferenças social, sexual etc.  Os testes continuam sendo os mesmos, mudaram as condições sociais. Portanto, os testes não criam diferenças intelectuais,por isso apenas as retratam. A investigação das causas que determinam as diferenças individuais de uma determinada população no fator g considera a variância genética e a variância ambiental. Porém, a variância ambiental pode advir de duas fontes: o ambiente compartilhado (ambiente que compartilham os membros de uma família) e o ambiente não compartilhado (ambientes específicos, por exemplo, escola, nos quais interagem pessoas de outras famílias).
 
  
 
Quastão 8 
Alternativa D - A alternativa correta é a D, visto que a inteligência emocional é o equilíbrio das emoções e atitudes de um indivíduo, por meio do qual ele desenvolve seu autocontrole e que a inteligência emocional contribui com o momento que o individuo está passando, as vezes mais calmo as vezes mais elevado.
Questão 9
Alternativa B - Esta alternativa esta correta pois, segundo o enunciado, o QI de execução é maior que o QI verbal. Alem de informar que Cubos e Completar Figuras estão na faixa média superior.
Questão 10
Alternativa B - O WISC-III, é formado por diversos sub-testes que avaliam diferentes aspectos da inteligência. Sua adaptação e no Brasil, em 2002, possibilitou uma melhora na maneira de realizar avaliação psicológica, uma vez que os profissionais da área puderam ter acesso a uma versão adaptada e, desta maneira, produzir resultados mais fidedignos à testagem psicológica.
O WISC-III não pode ser utilizado em investigações neuropsicológicas de idosos, pois é uma escala para crianças, desenvolvida levando em consideração a concepção da inteligência como uma entidade agregada e global, ou seja, capacidade do indivíduo em raciocinar, lidar e operar com propósito, racionalmente e efetivamente com o seu meio ambiente.
Questão 11
Alternativa E - Alternativa correta é a E, pois apresentamos o teste para criança como jogo para facilitar tanto para criança quanto para o aplicador e temos um desenvolvimento melhor no resultado do teste
Questão 12
Alternativa E - Promove informações sobre o processamento da linguagem, raciocínio, atenção, aprendizagem verbal
e memória, aspectos associados à compreensão verbal(inteligência verbal). E isso está sujeito à variáveis de influências socioculturais. QIe: fornece o grau e a qualidade do contato com o ambiente, ou seja, capacidade de trabalhar em situações concretas, avalia o processamento visual, planejamento, habilidades para pensar e manipular estímulos visuais com rapidez de velocidade. Sua análise é considerada por Wechsler (1991) como mais fidedigna do que a interpretação
individual dos subtestes, uma vez que engloba mais do que um subteste e pode fornecer
informações de interesse clínico e educacional, pois, servem como auxiliares na compreensão do desempenho do sujeito, à medida que se refere a determinados aspectos da habilidade cognitiva
 
Questão 13
 Alternativa D- O teste é composto por 13 subtestes que avaliam diferentes habilidades da inteligência e são agrupados, como apresentado nas demais Escalas de Inteligência de Wechsler, em um Conjunto Verbal (Semelhanças, Informação, Compreensão, Vocabulário, Aritmética, Dígitos) e um conjunto de execução, que definem o QI Verbal, QI de Execução e o QI Total. Portanto a resposta correta é a alternativa D.
Questão 14
Alternativa A - A Escala Wechesler é um instrumento clínico de utilização individual para ajudar na avaliação da capacidade intelectual de crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos. Apresenta 13 subtestes, sendo 10 obrigatórios e 3 suplementares, os quais cada um avalia um aspecto diferente da inteligência. Seu desempenho se resume a três categorias: QI verbal, QI execução e QI total, que por fim leva a 4 fatoriais(compreensão verbal, resistência à distração, organização perceptual e velocidade de processamento). A construção genética e as experiencias socioeducacionais estão relacionadas a definição da inteligencia, e estes aspectos podem interferir em um melhor desempenho no teste. 
Questão 15
Alternativa D - Estas alternativas estão certas, pois o WISC avalia as funções da inteligência e auxilia na avaliação psicoeducacional, diagnóstico de crianças com patologias, avaliação clínica, neuropsicológica e pesquisa.

Outros materiais