Buscar

diversidade gênero religião e etnia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões filosóficas sobre a diversidade
Cronograma de atividades:
Dois dias de atividades
Primeiro dia, apresentação de textos sobre o histórico de discriminações sociais ao longo da história, Artigo quinto da constituição federal de 1988, tipos de diversidade religiosas, étnicas e de gênero.
Segundo dia acontecerá um debate sobre: O que seria de nós sem as diferenças? Como nós produzimos diferenças hierarquias? Identificando os nossos mecanismos de exclusão. Linguagem como meio para resignificar preconceitos.
A partir dos conceitos estudados, podemos verificar que historicamente nós temos a tendência de segregar e descriminar quem foge do padrão de normalidade da sociedade em que vivemos. Somente a partir a metade do século xx, começamos a contestar para que as diferenças possam ser aceitas, outro fato importante de recordar é o surgimento da lei sobre educação das mulheres em 1827, e o fim da escravidão em 1888.
Devido a um período tão recente, de fato tão importantes que contribuíram para reduzir a desigualdade social, não podemos fechar os olhos, para conceitos construídos historicamente, esses conceitos podem carregar significados, que por vezes não são verdades, como por exemplo negro, essas hierarquias de certo gêneros, raça ou religião, devem ser trabalhadas na escola.
4) Referência Bibliográfica (Texto utilizado)
Bezerra, B. J; Identidade, diferença e exclusão na sociedade brasileira contemporânea. Avessos do prazer: drogas, aids, e direitos humanos. Rio de Janeiro, FIOCRUZ, 2005. p.35-50.
Oliveira, A. M Preconceito, estigma e intolerância religiosa: a prática da tolerância em sociedades plurais e estados multiculturais.

Outros materiais