Buscar

Psicologia da Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto São Boaventura
Filosofia - primeiro semestre 
Disciplina: Introdução à Psicologia
Aluno: Jéverson de Andrade
Resumo Crítico X
Psicologia da Saúde
O tema acerca da saúde é o que encabeça a reflexão no livro Psicologia da Saúde de Richard O. Straub. A começar pela medicina pré-histórica que acreditavam que as doenças são resultados de forças malignas que invadiam o corpo; passando pela era medieval com a proibição da dissecação de animais e seres humanos; chegando a René Descartes, com a teoria do dualismo mente-corpo; o avanço da microscopia de Morgaghi e Pasteur descobrindo os vírus e bactérias; chegando ao modelo biomédico, supondo que as doenças são resultados dos vírus e bactérias, ou outro elemento patogênico que invade o corpo. Desta forma o autor nos trás um apanhado da evolução do entendimento sobre saúde.
Em tempos atuais a saúde, conforme a Organização Mundial da Saúde, é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente uma ausência de doenças ou enfermidades” (pág. 23). Seus domínios são independentes, no entanto influenciam uns aos outros.
A funcionalidade da psicologia da saúde tem como preocupação todos os aspectos psicológicos nos estágios da vida do individuo. Tem por função primordial promover a saúde, atuar na prevenção e tratar doenças, investigar fatores comportamentais e sociais nas doenças e avaliar, aperfeiçoar e formular políticas públicas e serviços de saúde para todas as pessoas.
No campo psicológico, Sigmund Freud introduziu a ideia de que determinadas doenças podem ser causadas por conflitos inconscientes. As visões de Freud foram expandidas para o campo da medicina psicossomática, que diz respeito ao tratamento e diagnóstico de transtornos causados por processos deficientes na mente. No entanto, a medicina psicossomática foi desfavorecida, por ser de cunho psicanalítico; sem seguir uma regra preestabelecida, considerava certas doenças como sendo físicas e outras como psicológicas. Isso a desfavoreceu. 
Por influência do Behaviorismo, a medicina comportamental explora o papel do condicionamento clássico e operante na saúde e na doença. Diferentemente da psicologia da saúde, a medicina comportamental atrai seus adeptos em campos acadêmicos diversos. Diversos fatores somaram para o crescimento da psicologia da saúde, como por exemplo, a aumento da expectativa de vida que cresceu mais de 20 anos no século XX. Os principais casos de morte são por meios evitáveis, como o hábito de fumar, má nutrição e vida sedentária. 
O modelo biomédico foi um pouco afastado devido à dificuldade para explicar por qual motivo os fatores desencadeiam doenças e às vezes não. Igualmente sobre determinado tratamento funcionar e outros. A ênfase da psicologia da saúde é modificar os comportamentos perigosos, que geram riscos à saúde das pessoas. Antes de adoecerem, reduzir de forma expressiva os custos de tratamentos de saúde.
Os estudos da saúde e das doenças são abordados pelos psicólogos da saúde partindo de quatro perspectivas principais. 1) A perspectiva do curso da vida tem sua atenção no como os aspectos da saúde e da doença variam com a idade. 2) A perspectiva sociocultural foca a maneira como fatores sociais e culturais, como variações étnicas em práticas alimentares e crenças sobre as causas da doença, afetam a saúde. 3) A perspectiva de gênero chama a atenção para as diferenças entre homens e mulheres no risco de determinadas doenças, assim como os comportamentos que possam comprometer a saúde. 4) A perspectiva biopsicossocial combina essas modalidades, reconhecendo que forças biológicas, psicológicas e sociais agem em conjunto para determinar a saúde e a vulnerabilidade de um indivíduo à doença.
Onde estão os psicólogos da saúde? Os psicólogos da saúde estão envolvidos preferencialmente em três atividades: ensino, pesquisa e intervenção clínica. Além disso, trabalham em diversos cenários como hospitais, universidades e escolas médicas, normalmente organizações com enfoque na manutenção da saúde, centros de reabilitação, consultórios particulares, etc. A preparação nessa área normalmente requer um doutorado. Muitos discentes entram para a psicologia da saúde pelas profissões do ramo da saúde, como: medicina, enfermagem, Segundo o texto, cada vez mais alunos matriculam-se em programas de pós-graduação nessa área.
Referência:
Straub, R. O. (2005). Psicologia da saúde. Artmed.

Continue navegando