Buscar

prova discursiva história da educação e Sistema de Ensino e Legislação Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História da Educação
Leia a passagem a seguir:
“A escola foi soterrada nos últimos 30 anos com uma série de ocupações que ela não dá conta - e não dará. Em uma sociedade em que os adultos passaram a se ausentar da convivência com as crianças, seja por conta do excesso de trabalho, da distância nas megalópoles ou da falta de paciência para conviver com aqueles que têm menos idade, a escola ficou soterrada de tarefas. As famílias confundem escolarização com educação”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIS, Bia. Entrevista com Sérgio Cortella. Cortella: ‘A escola passou a ser vista como um espaço de salvação’. Estado de S. Paulo, 17 de maio 2014 (http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,cortella-a-escola-passou-a-ser-vista-como-um-espaco-de-salvacao,1168058. Acesso em 27 de set. 2016).
Partindo da passagem apresentada acima, dos conteúdos abordados nas teleaulas e do livro Constituição histórica da educação no Brasil, explique os significados dos termos educação e escolarização.
	O termo educação é amplo, abrangendo desde processos de socialização iniciais como os do âmbito familiar, até aprendizagens mais formais, enquanto escolarização trata das orientações normativas, práticas, culturas e instituições escolares, mais especificamente. (livro-base, p. 39-40)
.
Questão 2/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A Lei 10.709/2003, ao ampliar o artigo 10 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), estabeleceu em seu inciso VII como tarefa dos Estados a incumbência de ‘assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual’ e acrescentou o inciso VI ao artigo 11, definindo como competência dos municípios ‘assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal’ ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FORTUNATI, José. Gestão da educação pública: caminhos e desafios. Porto Alegre, 2008. p. 151.
A partir do conteúdo apresentado nas aulas e no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, apresente argumentos que justifiquem a oferta de transporte escolar público e gratuito.
	Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “A oferta de transporte escolar público e gratuito deve ser realizada para garantir a educação para a população em idade escolar que não têm escola ou não encontrem vagas próximas as suas residências. As escolas da zona rural geralmente recorrem ao transporte escolar, no entanto, em grandes cidades esse sistema ainda é utilizado, principalmente em áreas de crescimento populacional irregular. Algumas instituições de defesa da educação ou dos direitos das crianças têm denunciado o descaso de autoridades públicas que preferem ofertar o transporte a construir ou expandir escolas em áreas de grande densidade populacional”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 126)
Questão 3/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Considerando a família como célula básica da organização social, talvez tenha sido a dissolução familiar um dos fatores que mais sobrecarregou a escola no seu fazer pedagógico. [...] Por esta razão, a escola, cada vez mais, tem incentivado a participação dos pais no seu cotidiano”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VASCONCELLOS, Maria de Nazareth Machado de Barros. Gestão de sistemas educacionais. Curitiba: IESDE, 2009. p. 69-70.
No contexto da efetivação das políticas públicas educacionais, como os familiares dos estudantes podem participar? Explique a partir do conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil.
	Espera-se que o aluno identifique os seguintes argumentos: “[...] os familiares são também sujeitos escolares, pois influenciam a vida escolar dos estudantes na proporção direta do estímulo e do provimento de condições de estudo. Também podem participar em diferentes níveis da gestão escolar, mas geralmente pressionam as escolas quanto à qualidade da educação ofertada e questionam as metodologias e práticas pedagógicas. As concepções educacionais dos familiares podem variar. Alguns deles podem fazer exigências particularizadas para os seus filhos, ao passo que outros têm preocupações com a qualidade da instituição escolar como um todo. Alguns são partidários de metodologias mais conservadoras, outros desejam propostas pedagógicas mais flexíveis. Os familiares podem ser influenciados pelas notícias sensacionalistas sobre educação veiculadas nas mídias, o que pode provocar transtornos cm suas relações com as escolas. No entanto, o efetivo envolvimento dos familiares nos processos pedagógicos e de gestão tem se mostrado promotor de mudanças culturais nos âmbitos escolares”. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 37) 
 
Questão 4/5 - História da Educação
Leia o trecho de texto a seguir:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm. Acesso em 27 de set. 2016.
Considerando o texto apresentado acima, os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, descreva pelo menos três características da educação na Idade Média.
	O aluno deve descrever pelo menos três das características elencadas a seguir: 1. A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé. 2. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico. 3. Os livros, referências e obras da cultura greco–romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica. (p. 52-58). 4. As escolas elementares tiveram significativa expansão. 5. A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos. Uma das características do método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas (livro-base, p. 53-60). A oralidade e a memorização foram utilizadas como bases para o aprendizado escolarizado, em vários dos níveis e modalidades. Decorria a compreensão de que o aluno tinha aprendido quando sabia repetir o que determinado autor disse sobre o assunto, em certa obra. A oralidade e a memorização eram esperadas e utilizadas pelos mestres, que tinham os livros como importantes referencias (livro-base, p. 56)
Questão 5/5 - História da Educação
Leia o excerto a seguir:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010, p. 8.
De acordo com o texto apresentado acima, os conteúdos abordados nas teleaulas e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, explique como a verdade é concebida pelos pesquisadores contemporâneos.
	I. Em relação à verdade: As diferentes versões sobre um mesmo acontecimento podem ser reconhecidas pelo historiador como possíveis, porém nem toda explicação é válida. A história na nova perspectiva questiona os fatos históricos e considera importante o tempo e o espaço para compreender a sociedade. “Como principal transformação nas prioridades e preocupações dos pesquisadores podemos destacar a compreensão de que não devemos buscar uma verdade ou “a” verdade em história como se acreditavaantes considerando que os relatos sobre um evento histórico podem ser distintos e que os historiadores também são condicionados social cultural e historicamente ou seja não há como serem absolutamente objetivos e neutros em suas pesquisas e explicações históricas” (livro-base, p. 16-17).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes