Buscar

simulado1 t

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	
		O desenvolvimento embrionário nos vertebrados leva à formação, em determinado estágio, de certas estruturas que não farão parte do futuro animal. Tais estruturas, os anexos embrionários, desempenham funções variadas. A seu respeito, poderíamos afirmar: I - O saco vitelino, ligado ao tubo digestivo do embrião, tem função de absorção do material nutritivo (vitelo); é formado pela endoderme e pela ectoderme; pode ser encontrado somente nas aves e mamíferos. II - O alantóide, ligado ao intestino posterior do embrião, envolve e protege o embrião contra dessecação e choques mecânicos (pois sua cavidade é cheia de líquido); é formado pela endoderme e pela mesoderme visceral; pode ser encontrado em répteis, aves e mamíferos. III - O âmnio, formado pela ectoderme e pela mesoderme parietal, tem como principal função acumular os produtos de excreção produzidos pelo embrião; pode ser encontrado em peixes, répteis, aves e mamíferos. IV - O cório, formado pela endoderme e pela mesoderme parietal, envolve e protege todo o conjunto (embrião e demais anexos); nos peixes e mamíferos, o cório funde-se ao alantóide formando o alantocório, extremamente vascularizado, o que permite trocas gasosas e a retirada de sais de cálcio da casca do ovo. V - A placenta é um órgão formado por tecidos do cório e do alantóide reunidos a porções do revestimento interno do útero. Produz hormônios e permite a ocorrência de trocas de nutrientes e gases respiratórios entre o embrião e o organismo materno. Só é encontrada nos mamíferos. Está ou estão corretas: 
		Quest.: 1
	
	
	
	
	
	Apenas I e II. 
	
	
	Apenas IV. 
	
	
	I, II, III, IV e V. 
	
	
	Apenas V. 
	
	
	Apenas I e V.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		2.
	
		O neurônio é a principal célula do tecido nervoso. Cada neurônio apresenta componentes estruturais básicos que são essenciais para o funcionamento desta célula. Analise as afirmativas a seguir sobre os neurónios: I- O corpo celular do neurônio armazena os principais componentes citoplasmáticos desta célula. II- Todo neurônio possui um único e longo axónio. III- cada neurônio pode ou não ter curtos prolongamentos celulares denominados de dendritos. Está(ão) correto(s) o(s) item(s): 
		Quest.: 2
	
	
	
	
	
	apenas III.
	
	
	apenas I.
	
	
	apenas II.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e II.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		3.
	
		A fertilização é o processo de fusão dos gametas feminino e masculino. Entretanto, esse processo ocorre em várias etapas. Como consequência da penetração do espermatozoide, o ovócito responde de três formas, respectivamente: 
		Quest.: 3
	
	
	
	
	
	Ativação do óvulo, meiose II, reação acrossômica. 
	
	
	Meiose II, ativação do zigoto, reação cortical. 
	
	
	Reação acrossômica, ativação do óvulo, fertilização. 
	
	
	Reação zonal e cortical, recomeço da meiose II, ativação do metabolismo do óvulo.
	
	
	Fertilização, ativação do zigoto, meiose I.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		4.
	
		Um paciente foi atendido na emergência de uma clínica ortopédica após um impacto forte com outro jogador durante uma partida de futebol. O paciente apresentava dor intensa na região posterior da coxa e havia suspeita de lesão óssea. Porém, os exames radiológicos de imagem demonstraram a ruptura do envoltório externo fibroso presente nos músculos esqueléticos. A ruptura deste envoltório (ou cápsula) mais externo do músculo causou dor intensa, edema e dificuldade para movimentação do membro inferior afetado. Identifique entre als alternativas a seguir qual delas contém o nome deste envoltório externo atingido na lesão e que está presente nos músculos esqueléticos. 
		Quest.: 4
	
	
	
	
	
	Pericôndrio
	
	
	Endomísio
	
	
	Perimísio
	
	
	Endósteo
	
	
	Epimísio
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		5.
	
		A terceira semana do desenvolvimento humano é de extrema importância para a organização do corpo do embrião. São eventos característicos da terceira semana do desenvolvimento:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	
	Fechamento do tubo neural, neuróporos, organização dos arcos branquiais, formação dos brotos dos membros e a formação da cavidade blastocística .
	
	
	Blastulação, a implantação do embrião no endométrio, a formação da blástula e dos dois folhetos germinativos.
	
	
	A segmentação, a blastulação e a gastrulação.
	
	
	A Gastrulação, formação dos três folhetos germinativos, a Neurulação e o desenvolvimento dos somitos.
	
	
	Formação do Blastocisto, que se divide em trofoblasto que origina os anexos embrionários e o embrioblasto, que dará origem ao embrião.

Outros materiais