Buscar

Compilado de Questões Discursivas AV e AVS de Contabilidade e Mercado de Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contabilidade e Mercado de Trabalho – Questões Discursivas
De acordo com Robbins (2005), citado em nosso livro texto, material que complementa o conteúdo das nossas aulas, há algumas ações que podem ajudar a conquistar a liderança. Enumere em sua resposta pelos três ações típicas de um futuro líder.
Seja confiável, aberto, saiba se comunicar, capacite-se e seja consistente.
Observe a representação gráfica demonstrada abaixo e responda a qual demonstração financeira ela se refere.
	ATIVO
	PASSIVO
	Circulante
	Circulante
	Não Circulante 
	Não Circulante 
	RLP
	
	Investimento
	PL
	Imobilizado
	
	Intangível
	
	Total
	Total
	
	
Balanço Patrimonial
As características e habilidades como: a capacidade de se expressar de forma clara e sintética; boa redação; domínio de recursos de informática; conhecimentos de estatística, encarregado de trabalhar com a área financeira, econômica e patrimonial de uma ou várias pessoas jurídicas (empresas), são responsabilidades do Profissional de Contabilidade. Quais critérios precisam ser ponderados pelo profissional de contabilidade afim de manter o zelo e diligência?
Conduta ética, cuidadosa e honesta.
Lucro Presumido é a forma de tributação simplificada do IR e da CSLL. Descreva dois tipos de contribuintes que estão autorizadas a optar por esta modalidade de tributação.
I - A pessoa jurídica cuja receita bruta total, no ano-calendário anterior, tenha sido igual ou inferior a R$ 48.000.000,00. 
II - As empresas que aderiram ao Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), durante o período em que ficaram submetidas ao REFIS.
O ensino acadêmico da contabilidade no Brasil teve início no século passado. Que nome recebeu e onde foi instalada a primeira escola especializada no ensino da contabilidade no Brasil?
Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo.
De acordo com a estrutura em que se apresenta o Balanço Patrimonial, defina o subgrupo "Investimento" do Ativo Não Circulante, citando um exemplo de conta classificada no segmento.
Corresponde às participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa. Exemplo: ações, bens não relacionados à manutenção da atividade fim, etc.
A contabilidade pode proporcionar ao profissional atual, além de contabilista para as áreas financeira, de custo ou gerencial, outras atividades que seguem uma especialização que as torna autônomas, sem se desvencilhar dos princípios básicos norteadores da ciência contábil. Em sendo assim, cite, pelo menos, 03 (três) atividades que tipicamente podem ser exercidas pelo profissional contabilista.
Perito, auditor, professor, pesquisador, escritor, consultor contábil, analista financeiro, fiscal de tributos, contador público, controlador de arrecadação.
A CVM tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuação dos diversos integrantes do mercado. Destaque em sua resposta dois dos valores mobiliários mais negociados no Brasil são:
Ações, debêntures e quotas de fundos de investimento.
O Balanço Patrimonial é um dos demonstrativos contábeis mais importantes para uma organização. Qual é sua finalidade?
Demonstrar a posição financeira de uma empresa em determinado momento, geralmente um ano. Nele podemos analisar a qualidade e a quantidade dos bens patrimoniais de uma entidade empresária.
A harmonização de padrões contábeis facilita a comunicação, permitindo a comparabilidade das informações. Cite três efeitos positivos esperados da convergência para as normas internacionais de contabilidade:
Maior transparência; Menor risco para o investidor; Estímulo ao ingresso de capital estrangeiro; Facilidade de acesso ao mercado externo; Redução do custo de captação de recursos.
Nenhuma emissão pública de valores mobiliários poderá ser distribuída, no mercado, sem prévio registro na CVM. A partir da assertiva apresentada, cite dois atos que necessitam do aval da CVM para serem negociados.
Distribuição à venda, promessa de venda, oferta à venda ou subscrição, aceitação de pedido de venda ou subscrição de valores mobiliários.
Conforme as intitulações da Lei, o Balanço Patrimonial é composto por três elementos básicos, quais são?
Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
A Contabilidade é definida como um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. Partindo desta definição, qual a importância da harmonização ou internacionalização dos procedimentos contábeis?
Considerando que a contabilidade é a principal linguagem dos negócios, a harmonização ou internacionalização dos procedimentos contábeis se faz necessária para possibilitar a comunicação, haja vista que a ausência de padrões contábeis inviabiliza a comparabilidade das informações.
Qual a diferença entre Trabalho e Emprego?
Trabalho é a transformação de energia em movimento sem importar o resultado a ser alcançado; Emprego pressupõe uma relação entre dois ou mais indivíduos, em que um organiza as ações e o outro executa.
A Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/76) esclarece que há dois tipos principais de sociedades: as sociedades anônimas (S.A.) e as sociedades por quotas de responsabilidade limitada (Ltda.). A partir deste conceito, descreva abaixo os tipos de sociedades anônimas e cite uma característica para cada.
Capital Aberto ­ são as empresas registradas na CVM que têm seus títulos negociados em Bolsa de Valores ou em Mercado de Balcão por intermédio de instituição financeira autorizada. 
Capital Fechado ­ são as empresas cujas ações estão divididas entre poucos acionistas. As ações são vendidas somente através de escrituração de transferência de propriedade no livro de transferências de ações nominativas da companhia.
O Balanço Patrimonial em sua estrutura é composto pelos Ativos, Passivos e o Patrimônio Líquido. Descreva cada um destes componentes, utilizando até 5 linhas para a sua resposta.
ATIVO Apresentado ao lado esquerdo do BP. Evidencia os Bens e direitos da companhia. PASSIVO Apresentado ao lado direito do BP. Contempla todas as obrigações da empresa. PATRIMÔNIO LÍQUIDO Apresentado ao lado direito do BP, compondo o Passivo. Evidencia os recursos dos proprietários aplicados no negócio.
Dentre os valores mobiliários mais negociados no Brasil, temos a "Ação". Conceitue-a em sua resposta:
Título emitido por sociedades anônimas. Quando estas são emitidas por companhias abertas ou assemelhadas, são negociados em bolsa de valores ou mercado de balcão.
Qual são os enfoques da Teoria da Contabilidade?
Fiscal, Legal, Ético, Comportamental e Estrutural
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis surgiu da união de esforços e comunhão de objetivos de algumas entidades. Cite três entidades que idealizaram o CPC.
BOVESPA, Conselho Federal de Contabilidade, IBRACON...
Em relação à Estrutura do Balanço Patrimonial, diga quais contas preenchem adequadamente as lacunas abaixo, a fim de complementar o plano de contas de uma empresa que conta com três contas distintas de disponibilidades: 1. ATIVO 1.1 CIRCULANTE 1.1.1 DISPONÍVEL (A)___________ (B) ___________ (C) _______________
(A) Caixa; (B) Bancos Conta movimento; (C) Aplicações de liquidez imediata
As finalidades fundamentais da Contabilidade referem-se à orientação da administração das sociedades no exercício de suas funções. Portanto, as informações produzidas pela Contabilidade proporcionam o controle e o planejamento de qualquer entidade socioeconômica. De acordo com a assertiva apresentada, discorra sobre o significado de Planejamento, conforme as orientações obtidas em nossas aulas e no material disponibilizado?
Planejamento - a informação contábil é de grande utilidade no processo de decisão sobre as ações que deverão ser tomadas para o futuro da entidade.
Conforme encontra-se definidaa estrutura do Balanço Patrimonial, conceitue o Ativo Circulante e cite dois exemplos de contas que o compõe.
É o subgrupo que compreende as disponibilidades e os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo. Ex.: Caixa, bancos, clientes, estoques.
Qual é a principal função da CVM ­ Comissão de Valores Mobiliários?
Sua função primordial concentra­se na fiscalização das atividades do mercado de valores mobiliários.
No cenário atual, dependemos cada vez mais de informação de qualidade para alcançarmos o sucesso. Nas organizações, já é praticamente impossível não incorporar a tecnologia no Planejamento Estratégico. Cite na sua resposta 3 das TI´s mais utilizadas hoje:
Internet, Intranet, Conference Call, Vídeo conferência...
Aos estudarmos os relatórios contábeis, vimos sobre aqueles que são obrigatórios e os que não são tem sua elaboração exigida pela legislação. Aponte em sua resposta o nome, por extenso, e duas características da DFC.
Demonstração do Fluxo de Caixa. - Quando se comparam as contas recebidas com as contas pagas tem-se o fluxo de caixa realizado. - Quando se comparam as contas a receber com as contas a pagar, tem-se o fluxo de caixa projetado.

Outros materiais