Buscar

SIMULADO - CRIANÇA 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401710109)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As melhorias ocorridas na saúde de mães e crianças no Brasil evidenciam como o país evoluiu em termos de sistemas de saúde, condições de saúde e determinantes sociais. Nos últimos 50 anos, o Brasil transformou-se de uma sociedade predominantemente rural para outra, em que mais de 80% da população vivem áreas urbanas; as taxas de fecundidade foram reduzidas de mais de seis filhos por mulher para menos de dois; a educação primária foi universalizada e a expectativa de vida ao nascer aumentou cerca de cinco anos por década. Com relação aos indicadores de saúde materno infantil é correto afirmar:
		
	
	Em contraste com a melhoria dos indicadores relacionados à primeira e quinta Metas do Milênio, os avanços para o alcance da quarta meta ¿ redução de três quartos da mortalidade infantil em relação aos níveis de 1990, tem sido bem mais lentos.
	
	Nas últimas três décadas o componente neonatal da mortalidade infantil diminuiu drasticamente, sendo atualmente menor que o componente pós neonatal.
	
	Em contraste com a piora dos indicadores relacionados à primeira e quinta Metas do Milênio, os avanços para o alcance da quarta meta ¿ redução de três quartos da mortalidade infantil em relação aos níveis de 2011, tem sido bem mais lentos.
	
	A prematuridade não se configura como problema de saúde no Brasil. A redução no número de casos ocorreu de forma contínua e progressiva nas últimas três décadas e, atualmente, a taxa está próxima de zero.
	 
	Os coeficientes de mortalidade na infância, no Brasil, decresceram acentuadamente nas últimas três décadas. Nesse período, as desigualdades regionais também diminuíram, assim como as disparidades sociais, embora em menor grau.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401301534)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. São considerados, para crianças, fatores de risco ao nascer: I- ser residente em área de risco. II- baixo peso ao nascer ( < 2.500g). III- III- prematuros (< 37 semanas de idade gestacional). IV- Recém-nascido de mães com mais de 35 anos
		
	
	I, II, III e IV
	
	Apenas I, II e III
	
	Apenas I, II e IV
	 
	Apenas II, III e IV
	
	Apenas I, III e IV
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401812028)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Constituição Brasileira determina uma idade mínima para a entrada no mercado de trabalho que é de 16 anos. Já o trabalho noturno, perigoso ou insalubre é permitido apenas para maiores de 18 anos. Entretanto, nos termos do artigo 10 da Lei nº 10.097/2.000, é proibido empregar adolescentes salvo na condição de aprendiz, com direitos trabalhistas garantidos e jornada e regime especificados na Lei a partir da idade de:
		
	
	12 anos
	
	10 anos
	 
	14 anos
	
	17 anos
	
	18 anos
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401381289)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	" Maus - tratos institucionais ! na maioria das vezes não são atitudes consciente impingidas ao paciente e / ou sua família , mas práticas rotineiras automatizadas pelo uso que se configuram em flagrante de desrespeito à criança hospitalizada. Marque a alternativa Verdadeira e Falsa para a situação de " maus - tratos"
		
	 
	Realização de procedimentos sem preparo prévio do paciente, coletas de sangue repetidas vezes sem justificativa, despi lo para exame físico em área ou local restrito
	 
	Internações prolongadas por motivo torpe, desrespeito aos descanso, realização de procedimentos sem sedação ou analgesia
	 
	Múltiplas tentativas de punções venosa no intuito de estabelecer terapia medicamentosa, realizações de curativos mais de uma vez durante o dia, jejum prolongdo
	 
	Restrições de familiares, pais e amigos sem justificativa, suspensão de cirurgia sem esclarecimentos aos responsáveis e a criança, desrespeito a momentos de recreação
	 
	Restrição de dietas prolongadas e sem justificativa, rotinas rígidas e intransigente , coleta de sangue múltiplas vezes por razão injustificável
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401232817)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em sala de parto, na avaliação do índice de APGAR, um recém-nato perdeu 1 ponto na frequência cardíaca e 1 ponto na coloração. Tendo como parâmetros os batimentos cardíacos e a irritabilidade reflexa, esse resultado evidencia, respectivamente, os seguintes significados clínicos:
		
	
	ausência de batimentos e face pálida
	
	acima de 100bpm e extremidades azuladas
	
	acima de 100 bpm e pele rosada.
	
	abaixo de 100bpm e face pálida
	 
	abaixo de 100 bpm e corpo róseo com membros azulados.

Outros materiais