Buscar

AP1 ASI Adm CEDERJ 2012 2 Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Presencial – AP1
Período - 2012/2º
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Coordenador: FRANCISCO COELHO MENDES
Atividade 01 (2,5 pontos)
Analise a figura a seguir e discorra sobre os principais desafios da empresa digital emergente na montagem e utilização de sistemas de informação.
�
Figura 1.22: Comércio e negócios eletrônicos na empresa digital emergente.
Fonte: Sistemas de Informação Gerenciais. Laudon & Laudon, 2004.
Resposta 01
Você deve falar sobre os: desafios estratégicos da empresa (concretização da empresa digital, tornando-se competitiva, efetiva e capaz digitalmente); desafios da organização (entender as exigências do negócio eletrônico e sistemas de um ambiente econômico global); desafios da arquitetura e da infra-estrutura da informação (desenvolver arquitetura e da infra-estrutura tecnológica de informação que possam apoiar seus objetivos em pleno estado de mudança tecnológica e de processos); desafios do investimento em sistemas de informação (determinar o valor empresarial dos sistemas de informação); e desafios da responsabilidade e do controle (usar os sistemas de informações de maneira ética, socialmente responsável, controlável e possível de ser entendido pelas pessoas).
Ressaltar também que o comércio eletrônico utiliza a Internet ligando compradores e vendedores, os custos de transação são mais baixos, os bens e serviços são anunciados, comprados e trocados ao redor do mundo, com o crescimento das transações business-to-business (negócio-para-negócio). A empresa eletrônica emprega essa tecnologia para gerenciar os demais negócios; utiliza a Internet para construir redes privadas e seguras, e-mail como documentos da Web, software em grupo (amplia a comunicação e o controle efetivo); utiliza a Extranet (extensão da intranet) para usuários externos autorizados; utiliza o mercado eletrônico como sistema de informações para colocar compradores e vendedores em contato para trocar informações, produtos, serviços e pagamentos.
�
Atividade 02 (1,5 pontos)
Relacione os elementos da infra-estrutura de TI e de hardware de computador da coluna da esquerda com suas respectivas definições na coluna da direita, atribuindo os números entre parênteses.
	(3) Sistema de computadores 
	(3) é composto por bits e bytes. Os bits (binary digit - dígito binário) representam a menor unidade de dados, na forma de 0 ou 1. Os bytes são formados por uma seqüência de bits, que armazena um número ou caractere, ou seja, um caractere é representado por um byte. Também faz parte a CPU.
	(1) Sistema de Informação
	(1) é um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta, processa, armazena e dissemina informações (processamento de dados), para apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle.
	(2) Sistema de computação
	(2) é toda a estrutura de operação dos sistemas de computadores, abrangendo o processamento, a memória, a comunicação de dados, os dispositivos de entrada e saída, os sistemas operacionais e compiladores, enfim abrange tanto os hardwares e softwares quanto os peoplewares.
	(5) Armazenamento secundário 
	(5) dá-se pelo uso de discos magnéticos (disco flexível, disco rígido), discos óticos (CD-ROM, DVDs), fitas magnéticas e novas alternativas de armazenamentos (redes alternativas de armazenamento de dados - Nets of Storage Alternative - SAN).
	(6) Processamento
	(6) ocorre por ações conjuntas dos microprocessadores com a capacidade de processamento através da tecnologia de circuitos integrados que integra a memória, a lógica e o controle do computador em um único chip.
	(4) Armazenamento primário
	(4) arquiva temporariamente as instruções do programa e dados que estão sendo usados pelo sistema. A composição desse tipo de armazenamento dá-se através do programa de software que está sendo executado, programa do sistema operacional e dados que estão sendo usados pelo programa, bem como a unidade lógico-aritmética, a unidade de controle, a RAM (Random Access Memory) e a ROM (Read Only Memory).
Atividade 04 (1,5 pontos)
Relacione os níveis empresariais de sistemas de informação da coluna da esquerda com suas respectivas características e exemplos na coluna da direita, atribuindo os números entre parênteses.
	(6) Sistemas de processamento de transações (SPT)
	(6) Apresenta como características de processamento de informações de entrada (eventos), de processamento (classificação, listagem), de saída (relatórios, resumo) e de usuários (supervisores e operadores). Ex: processamento de pedidos, folha de pagamento, treinamento e desenvolvimento.
	(4) Sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC) 
	(4) Apresenta como características de processamento de informações de entrada (especificações de projeto), de processamento (modelagem), de saída (projetos e gráficos) e de usuários (pessoal técnico). Ex: estação de trabalhos de engenharia e administrativos.
	(5) Sistemas de automação de escritório (AE)
	(5) Apresenta como características de processamento de informações de entrada (documentos, cronogramas), de processamento (gerenciamento de documentos), de saída (correspondência) e de usuários (funcionário de escritório). Ex: tratamento de imagens, edição de textos e agenda eletrônica.
	(2) Sistemas de apoio à decisão (SAD)
	(2) Apresenta como características de processamento de informações de entrada (pequeno volume de dados), de processamento (interatividade), de saída (análise de decisão) e de usuários (equipe de assessores da gerência). Ex: gerenciamento de vendas, controle de estoque e orçamento anual.
	(3) Sistemas de informação gerenciais (SIG)
	(3) Apresenta como características de processamento de informações de entrada (alto volume de dados), de processamento (modelos simples), de saída (relatórios/sumários executivos) e de usuários (gerentes de nível médio). Ex: programação da produção e análise de custos.
	(1) Sistemas de apoio ao executivo (SAE)
	(1) Apresenta como características de processamento de informações de entrada (dados agregados), de processamento (interatividade e análise), de saída (projeções) e de usuários (gerentes seniores). Ex: previsão de tendência de vendas e planejamento de pessoal.
�
Atividade 03 (2,0 pontos)
Analise a figura a seguir e fale sobre as questões éticas, sociais e políticas da atual era da informação.
�
Figura 5.1: Relações entre questões éticas, sociais e políticas da era da informação.
Fonte: Sistemas de Informação Gerenciais. Laudon & Laudon, 2004.
Resposta 03
Você deve mencionar que as questões éticas, sociais e políticas são responsáveis por definirem e delimitarem os direitos e deveres sobre: a informação, a propriedade, a qualidade dos sistemas de informação, a qualidade de vida, a prestação de contas e o controle. O uso das questões éticas e sociais por agentes livres (indivíduos) orienta seu comportamento. A ética refere-se aos princípios de certo e errado que podem ser usados pelos indivíduos que atuam como agente de livre moral para fazer as escolhas que guiam seu comportamento. Ética também pode ser conceituada como a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem e disciplinam ou orientam o comportamento humano.
Na atual era da informação, a questão ética refere-se: a aceitação dos custos, deveres e obrigações potenciais pelas decisões (responsabilidade), ao levantamento da responsabilidade por decisões e ações (prestação de contas), à recuperação de danos por parte dos indivíduos (obrigação de indenizar), e ao reconhecimento e entendimento das leis por autoridades pertinentes (processo legal). A questão social refere-se aos desafios ligados ao desenvolvimento de “expectativas de privacidade” ou de normas de privacidade, assim como atitudes públicas (ações que contam com o apoio da população como, por exemplo, campanha contra a violência, campanha de coleta e destruição de armas, campanha contra a dengue etc). Já a questão política diz respeito aos desafios de desenvolvimentode estatutos, criação de registros e armazenamento de informações, bem como a criação de novas medidas de proteção à propriedade.
�
Atividade 05 (2,5 pontos)
Analise a figura a seguir e fale sobre a infra-estrutura da TI como ferramenta de gestão do conhecimento.
� 
Figura 10.1: Infra-estrutura da TI para gestão do conhecimento.
Fonte: Sistemas de Informação Gerenciais. Laudon & Laudon, 2004.
Resposta 05
Você deve observar que a infra-estrutura da TI cria conhecimento através dos sistemas de trabalhadores do conhecimento; captura e codifica conhecimento através dos sistemas de inteligência artificial; compartilha conhecimento através dos sistemas de colaboração em grupo e distribui o conhecimento através dos sistemas de escritório.
Cada sistema colabora com a formação dessa infra-estrutura, sendo que os sistemas de trabalhadores do conhecimento são sistemas de informação que ajudam na criação e na integração de novos conhecimentos como, por exemplo, a consolidação e o compartilhamento dos dados de um projeto da construção civil através de uma base única de dados. Os sistemas de escritório têm como função: gerenciar e coordenar as atividades dos trabalhadores de dados e do conhecimento, conectar as atividades dos trabalhadores de informação locais com todos os níveis e funções da organização e conectar a organização ao mundo exterior. Os sistemas que compartilham conhecimentos podem ser do tipo: Groupware (software colaborativo) é um software que apóia o trabalho em grupo, coletivamente. Pode ser definido como um sistema baseado em computador que auxilia grupos de pessoas envolvidas em tarefas comuns (ou objetivos) e que provê interface para um ambiente compartilhado. Intranets e ambientes de conhecimento empresariais integrados são redes de computadores privada que se baseia em protocolos da Internet ou uma versão privada da Internet ou uma mini-Internet confinada a uma organização. Portal Corporativo pode ser definido como uma aplicação tipicamente Web, desenvolvida para funcionar como interface única e personalizada do ambiente eletrônico de trabalho, provendo aos usuários conteúdos atualizados, acesso a aplicações, colaboração e conhecimentos necessários a plena atuação, envolvendo todo relacionamento com os stakeholders da empresa. Já os sistemas que capturam e codificam o conhecimento se esforçam para desenvolver sistemas baseados em computadores que se comportem como seres humanos. Isso faz com que as empresas estejam interessadas na inteligência artificial (IA) para: armazenar informação de maneira ativa, criar mecanismos não sujeitos a características humanas, eliminar tarefas enfadonhas e rotineiras para as pessoas, aprimorar a base de conhecimento da organização e gerar soluções para problemas específicos.
� PAGE �1�

Outros materiais