Buscar

Organização E Políticas De Saúde Aula 04

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201201939211)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Para que se integre a figura do crime, é necessário que a conduta contrária ao dever conduza a um resultado de DANO ou PERIGO. Não haverá dano, seja pessoal, material ou moral. Portanto o profissional enfermeiro deve ser prudente, cuidadoso e conhecedor de sua profissão em seu pleno exercício.Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro.
	
	
	 
	Pode revelar o segredo: 4º. Quando o bem do depositário o exige (o bem do próprio profissional de enfermagem): casos que o enfermeiro é ameaçado de chantagem por parte do cliente. OBS: Mesmo nestas situações exige-se uma série de condições que precisam ser observadas, tais como: - Revelar o que for estritamente necessário para a solução do problema.
	
	Divulgar em maior número de pessoas ou entidades possíveis apenas aquelas que poderão de fato, colaborar para a solução do problema.
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	
	Pode revelar o segredo: 1º. Quando o dano não o permite, entretanto é prudente avaliar as condições emocionais do paciente e não chamar um colega para testemunhar.
	
	Pode revelar o segredo: 2º. Quando o bem comum exige: comércio de tóxico, paciente não portador de doença infecto contagiosa.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201865184)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	O parágrafo único do artigo 45 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem permite, nos casos previstos em Lei, que o profissional decida participar ou não no ato abortivo. As situações previstas no Código Penal Brasileiro são aquelas em que:
	
	
	
	o aborto tem indicação eugênica, econômica ou social/sentimental.
	 
	a mãe corre risco de vida ou a gestação é decorrente de estupro
	
	a gestação é indesejada porque a mãe adquiriu, durante a gravidez, doença lesiva ao feto.
	
	o aborto é terapêutico, eugênico ou por motivo social.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201864130)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Em relação à conduta ética dos profissionais de enfermagem, é um direito do enfermeiro junto à pessoa, família e coletividade:
	
	
	
	executar ou participar da assistência à saúde sem o consentimento da pessoa.
	
	negar assistência em situação que se caracterize como emergência
	 
	ter acesso às informações relacionadas à pessoa, necessários ao exercício profissional.
	 
	prestar assistência sem discriminação de qualquer natureza.
	
	registrar no prontuário do paciente as informações indispensáveis ao processo de cuidar.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201865180)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 4)       Saiba  (0)
	
	De acordo com o Código de Ética de Enfermagem no Artigo 88, são consideradas infrações graves as que provoquem:
	
	
	 
	morte.
	
	amputação.
	
	deformidade permanente.
	 
	perigo de vida.
	
	desconforto físico.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201871569)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem:¿Receber salário ou honorários pelo seu trabalho que deverá corresponder, no mínimo, ao fixado por legislação específica¿, faz parte do capítulo intitulado:
	
	
	
	Deveres Disciplinares
	
	Penalidades
	 
	Princípios Fundamentais
	
	Deveres
	 
	Direitos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201939245)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Em virtude de dizer que em algumas situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro QUANTO A CONDUTA.
	
	
	
	Pode revelar o segredo: 2º. Quando o bem comum exige: comércio de tóxico, paciente não portador de doença infecto contagiosa.
	
	Quando a não ¿ revelação da informação pode pôr em risco a vida de outra(s) pessoa(s) identificável (eis), o rompimento do segredo profissional não é obrigatório.
	
	O segredo profissional fundamenta-se na confiança, na confidência, na moral, na ética, na beneficência, na autonomia , na veracidade nos aspectos sociais e na justiça.
	 
	O núcleo do tipo é revelar, empregado no sentido de contar a uma pessoa o que sabe. Basta que o segredo seja revelado a uma só pessoa, por qualquer meio. Uma carta, um telefonema, numa conversa qualquer.
	
	A revelação ADEQUADA de um segredo ou inadvertidos comentários em corredores ou enfermarias pode prejudicar a recuperação do paciente, pode trazer intranqüilidade ou desespera-lo, podendo não leva-lo a prática de um suicídio.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201936211)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos, consistente em revelar alguém, sem justa causa, fato de conhecimento restrito a reduzido número de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, desde que da revelação possa resultar dano a outrem. Vide divulgação de segredo. Violação de segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos (pessoa) consistente em revelar a alguém, sem justa causa, fato conhecido de número restrito de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem.A Inobservância do Segredo Profissional pela equipe de enfermagem diz respeito a assuntos.(Artigo 29 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem), Marque a opção correta.
	
	
	
	Relativos aos serviços e equipamentos utilizados para a assistência de enfermagem
	
	Relacionados com os pacientes em seus domicílios e na comunidade
	
	Crime contra a inviolabilidade dos segredos e da coletividade
	 
	Relacionados com o paciente e a Instituição, em razão do próprio trabalho.
	 
	Relacionados com os pacientes e seu estado de saúde
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201937692)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	O Profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões. O Profissional de Enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética. O Profissional de Enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção da saúde do ser humano na sua integridade, de acordo com os princípios da ética e da bioética. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de:Marque a opção correta abaixo, a respeito do segredo profissinal.
	
	
	 
	Procurar adequar as normas de qualidade dos cuidados às necessidades concretas da pessoa; Manter a atualização esporádica dos seus conhecimentos empíricos e utilizar de forma competente as tecnologias, sem esquecer a formação permanente e aprofundada nas ciências humanas e ao segredo profissional.
	
	Nenhuma das afirmativas acima contemplam o segredo profissional
	
	Não garantir a qualidade e assegurar a continuidade dos cuidados das actividades que delegar, assumindo a responsabilidade pelos mesmos; Abster-se de exercer funções sob influência de substâncias susceptíveis de produzir perturbação das faculdades físicas ou mentais e revelando o segredo profissional.
	 
	Assegurar, por todos os
meios ao seu alcance, as condições de trabalho que permitam exercer a profissão com dignidade e autonomia, comunicando, através das vias competentes para o enfermeiro, e que o mesmo mantenha o segredo que lhe fora confiado.
	
	O enfermeiro procura, em todo o ato profissional, a excelência do exercício, assumindo o dever de: Não analisar regularmente o trabalho efetuado e reconhecer eventuais falhas que mereçam mudança de atitude de coletividade no segredo profissional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais