Buscar

AD1 ASI Adm CEDERJ 2012 2 Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2012/2º
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Coordenador: FRANCISCO COELHO MENDES
Aluno (a): ...........................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................
OBS: A avaliação a distância será realizada por meio de duas atividades, postadas na plataforma do CEDERJ (item atividades). O prazo de realização das atividades está previsto no cronograma da disciplina. Os tutores presenciais serão os responsáveis pela correção das atividades. Nos Pólos onde não existe tutor presencial desta disciplina, as atividades serão corrigidas pelo tutor a distância. Nesta avaliação serão permitidas consultas ao material didático, e abordará até a aula 07 da disciplina. O grau obtido será de 0 (zero ) a 10 (dez). Este grau corresponderá à AD1 e equivalerá a 20% da nota final do aluno. Em cada atividade está especificada a quantidade de pontos equivalentes.
Atividade 01 (6, 0 pontos)	
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, conforme as informações apresentadas sobre os elementos da infra-estrutura de TI e hardware de computador; bem como os níveis empresariais de sistemas de informação.
( F ) Sistema de computadores é composto por bits e bytes. Os bits (binary digit - dígito binário) representam a maior (menor) unidade de dados, na forma de 0 ou 1. Os bits (bytes) são formados por uma seqüência de bytes (bits), que armazena um número ou caractere, ou seja, um caractere é representado por um byte. Também faz parte a CPU.
( V ) Sistema de Informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, processa, armazena e dissemina informações (processamento de dados), para apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle.
( V ) Sistema de computação é toda a estrutura de operação dos sistemas de computadores, abrangendo o processamento, a memória, a comunicação de dados, os dispositivos de entrada e saída, os sistemas operacionais e compiladores, enfim abrange tanto os hardwares e softwares quanto os peoplewares.
( F ) Armazenamento primário (secundário) dá-se pelo uso de discos magnéticos (disco flexível, disco rígido), discos óticos (CD-ROM, DVDs), fita magnética e novas alternativas de armazenamento (redes alternativas de armazenamento de dados - Nets of Storage Alternative - SAN).
( F ) Processamento ocorre por ação individual (ações conjuntas) dos microprocessadores com a capacidade de processamento através da tecnologia de circuitos integrados que integra a memória, a lógica e o controle do computador em um único chip.
( F ) Armazenamento secundário (primário) arquiva temporariamente as instruções do programa e dados que estão sendo usados pelo sistema. A composição desse tipo de armazenamento dá-se através do programa de software que está sendo executado, programa do sistema operacional e dados que estão sendo usados pelos programas, bem como a unidade lógico-aritmética, a unidade de controle, a RAM (Random Access Memory) e a ROM (Read Only Memory).
( V ) Sistemas de processamento de transações (SPT) apresentam como características de processamento de informações de entrada (eventos), de processamento (classificação, listagem), de saída (relatórios, resumo) e de usuários (supervisores e operadores). Ex: processamento de pedidos, folha de pagamento, treinamento e desenvolvimento.
( V ) Sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC) apresentam como características de processamento de informações de entrada (especificações de projeto), de processamento (modelagem), de saída (projetos e gráficos) e de usuários (pessoal técnico). Ex: estação de trabalhos de engenharia e administrativos.
( F ) Sistemas de apoio à decisão (SAD) (Sistemas de automação de escritório (AE)) apresentam como características de processamento de informações de entrada (documentos, cronogramas), de processamento (gerenciamento de documentos), de saída (correspondência) e de usuários (funcionário de escritório). Ex: tratamento de imagens, edição de textos e agenda eletrônica.
( F ) Sistemas de automação de escritório (AE) (Sistemas de apoio à decisão (SAD)) apresentam como características de processamento de informações de entrada (pequeno volume de dados), de processamento (interatividade), de saída (análise de decisão) e de usuários (equipe de assessores da gerência). Ex: gerenciamento de vendas, controle de estoque e orçamento anual.
( F ) Sistemas de apoio ao executivo (SAE) (Sistemas de informação gerenciais (SIG)) apresentam como características de processamento de informações de entrada (alto volume de dados), de processamento (modelos simples), de saída (relatórios/sumários executivos) e de usuários (gerentes de nível médio). Ex: programação da produção e análise de custos.
( F ) Sistemas de informação gerenciais (SIG) Sistemas de apoio ao executivo (SAE) apresentam como características de processamento de informações de entrada (dados agregados), de processamento (interatividade e análise), de saída (projeções) e de usuários (gerentes seniores). Ex: previsão de tendência de vendas e planejamento de pessoal.
Atividade 02 (4, 0 pontos)	
Complete as lacunas conforme as categorias de comércio eletrônico: Cliente-cliente (consumer-to-consumer - C2C), Empresa-consumidor (business-to-customer - B2C) e Empresa-empresa (business-to-business - B2B); bem como informações sobre o controle das marcas, patentes, desenho industrial, transferência de tecnologia, indicação geográfica e programas de computador, que retratam os direitos de propriedade e privacidade relacionados às dimensões morais e questões éticas, sociais e políticas da era da informação.
Empresa-empresa (business-to-business - B2B). É composta por venda de bens e serviços entre empresas e automação de transações de compra e venda de empresa para empresa. Exemplo, Transações realizadas pelo EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados).
Empresa-consumidor (business-to-customer - B2C). Empresas que negociam no varejo de produtos e serviços, fazem uso da desintermediação e reintermediação, marketing interativo e personalização via Web, Mobile commerce e marketing da nova geração (Século XXI). Exemplo, Usar o site www.americanas.com para vender ou comprar.
Cliente-cliente (consumer-to-consumer - C2C). Pessoas que usam a Web para negociar, consultar informações diversas ou trocar informações particulares. Exemplo, Troca de informações profissionais ou particulares via e-mail.
Questões Éticas. Sob que condições podemos invadir a privacidade dos outros? O que legitimiza a invasão na vida das pessoas por meio de vigilância disfarçada, de pesquisa de mercado ou de qualquer outra maneira? Temos de informar as pessoas de que as estamos espiando? Temos de informar às pessoas de que estamos usando informações de seu histórico de crédito com a finalidade de selecionar candidatos a emprego? Em que local deve se lançar os softwares ou serviços para o consumo? Como por exemplo, uso de TV a cabo e Internet banda larga.
Questões Sociais. Estão ligadas ao desenvolvimento de “expectativas de privacidade” ou de normas de privacidade, assim como atitudes públicas (ações que contam com o apoio da população como, por exemplo, campanha contra a violência, campanha de coleta e destruição de armas, campanha contra a dengue).
Questões Políticas. Concernem o desenvolvimento de estatutos. Governam as relações entre os que armazenam os registros e os indivíduos,. Leis de responsabilidade e prestação de contas.
A relação entre direitos de propriedade e privacidade busca conquistar a igualdade interpessoal, o acesso à informação e o limite entre essas fronteiras. Essa relação só será possível mediante o equilíbrio do poder entre ocentro e a periferia (principais decisões políticas são centralizadas, a exemplo do que ocorria em épocas passadas). A velocidade com que a mudança ocorre poderá provocar a redução do tempo de resposta à concorrência.
A qualidade de vida relaciona-se com as dimensões morais através do custo social negativo provocado pela introdução de tecnologias e sistemas de informação que está começando a aumentar junto com o poder da tecnologia. Como, por exemplo, o funcionamento de uma fábrica de cimento ou de uma indústria química ao lado de uma comunidade ou dentro de uma cidade, pode trazer benefícios como emprego e industrialização, mas pode poluir o meio ambiente e desencadear uma série de doenças respiratórias. Embora não sejam violações nem crimes, tais conseqüências negativas podem ser prejudiciais aos indivíduos, instituições e sociedade.
GABARITO
GABARITO
� PAGE �1�

Outros materiais