Buscar

periodo operatorio concreto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Período operatório concreto 
Claudia, Mariana, Luiza, Izabela e Vânia
JEAN PIAGET
INTRODUÇÃO
*Segundo Jean Piaget, há quatro estágios do desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.
*O estudo desses estágios é fundamental para analisar e explicar como ocorrem os processos e quais as características que se formam ao longo do desenvolvimento da criança. 
*A criança, à medida que evolui, se ajusta à realidade e supera de modo cada vez mais eficaz as múltiplas situações com que se confronta.
Piaget afirma que a aceitação da noção de estágio exige determinados pressupostos, tais como:
-Carácter integrado de cada estágio. As estruturas construídas e específicas de determinada idade da criança tornam-se parte integrante da estrutura da idade seguinte;
-Estrutura do conjunto. Os elementos constituintes de determinado estágio estão intimamente ligados entre si e contribuem conjuntamente para caracterizar determinada conduta;
-Todo o estágio tem um nível de preparação e um nível de consecução. O estágio não surge definido e acabado, mas evolui no sentido da sua superação.
-As crianças podem iniciar e terminar determinado estágio em idades diferentes. O período estabelecido para delimitar os estágios é médio.
Estágio das operações concretas (7 a 11 anos)
*Para Piaget é neste estágio que se reorganiza verdadeiramente o pensamento. As crianças começam a ver o mundo com mais realismo, deixam de confundir o real com a fantasia e adquirem a capacidade de realizar operações (ação interiorizada, realizada no pensamento composta por várias ações; reversível - pode voltar ao ponto de partida). 
*Consegue realizar operações, no entanto, precisa de realidade concreta para realizar as mesmas, ou seja, tem que ter a noção da realidade concreta para que seja possível à criança efetuar as operações.
Características do estágio de Operações Concretas:
Raciocínios tornam-se lógicos 
Realiza classificações 
 Noção de conservação (mantém magnitude apesar transformação) 
Reversibilidade (realiza operações inversas) 
 Consciência das regras 
 Relações cooperativas 
Idade: 7 a 11 anos. 
Egocentrismo 
Jogos de Regras (Jogo simbólico é coletivo) 
 
Distanciamento da fantasia 
Conhecimento transformando em conceitos
 
Operações mentais 
METODOLOGIA UTILIZADA
Foram realizados teste relativos ao período operatório concreto em três crianças: Sujeito 1( S1) de 11 anos; Sujeito 2 ( S2) de 9 anos e Sujeito 3 (S3) de 8 anos.
O teses foram realizados em dois ambientes: o primeiro, na residência de S1, o segundo em um consultório de psicopedagogia.
Provas piagetianas aplicadas:
1) Conservação de Pequenos Conjuntos 
2) Conservação de Superfície
3) Conservação de Quantidade de Liquido
4) Conservação de Quantidade de Matéria
5) Conservação de Peso
6) Predição
7) Conservação de Comprimento 
8) Mudança de Critério (dicotomia)
9) Inclusão de Classes
10) Interseção de Classes
11) Seriação de Palitos
12) Combinação de Fichas
Conservação de Pequenos Conjuntos
OBJETIVO: avaliar a percepção da criança frente aos objetos de diferentes cores posicionadas em linhas paralelas. Deste modo podemos observar a noção de quantidade na visão da criança. 
RESULTADO: S1, S2 E S3 concluíram que mesmo após os distanciamento dos círculos azuis a quantidade de círculos vermelhos e azuis permanecia igual.
Conservação de Superfície
OBJETIVO: avaliar a percepção da criança em relação à conservação da superfície e perceber se a criança consegue comparar se a quantidade de comida disponível nos pastos permanece igual, em razão da maneira como são dispostos os quadrados vermelhos nos pastos.
RESULTADO: S2 conclui que no pastos em que as casas se encontram mais próximas umas das outras, a vaca teria mais pasto disponível pra comer. Não afirmam que a área da superfície se conserva.
 S1 e S3 afirmam que independente da forma como é colocado os quadrados vermelhos, se for colocado a mesma quantidade de um lado e de outro, a superfície se conserva, ou seja as vaquinhas comeriam o mesmo tanto nos dois pastos.
Conservação de Quantidade de Líquido
OBJETIVO: avaliar a percepção da criança sobre a conservação de quantidade de líquidos usando recipientes diferentes, sempre estimulando-a a manter o mesmo raciocínio em todas as provas. Analisa-se se a criança entende que quantidade de líquido permanece a mesma após colocar um dos recebimentos em outro mais comprido, mais largo ou em quatro recipientes iguais.
 
RESULTADO: S1, S2 e S3 avaliaram que nas três situações em que mudaram o recipiente, a quantidade de líquido permanecia constante. Todos justificaram que a quantidade permanece e o que mudou foi a forma.
Conservação de Quantidade de Matéria
OBJETIVO:  avaliar a maneira com que a criança distingue a quantidade de matéria em formas distintas. Observar se a crianças mesmo após mudar a forma de uma das massinhas ( comprida, achatada ou quatro bolinhas) consegue concluir que a quantidade permanece a mesma.
RESULTADO: S1, S2 e S3  perceberam que a quantidade de massinha permanece a mesma e explicam que "antes as duas bolinhas eram iguais,  mudou só o tamanho".
Conservação de Peso
OBJETIVO: avaliar qual entendimento da criança quando o assunto é peso. Para isso, se utiliza uma balança com duas cestinhas e massinhas, mudando sempre as formas para avaliar a compreensão de diferenciação de peso. 
RESULTADO: S1, S2 e S3 concluíram que mesmo com a mudança da forma, o peso da massinhas permanecia o mesmo. Souberam avaliar corretamente situações em que uma das cestinhas ficou mais pesada.
Predição
OBJETIVO: Perceber a capacidade da criança de avaliar e antecipar a possibilidade de um fenômeno ocorrer. Se ela consegue constatar que a probabilidade de tirar uma peça verde é maior, por se encontrar em maior quantidade.
RESULTADO: S1, S2 e S3 responderam que havia mais círculos verdes. No entanto, S3 supôs ter retirado a bolinha roxa, já vez era a cor que mais gostava, quando viu que havia retirado o círculo verde disse " entendi! Temos mais chance de tirar o círculo verde, porque ele tem mais". S2 acertou quase todas as cores que retirou, iniciou dizendo que retiraria uma amarela, depois um roxa, depois uma verde e foi o que a conheceu, no final retirou uma verde ao invés da cor que tinha falado e justificou que era porque tinha mais verde. S3 concluiu de forma rápida que a chance de retirar o verde era maior, já que era em maior quantidade.
Conservação de Comprimento 
OBJETIVO: perceber a noção de comprimento que a criança possui ao se colocar duas correntes de tamanhos diferentes, paralelas, sendo uma maior que a outra e depois alterar a disposição de uma das correntes.
RESULTADO: S1, S2 e S3 avaliaram que a corrente maior realmente era a maior e mesmo após ser embolada ela permanecia sendo a maior das correntes.
Mudança de Critério (dicotomia)
OBJETIVO: avaliar o desempenho da criança para reunir as formas semelhantes conforme um critério, depois mudar o critério e reunir as formas de novo.
RESULTADO: S1, S2 e S3 escolheram a cor como o primeiro critério para divisão e por fim escolheram a forma das fichas. Vale destacar que S2 pegou com as pontas dos dedos ficha por ficha na hora de separar, enquanto S1e S3 reuniram montantes maiores na hora de colocar na caixa e foram mais rápidos na execução da prova.
Inclusão de Classes
OBJETIVO: avaliar se a criança sabe identificar e diferenciar a quantidade de rosas e margaridas. Depois se ela consegue incluir as rosas e margaridas dentro da classe de flores, a partir de perguntas como: " há mais margaridas ou flores?". O mesmo deve se ser avaliado com as tartarugas e os camelos, contudo nesse caso a quantidade dos dois animais é igual, já no outro, havia 10 margaridas para 3 rosas.
RESULTADO:  S1, S2 e S3 afirmaram que há mais margaridas que rosas e que existe mais flores que margaridas, uma vez que flores correspondia
a todo o conjunto. Depois S2 e S3 afirmaram que é igual a quantidade de camelo e tartaruga e que havia mais animais. S3 não contou a quantidade de tartarugas e camelos e concluiu que haviam mais camelos, mas concluiu que havia mais animais no total. Ao final da prova S3 contou e falou "ah eu errei, tem a mesma quantidade de camelos e tartarugas".
16
Interseção de Classes
OBJETIVO: avaliar a percepção da crianças em relação a quantidade dos elementos presentes, capacidade de fazer comparações e responder qual cor, forma predominava e se havia algum elemento em mesma quantidade que outro. 
RESULTADO: S1, S2 e S3 demonstraram utilizar o raciocínio pra responder, pensavam e observavam as figuras com atenção, contavam mentalmente. E responderam de forma correta qual cor tinha mais, que a quantidade de círculos azuis, vermelhos e quadrados eram iguais e que havia mais círculos que quadrados.
Seriação de Palitos
OBJETIVO: avaliar a capacidade da criança para ordenar uma sequência de palitos de tamanhos variados de acordo com o critério tamanho, em geral, do menor para o maior.
RESULTADO: S1 fez a sequência do menor para o maior deixando um espaço entre os palitos. S2 ordenou os palitos com o objetivo de seguir uma sequência de tamanho do menor para o maior mas não estabeleceu uma base fixa e reta, com isso seus palitos ficaram ordenados de forma aleatória. S3 rapidamente ordenou os palitos em sequência do menor para o maior.
Combinação de Fichas
OBJETIVO: avaliar a capacidade da criança de fazer o maior número de combinações possíveis de pares de cores, sem repetir as combinações.
RESULTADO: S1, S2 e S3 conseguem fazer as combinações, em média 10, 12 combinações, mas não consegue prever o número de combinações possíveis, se esqueceram das combinações que já haviam feito e as repetiam algumas vezes.
Se no estágio anterior (pré operatório) a criança não conseguia perceber que a quantidade era a mesma independentemente do formato, neste estágio (operatório concreto) elas já percebem que a quantidade não varia com a forma, pois já compreendem a noção de volume, bem como peso, espaço, tempo, classificação e operações numéricas.
RELAÇÃO ENTRE AS PROVAS PIAGETIANAS E O ESTÁGIO DE OPERAÇÕES CONCRETAS
CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADE:
Seriação de Palitos:
Consiste em considerar as diferenças entre os elementos de uma mesma classe e ordenar essas diferenças de uma maneira crescente ou decrescente. A criança no estagio operações concretas já tem condições de seriar e comparando os tamanhos, analisando pelas pontas qual é o mais comprido. Ordena séries considerando duas dimensões ao mesmo tempo (ex: altura e espessura).
INCLUSÃO DE CLASSES:
A criança nesse estágio entende que tanto as tulipas quanto as margaridas são flores, tende a responder corretamente as perguntas, mas elas se espantam com a 1a pergunta: "Nesse ramos tem mais margaridas ou mais flores?
COMBINAÇÃO DE FICHAS: A criança desse estagio faz combinações mas não consegue prever o número total de combinações.
MUDANÇA DE CRITÉRIO: A criança no estagio operações concretas consegue fazer a classificação em dois critérios diferentes.
PREDIÇÃO: A criança faz avaliações, antecipando as possibilidades de um processo sistemático, ordenado.
INTERSEÇÃO DE CLASSES : A criança deste nível de pensamento tem acerto preciso desde o primeiro momento, a todas as perguntas: classes não selecionadas, de inclusão e de intersecção.
Fatores determinantes na transição do Pré Operatório - Operatório Concreto 
Aquisição de várias conservações: 
Entendimento que certas propriedades (quantidade, número, comprimento, etc.) são conservadas (não variam) em função de certas transformações (divisão em partes menores, mudanças na forma ou localização) 
 “Trata-se de aplicação de modelos lógicos e matemáticos que foram considerados úteis por Piaget para descrever a natureza psicológica ou as estruturas cognitivas reais. A estrutura lógica-matemática é modelo da estrutura cognitiva” 
Espaço - organiza-se pela organização diferenciada dos vários espaços. A criança vai conhecendo os vários espaços nos quais interage, organizando-os. Também aqui está presente a reversibilidade do real, onde o conceito de espaço está relacionado com o conceito de operação. O espaço isolado por si só não existe.
- Tempo -  não há reversibilidade do real, o tempo existe apenas no nosso pensamento, os acontecimentos sucedem-se num determinado espaço, e o tempo vai  agrupando-os.
- Peso - para que a criança domine este conceito é fundamental que compare diversos objetivos para os poder diferenciar.
- Classificação - primeiro a criança tem que agrupar os objetos pela sua classe e tamanho, depois os classificar e consequentemente adquirir conceitos.
- Operações numéricas - primeiro a criança aprende o conceito de número e seriação, por volta dos sete anos, depois a classificação da realidade, mas essa classificação vai variando conforme a aprendizagem que ela vai fazendo ao longo do tempo.
- A criança usa lógica e raciocínio na manipulação de objetos concretos. Duas características são marcantes na sua forma de raciocinar:
- REVERSIBILIDADE: Capacidade de anular uma transformação realizada voltando aos elementos iniciais do problema.
- DESCENTRAÇÃO: Capacidade de observar vários aspectos de um objeto ou de uma relação entre objetos. 
CARACTERÍSTICAS:
Resultante dessas características, observa-se que uma criança nesta faixa etária apresenta:
NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO:
Capacidade de perceber que a quantidade de matéria de um objeto não se modifica quando sua configuração é alterada.
-  Conservação de substância; 
-  Conservação de peso; 
-  Conservação de volume; 
CLASSIFICAÇÃO:
A criança já agrupa objetos utilizando como critério mais de uma característica.
- Termos de relação: criança compreende que um objeto pode ser comparado ao outro: maior, menor, direita, esquerda, mais alto, mais baixo;
- Relação de pertinência: capacidade de perceber características que permitem dizer se um elemento pertence ou não a uma classe;
- Relação de inclusão: capacidade de estabelecer uma relação da parte com o todo, através de uma hierarquia de classes disjuntas.
-Apesar de neste estágio a criança já conseguir efetuar operações corretamente, precisa ainda de estar em contato com a realidade, por isso o seu pensamento é descritivo e intuitivo, ou seja, parte do particular para o geral. 
-Ao longo deste período já não tem dificuldade em distinguir o mundo real da fantasia. A criança já interiorizou algumas regras sociais e morais e, por isso, as cumpre deliberadamente para se proteger. 
-Progressivamente a criança começa a desenvolver capacidade de se colocar no ponto de vista do outro, descentralização cognitiva e social. 
Transição no Estagio Operações Concretas:
-É nesta fase que a criança começa a dar grande valor ao grupo de pares, por exemplo, começa a gostar de sair com os amigos, adquirindo valores tais como a amizade, companheirismo, partilha, etc., começando a aparecer os líderes.
-Nesta fase deixa de existir monólogo passando a haver diálogo interno. 
-O pensamento é cada vez mais estruturado devido ao desenvolvimento da linguagem. 
-A criança tem já mais capacidade de estar concentrada, e algum tempo interessada em realizar determinada tarefa.
 
A aplicação das provas piagetianas e fundamental e enriquecedora tanto para psicólogos como educadores, pois possibilita :
*Psicólogos: Compreender quais processos mentais que a criança adquiriu na fase e quais as limitações que permanecem em seu raciocínio. 
*Educadores: Fazer análise do conteúdo programático e da metodologia de ensino usada – verificar que medidas são adequadas às possibilidades das crianças.
Para nos, futuros psicólogos, foi bastante útil a realização deste trabalho uma vez que permitiu pensar num tema sobre a identidade da pessoa que vive em sociedade e como funciona o raciocínio das crianças a partir dos experimentos realizados. 
 
CONCLUSÃO
 Percebemos que as crianças
que entrevistamos, em geral, pensaram de acordo com o estágio apropriado à sua idade, operações concretas. Às vezes, foi constatado um pensamento próprio do estágio seguinte, operações formais, pois a criança também está evoluindo sozinha sem pressões do exterior.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais