Buscar

COMPORTAMENTO CONTROLADO POR REGRAS BEHAVIORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMPORTAMENTO CONTROLADO POR REGRAS - BEHAVIORISMO
O que é comportamento controlado por regras? Dê um exemplo.
Dizer que um comportamento é controlado por uma regra é dizer que esta sob controle do estimulo regra e que a regra é um certo tipo de estimulo discriminativo, um estimulo discriminativo verbal. A regra pode ser tanto escrita quanto falada. Uma placa de “não fume” dentro de um elevador e um estimulo discriminativo verbal e a pessoa que afixou a placa é o efeito sobre os que leem (ouvintes).
Qual a diferença entre o comportamento controlado por regras e o comportamento modelado implicitamente?
Para compreender o comportamento controlado por regras é útil distingui-los do comportamento modelado por contingencias, que pode ser atribuído exclusivamente a contingencias de reforço e punição não-verbalizadas. Estritamente falando, qualquer comportamento - ate mesmo aquele controlado por regras – é modelado por contingencias. A expressão modulado pelas contingencias refere-se ao comportamento que é modelado que é modelado e mantido diretamente por consequências relativamente imediatas, que não requer outra pessoa, requer somente interação de contingencias.
Quais são os dois tipos de consequências que as regras sinalizam? Explique como cada um influencia o comportamento.
O comportamento controlado por regras sempre envolve duas contingencias: uma a longo prazo, a contingencia ultima – a razão primeira da regra – e outra a curto prazo, a contingencia próxima do reforço para seguir regra. 
Porque seguimos regras com tanta frequência e facilidade?
As pessoas tem forte tendência a fazer coisas conforme lhes dizem. Consequentemente seguir regras torna-se uma categoria funcional, uma habilidade generalizada – tanto que nos seguimos sem hesitação as instruções para chegar a um local dadas por um estranho. 
Explique porque o pensamento e a solução de problemas podem ser entendidos como comportamentos controlados por regras.
A interpretação mais molecular de Skinner (1969), que iremos agora focalizar, trata a resolução de problemas como comportamento controlado por regras em um sentido diferente, imediato. Uma pessoa pode exercer simultaneamente os papeis de falante e ouvinte, sua interpretação apoia-se no conceito de auto-instrução: como falantes, damo-nos regras como ouvintes.

Outros materiais