Buscar

segundo ciclo pol 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Inquérito Policial
Leia o texto abaixo e depois responda:
“O Código de Processo Penal não faz referência expressa ao ato de indiciar, mas a Lei 12.830/2013 no art. 2º, § 6º, consolidou o indiciamento como o ato privativo do delegado de polícia, por meio do qual atribui a alguém a condição de autor ou partícipe de uma infração penal, indicando as circunstâncias de sua ocorrência, em outras palavras, representa a convicção da autoridade policial quanto à provável autoria do delito investigado”. (AVENA, Norberto. Processo penal esquematizado. 6ª. ed. São Paulo: Método, 2014, p. 216).
O ato de indiciar gera consequências para o investigado (indiciado), sobre o assunto é corretoafirmar:
De acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando – as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
( V  ) Ser indiciado é ser apontado como autor do crime pelos indícios colhidos no inquérito policial, bem como ter registrado tal delito na folha de antecedentes, mesmo que o inquérito seja arquivado, logo o indiciamento deve basear-se em provas suficientes para isso.
(V   ) O indiciado é sujeito passivo na fase pré-processual e será assim chamado até o arquivamento do inquérito ou quando do recebimento da denúncia que passará a ser chamado de réu ou acusado.
( V ) O ato de indiciar gera consequências para o investigado, em especial o registro da imputação em seus assentamentos pessoais conforme descreve o artigo 23 do Código de Processo Penal.  Ao fazer a remessa dos autos do inquérito ao juiz competente, a autoridade policial oficiará ao Instituto de Identificação e Estatística, ou repartição congênere, mencionando o juízo a que tiverem sido distribuídos, e os dados relativos à infração penal e à pessoa do indiciado. Assinale a alternativa abaixo que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F, V, F
	
	B
	V, V, V
	
	C
	F, V, V
	
	D
	V, V, F
	
	E
	F, F, V
Questão 2/5 - Inquérito Policial
Realize a leitura do texto abaixo e responda o que se pede:
Trata-se de um procedimento investigativo onde não há partes, não existe acusação e não existe necessariamente defesa. Portanto, não é o objetivo desse procedimento condenar ou acusar quem quer que seja ou mesmo absolver. (...) outra característica muito importante desse procedimento é a discricionariedade dos atos investigativos, justamente por não configurar um processo.  Estamos nos referindo ao:
	
	A
	Processo judicial.
	
	B
	Inquérito policial.
	
	C
	Processo seletivo.
	
	D
	Contraditório.
	
	E
	Reincidente.
Questão 3/5 - Elementos do Direito Penal
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
O Direito penal, também conhecido como Direito criminal, é o ramo do direito público dedicado às normas emanadas pelo Poder Legislativo para reprimir os delitos, lhes imputando penas com a finalidade de preservar a sociedade e proporcionar o seu desenvolvimento (FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 594).
Quanto ao direito penal, é correto afirmar:
De acordo com os estudos realizados e a apostila básica indicada para esta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando – as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta: 
(   V ) A principal utilidade do direito penal é compreender a ação praticada pelo indivíduo no momento do crime.
( V  ) As teorias desenvolvidas ao longo do tempo, sob a égide dos princípios norteadores do Estado Democrático de Direito visam maior justiça na imputação do fato criminoso.
( F  ) Para definirmos se um fato é crime ou não, utilizamos a teoria maior do direito penal: A teoria finalística moderna mista.
( F  ) O equilíbrio entre o Estado (jus puniendi), os princípios norteadores do Estado Democrático de Direito não é necessário, e os institutos do Direito Penal não precisam garantir a segurança jurídica e a legalidade a todos os cidadãos. Assinale a alternativa abaixo que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V, V, F, F
	
	B
	V, F, F, F
	
	C
	F, V, F, F
	
	D
	V, V, V, F
	
	E
	V, V, F, V
Questão 4/5 - Elementos do Direito Penal
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
 "A história do direito penal é a história da humanidade. Ele surge com o homem e o acompanha através dos tempos, isso porque o crime, qual sombra sinistra, nunca dele se afastou.” (NORONHA, Magalhães E. Direito Penal – vol. São Paulo: Saraiva, 1991). 
De acordo com os estudos realizados e a apostila básica indicada para esta disciplina, escolha a alternativa abaixo que completa corretamente a seguinte sentença:
A previsão legal dessa classificação, chamada critério dicotômico, está no art. 1º da Lei de Introdução do Código Penal (LICP):
“Considera-se _CRIME_ a infração penal a que a lei comina pena de reclusão ou de detenção (...); considera-se __CONTRAVENÇÃO a infração penal a que a lei comina pena de prisão simples ou multa (...)”
	
	A
	crime, delito
	
	B
	delito, crime
	
	C
	crime, contravenção
	
	D
	contravenção, crime
	
	E
	crime hediondo, crime comum
Questão 5/5 - Elementos do Direito Penal
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
Todos hão de saber, porque sentirão, o que devemos exprimir pela palavra crime. Julgamos criminologicamente, quando irrompe dentro de nós, diante de certos fatos, a sentença 'isto é um crime'! Este clamor provém da civilização que não se limita a 'invólucro dentro do qual arde a paixão selvagem do homem' (Carlyle). Há até uma sistematização subjetiva lançada na consciência humana através de um direito natural que ficou no verbo e agora será conquista, convicção, ação (LYRA, Roberto apud NUCCI, Guilherme de Souza. Criminologia, p.62-63).
De acordo com os estudos realizados e a apostila básica indicada para esta disciplina, correlacione as colunas a seguir, considerando os conceitos acerca do crime:
I - quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.
II – a conduta inicial é dolosa, sobrevindo, contudo, resultado ilícito involuntário (culposo).
III – o agente não tinha a intenção de produzir o resultado, mas este era previsível.
IV - a vontade do agente não está dirigida para a obtenção do resultado; o que ele quer é algo diverso, mas, prevendo que o evento possa ocorrer, assume assim mesmo o risco de causá-lo (consente com o resultado).
(  III   ) crime culposo. (  I   ) crime doloso. (  IV   ) dolo eventual. (   II  ) crime preterdoloso.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
	
	A
	III, I, II, IV
	
	B
	I, III, II, IV.
	
	C
	I, III, IV, II
	
	D
	I, II, III, IV
	�
	E
	III, I, IV, II
_1540912744.unknown
_1540912787.unknown
_1540912832.unknown
_1540912835.unknown
_1540912836.unknown
_1540912833.unknown
_1540912789.unknown
_1540912791.unknown
_1540912831.unknown
_1540912788.unknown
_1540912747.unknown
_1540912748.unknown
_1540912786.unknown
_1540912745.unknown
_1540912667.unknown
_1540912670.unknown
_1540912671.unknown
_1540912743.unknown
_1540912668.unknown
_1540912622.unknown
_1540912623.unknown
_1540912666.unknown
_1540912619.unknown
_1540912620.unknown
_1540912617.unknown

Outros materiais