Buscar

Psicologia Cognitiva: A Psicologia Forçada a Progredir

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto São Boaventura
Bacharelado de Filosofia 
Introdução à Psicologia
Aluno: Jéverson de Andrade
Resumo Crítico VIII 
Psicologia Cognitiva: A Psicologia Forçada a Progredir
Sobre as Ciências Cognitivas. Este é tema central do capítulo primeiro do livro “Que é Cognitivismo?”, de Gustavo Arja Castañon. Primeiramente o autor distingue dois termos: Cognitivismo e Psicologia Cognitiva.
A Psicologia Cognitiva que o autor se refere no texto, trata-se de pesquisa, “pode-se definir como o estudo de como seres humanos percebem, processam, codifica, estocam, recuperam e utilizam informações.” (Pag. 14) É o estudo dos processamentos de informações nos seres humanos. Agora, quando se refere Cognitivismo, entende-se como um movimento doutrinário na psicologia, marcado por cinco características, conforme definido por Penna (1984). Estes são: Centralidade do conceito de regra para explicar o processamento cognitivo e o comportamento; visão construtivista; comportamento orientado a metas; imagem de sujeito ativo; conceito de ciência, conforme a Psicologia. Faz-se relevante a distinção de Psicologia Cognitiva de Ciência Cognitiva. Este se trata do esforço disciplinar para responder questões sobre a aquisição, armazenamento e utilização do conhecimento do ser humano.
Os antecedentes do movimento cognitivista e da Psicologia cognitivista tem com terreno primeiro o da Psicologia. Importantes passos foram dados, como por exemplo, os estudos experimentais de processos superiores do pensamento, neste caso, a memória realizados por Ebbinghaus. Outra influência foi os passos dados com o empirismo objetivista da Psicologia da Gestalt, mesmo Gardner (1996) e Bruner (1983) considerando os conceitos da Gestalt sem muito fundamento.
Jean Piaget é considerado o primeiro psicólogo experimental cognitivista na Europa. Como ele entende o processo cognitivo:
“O processo cognitivo é regido pela aplicação de regras, que são construídas durante o processo de desenvolvimento cognitivo através da ação no mundo de um sujeito orientado para metas e dotado de consciência como um fenômeno biológico básico.” CASTANÕN, Gustavo.
Restava a avaliação da Psicologia norte-americana, convencida da necessidade de adaptação aos cânones do Positivismo Lógico. Na América foi Edward Tolman, que com a avaliação de Eysenck & Keane(1994) reconheceram que o aprendizado só pode ser entendido ao se enfocar processos e estruturas internas ao invés de reações motoras condicionadas. Esse foi um grande passo em direção à Psicologia Cognitiva.
Mas como surgiu a Psicologia Científica e o Cognitivismo? Ambos são certificados por algumas teses: A primeira tese foi a recusa sistemática da Psicologia acadêmica em usar o método científico para investigar os fenômenos legitimamente psicológicos que propiciou as condições para que os fenômenos fossem abordados por outras disciplinas dentre as quais são: a) O Advento do Computador – A metáfora computacional que gerou a distinção entre hardware e software, teorizando sobre a mente e suas relações com o cérebro. b) A Teoria da Informática e a Cibernética – “Informação é aquilo que acontece quando um sinal atinge um receptor, capacitando-o para fazer uma escolha entre um conjunto de alternativas possíveis.” (Pag. 28). c) As Novas Teorias da Neurociência e da Neuropsicológica - Mostrando que as operações de uma célula nervosa e suas conexões com outras poderiam ser descritas e modeladas logicamente. d) A Gramática Transformacional de Noam Chomsky – O inatista que acredita que os tipos de teorias abstratas necessárias para explicar a linguagem seriam mais bem compreendidos num contexto onde o conceito de mente estivesse plenamente resgatado. 
A segunda tese de surgimento Psicologia Científica e o Cognitivismo é o aparecimento da corrente filosófica conhecida como Racionalismo Crítico proposto por Karl Popper flexibilizando os cânones impostos pelo Positivismo Lógico, (ou no mínimo o método hipotético-dedutivo) fundamentou a compreensão e o respeito da Psicologia Cognitiva por parte da comunidade científica.
Decorrente da profusão das disciplinas à Ciência Cognitiva, ela se cristalizou em três grandes campos: A Psicologia Cognitiva experimental, a Neuropsicologia Cognitiva e a Inteligência Artificial. 
“O que essa abordagem define é que a mente é formada por vários módulos de processamento de informação, e cada um desses módulos opera de forma relativamente independente dos outros, processando somente um tipo específico de informação”. CASTANÕN, Gustavo.
Referência Bibliográfica:
CASTANÕN, Gustavo (2007). O que é cognitivismo? Fundamentos filosóficos. São Paulo: EPU.

Outros materiais