Buscar

AV2 PSCOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCA0323_AV2_201001372123 » PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201001372123 - NATASHA CHRISTIE FERREIRA MAGIOLO
	Professor:
	MICHEL SHPIELMAN
	Turma: 9003/BJ
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 20/11/2013 19:59:58
	
	 1a Questão (Ref.: 201001544737)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para Chomsky e os Psicolinguistas, a Linguagem é:
		
	 
	Consequência de uma pré-programação cerebral para esta função.
	
	Proveniente de uma aprendizagem por condicionamento.
	
	Uma forma complexa de expressar o pensamento.
	 
	Determinada fundamentalmente por aspectos do inconsciente.
	
	Um processo artificial e por isso só existe na espécie humana.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001604756)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Algumas estruturas de linguagem são frequentemente utilizadas pelas pessoas em seus discursos e se forem devidamente trabalhadas podem não só esclarecer o conteúdo do discurso como influir de modo decisivo neste mesmo discurso. O padrão onde se transformam situações específicas em genéricas é chamado:
		
	
	NOMINALIZAÇÕES
	 
	GENERALIZAÇÕES
	
	PRESSUPOSIÇÕES
	 
	ELIMINAÇÃO
	
	LEITURA DE MENTE
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001549069)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A história de nossa colonização explica porque as pessoas, pelo senso comum, entendem Cultura como formação clássica erudita. Qual dos argumentos abaixo melhor se adequa a esta afirmativa:
		
	 
	Com a colonização a Cultura nativa foi renegada, sendo a Cultura do colonizador imposta como a única existente.
	
	A Cultura europeia foi considerada pelos nativos como melhor do que a que eles possuíam antes da colonização e passaram a admirá-la.
	
	Com a colonização tivemos acesso a clássicos europeus que não teríamos se nossos colonizadores não fossem cultos e letrados.
	 
	A população passou a identificar os códigos culturais dos colonizadores como símbolos de repressão e opressão.
	
	A formação clássica é uma forma de Cultura mais refinada e sofisticada do que a moderna.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001604748)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que tenhamos uma atitude formada frente a um objeto, três componentes precisam estar intercalados. O componente formado pelo conjunto de informações, crenças, conhecimentos, aprendizagens e demais experiências cognitivas que possibilitam à pessoa a construção de algum esquema representacional do objeto é chamado:
		
	
	componente comportamental
	
	componente social
	
	componente assertivo
	 
	componente cognitivo
	
	componente afetivo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001604520)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Kurt Lewin na década de 30 iniciou os estudos dos processos relacionais sob a ótica do conhecimento científico da Psicologia. Esses processos que eram entendidos somente como interiores e pessoais passam a ser compreendidos praticamente de maneira oposta. Dentre os principais processos psíquicos que hoje podemos considerar como determinados pelas relações interpessoais temos: o outro como fator de segurança. Identifique nas alternativas abaixo a afirmativa correta relacionada a este processo psíquico.
		
	
	processo psíquico baseado na concepção das teorias culturalistas.
	 
	processo psíquico proveniente do comportamento infantil, aonde há uma total dependência de um adulto.
	
	processo psíquico cuja concepção é baseada em conceitos pelos quais a personalidade é exclusivamente um produto da interação social.
	 
	processo psíquico em que o outro é visto como modelo e o sentimento de normalidade se dará em função da equiparação da pessoa com o senso comum.
	
	processo psíquico em que a ação é a realização de uma intenção e toda realização será vinculada ao contexto relacional que motivou a intenção.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001555851)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Moscovici considerou haver duas classes distintas de universos de pensamento que são próprias das culturas: os consensuais e os reificados. Diferencie esses universos e esclareça a importância da atuação conjuntas desses dois universos.
		
	
Resposta: Pensamento consensual é aquele pensamento formado. Tem suas próprias características e os grupos não intervêm ou até mesmo conseguem modificá-lo. Os reificados são aqueles que se modificam. Não é sólido, ou seja, tem fácil manipulação. Esses dois tipos de pensamentos se ligam por conter equilíbrio. O pensamento consensual ajuda o reificado a controlar seus aspectos e dá incentivo para a criação de novas maneiras de pensar e se estruturar. Os consensuais já tem seu pensamento formado, ideias fixas, não se deixam influenciar facilmente com outros grupos sociais ou outras formas de pensamento. Tem comportamentos importantes para a sociedade, ajudando a dar equilíbrio, com isso, dando apoio importante para os reificados, que não possuem pensamentos fixos e são manipuláveis. Cada cultura possui maneiras distintas de pensamentos. Cada grupo com características e formas diferentes de criação e pensamentos. Essas duas formas de pensamentos, ligados, passam a interagir, tanto em conjunto, como com a sociedade. Dando envolvimento e criação, até mesmo, de novas culturas e descoberta delas. Os consensuais possuem culturas distintas, com opiniões e valores formados, já os reificados tem uma mistura de cultura com maneiras diferentes de pensamento, sem um objetivo específico.
	
Gabarito:
No universo consensual, a sociedade é vista como um grupo de pessoas que são iguais e livres, e, na medida em que cada um tem possibilidade de falar em nome do grupo, presume-se que nenhum membro possua competência exclusiva. Nesse universo, a sociedade é uma criação visível, contínua, permeada de sentido e finalidade, na qual o ser humano que age e reage é a medida de todas as coisas. Aos universos consensuais correspondem as atividades intelectuais da interação cotidiana; nos bares e locais públicos, onde as pessoas podem falar à vontade, produzem-se e circulam as representações sociais.
 Nos universos reificados produzem-se e circulam as ciências e o pensamento erudito, o rigor lógico e metodológico. A sociedade é transformada em um sistema de entidades sólidas, básicas, invariáveis, que são indiferentes à individualidade e não possuem identidade. A sociedade ignora a si e suas criações, que ela vê somente como objetos isolados, tais como pessoas, ideias, ambientes e atividades. Assim, a sociedade é vista como um sistema de diferentes papéis e classes, cujos membros são desiguais.
 Somente a competência adquirida determina seu grau de participação de acordo com o mérito, seu direito de trabalhar, por exemplo, como médico ou como psicólogo, ou de se abster desde que eles não tenham competência na matéria.
 As ciências impõem sua autoridade no pensamento e na experiência de cada pessoa e decide, em cada caso, o que é verdadeiro e o que não é. De acordo com Moscovici, ambos os universos atuam juntamente para moldar a realidade.
Na sociedade moderna, o novo é trazido por meio dos universos reificados e de novas descobertas e invenções. A exposição ao novo introduz a não familiaridade. Dessa maneira, uma realidade social, segundo a Teoria das Representações Sociais, surge quando o novo ou não familiar são incorporados aos universos consensuais, passando a operar os processos pelos quais passa a ser familiar, tornando-se conhecido.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001601847)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em função dos objetivos de uma entrevista ela pode ser de dois tipos:
		
	 
	Opinião ou Perfil.
	
	Informativa ou Recreativa.
	
	Opinião ou Informação.
	
	Perfil ou Confronto.
	
	Política ou Lazer.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001604528)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando um grupo se forma, alguns processos relacionais passam a atuartanto na direção do sujeito para o grupo como do grupo para o sujeito. Identifique nas alternativas abaixo a afirmativa correta relacionada ao processo relacional chamado de liderança.
		
	
	É o processo pelo qual diferenças individuais de poder pessoal são anuladas pela integração de seus membros.
	
	Representa o conjunto subjetivo de atributos organizados e construídos pela função do sujeito no grupo.
	 
	É fruto da interação entre os membros do grupo e surge em função de seus objetivos.
	
	É a pressão resultante das forças que agem sobre o sujeito para que este permaneça ligado ao grupo.
	 
	Refere-se ao nível de acesso e influência direta exercida por um membro do grupo em relação aos demais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001571638)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A partir do que existe na literatura sobre formação e mudança de atitudes pela comunicação, analise as seguintes afirmações e indique qual em sua opinião é a única incorreta:
		
	 
	Atitudes não são comportamentos. Atitudes produzem comportamentos através dos componentes afetivos e das experiências pessoais do indivíduo.
	
	Para que um ser humano tenha uma atitude formada frente a um objeto, três componentes precisam estar intercalados: componente cognitivo, componente afetivo e componente comportamental.
	
	O conceito de atitude tem sido, em função de sua utilização leiga, confundido com a ação ou o comportamento que surge como consequência da existência de uma intenção em relação a algo.
	 
	Pode-se prever a atitude de alguém se por acaso se souber qual o comportamento que o sujeito expressou frente a um determinado objeto.
	
	Atitudes são sentimentos pró ou contra um objeto social, produzidos por um sistema de crenças e cognições e que predispõem o indivíduo a ações coerentes em relação a este objeto social.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001609896)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Nos anos 30, influenciados pelo clima do período entre as duas grandes guerras mundiais, teóricos americanos da comunicação sustentavam a chamada ¿teoria hipodérmica¿. Posteriormente, esta perspectiva foi sendo alterada para modelos como o proposto por McLuhan, e para a teoria dos contratos de Hernandez. Em que se basearam estas mudanças e quais as principais transformações entre estes modelos ?
		
	
Resposta: Sabe-se que a teoria hipodérmica tinha como característica induzir um grupo de pessoas a seguir um único ideal. Com mudanças, essa característica mudou de rumo, e novas teorias foram criadas. Alguns estudiosos acreditavam que, se cada vez mais pessoas seguissem apenas um ideal, seria importante para a mudança da sociedade. E não foi isso que foi proposto com as novas mudanças. O importante era que cada um obtivesse modos distintos de pensamentos e de representação simbólica. Não apenas pensarem todos de uma única maneira. A sociedade assim estava totalmente manipulada. Com formas diferentes de pensamentos, os estudiosos poderiam analisar vários tipos de comportamentos. Exemplo disso, como várias pessoas vão captar uma única informação e como iriam descreve-la. Com isso, novos estudos dentro da área de Psicologia foram crescendo. Observações comportamentais e estudos do comportamento cada vez maiores. A captação de cada vez mais detalhes, em casos de construção de notícias. As mudanças foram baseadas no novo modo em que a sociedade necessitava de captar e reconhecer a informação, não sendo induzido a entender essa informação da mesma maneira que toda a sociedade. A mídia nesse período era capaz de fazer isso. Um fator que levava a isso, era a questão de as pessoas possuírem pouco conhecimento, de não entender muito bem sobre tal assunto. Outra transformação desse período foi a intensificação e criação de estudos científicos nas universidades. Passando assim a intensificação dos estudos, aprofundamento, criação de novas técnicas de estudo e interpretação de novos conteúdos.
	
Gabarito: A teoria Hipodérmica se baseava na ideia de que os veículos de massa seriam capazes de direcionar conceitos e valores sem que houvesse atuação crítica do público. McLuhan entende que o público não é agente passivo da comunicação midiática e estabelece uma troca entre mídia e público e a teoria dos contratos de Hernandez considera que o público não apenas influencia como determina os direcionamentos da mídia através de seu sustento direto e indireto desde que os veículos transmitam os valores que ele (público) se identifica.

Outros materiais