Buscar

apol 3 ética empresarial na prática

Prévia do material em texto

1/5
Maria será promovida no próximo mês, ela é gerente de um banco na cidade onde mora. Para ela esta notícia foi recebida em um momento bom porque ela se casou há poucos meses. O esposo de Maria, o José, é um dos principais jornalistas desta cidade. Em conversa no horário de almoço com seu esposo, recebe uma informação privilegiada de um cliente que ocupa uma posição estratégica em uma grande empresa. Diante da ética e moral, ela está pensando se pode contar o que sabe a alguém, ela sabe que a informação é privilegiada. Já Alice supervisora neste mesmo banco está recebendo um cliente que é dono de uma concessionária. Ele veio pedir um empréstimo. No dia anterior, ela e o esposo decidiram trocar de carro e eles querem um modelo exclusivo que acaba de chegar na concessionária de seu cliente. O cliente precisa do empréstimo que ela pode liberar e Alice do desconto na compra do veículo. Nestes dois casos podemos perceber que falar de ética nas empresas deve-se antes levar em consideração seus funcionários.
Diante do exposto, selecione a alternativa correta.
I - Maria se beneficia da informação e conta o que sabe para o Gerente Geral. Com esta informação o Gerente Geral fecha um grande contrato na empresa do cliente. Porém, a informação é de cunho pessoal do cliente e utilizada para fechar o contrato. Conclui-se que Maria agiu de maneira ética, se beneficiando de uma informação pessoal do cliente.
II - Diante da vontade dela e do esposo em obter um carro novo, Alice concede empréstimo ao cliente, e em troca ganha desconto na compra do carro novo, mesmo sabendo que o cliente estava com restrições que impossibilitava o empréstimo. Conclui-se que Alice agiu de maneira ética, se beneficiando ao conceder empréstimo ao cliente já endividado, causando possível prejuízo ao banco.
III - Alice não concede o empréstimo ao cliente, pois o mesmo estava com o nome com restrições, e perde o desconto na compra do carro. Conclui-se que Alice agiu de maneira ética, pois não se beneficiou ao conceder empréstimo para o cliente já endividado.
Respostas possíveis:
	
	A
	As afirmações (i) e (ii) são verdadeiras.
	
	B
	Somente a afirmação (iii) é verdadeira.
	
	C
	As afirmações (i) e (iii) são falsas.
	
	D
	Somente a afirmação (i) é verdadeira.
	
	E
	As afirmações (I), (II) e (III) são verdadeiras.
uestão 2/5
Leia o texto a seguir:
	Texto expositivo
 
Característica dos artigos científicos, também aparece nos livros didáticos. É um texto fechado, sem espaço para várias interpretações. "Baseado em comprovações obtidas por meio de experiências, o autor deixa claro o caminho que fez para chegar à conclusão, comprovando ou refutando uma hipótese inicial", diz Marcos Engelstein. O livro didático tem a vantagem de simplificar o discurso científico. Mas, para fazer os alunos avançarem, é preciso colocá-los em contato com textos que circulam no meio acadêmico, mais complexo.
 
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/conhecer-questionar-textos-expositivos-instrucionais-525607.shtml
 Pode-se afirmar em relação ao texto expositivo
	
	A
	Típico das experiências práticas que caracteriza-se por uma sequência de instruções que, se mal interpretadas, podem levar a conclusões incorretas.
	
	B
	Ao aproximar o conteúdo escolar dos fatos cotidianos, reportagens de jornais e revistas (sobretudo as de divulgação científica) possibilitam discussões sobre saúde, alimentação, meio ambiente e tecnologia. 
	
	C
	É usado para conhecer de maneira breve informações sobre determinado tema. Esse tipo de texto é apresenta dados e referências, sem interferência de subjetividade, desde sentimentos, sensações, apreciações do autor ou opiniões.
	
	D
	Apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central do texto.
uestão 3/5
O discurso da sustentabilidade é recente, mas apesar da recente disseminação, grande parte dos executivos ainda considera o desenvolvimento sustentável uma espécie de mal necessário, uma vez que envolve regulações, custos e responsabilidades onerosas. A artigo de Hart, Criando Valor Sustentável, apresenta um modelo complexo e multifacetado de criação de valor para os acionistas que leva em conta os desafios globais do desenvolvimento sustentável. Mostra, que a sustentabilidade não é irreconciliável com o crescimento econômico, mas que, ao contrário, pode ser importante fonte de vantagem competitiva e de geração de valor para acionistas e comunidade em geral.
http://www.is.cnpm.embrapa.br/bibliografia/2004_Criando_valor_sustentavel.pdf
Em cada quadrante do modelo, Hart e Milstein (2004) especificam um foco que a empresa deve dar. A partir destas informações, assinale entre as definições a seguir aquela que CORRESPONDE aos quadrantes do modelo de valor aos acionistas:
I - No quadrante superior esquerdo, o foco se direciona em fatores de desempenho interno como redução de custo e risco.
II - No quadrante inferior direito foca no desempenho interno, inserindo os stakeholders externos como fornecedores e clientes na cadeia de valor imediata, bem como órgãos de regulação e comunidades.
III - No quadrante superior esquerdo, a empresa deve não apenas ter um desempenho eficiente nos negócios atuais, mas também estar constantemente preocupada com a criação de produtos e serviços do futuro.
IV - No quadrante inferior direito foca nas dimensões externas associadas ao desempenho no curto prazo e atuação em camadas sociais menos favorecidas economicamente.
espostas possíveis:
	
	A
	As afirmações (i) e (ii) são verdadeiras
	
	B
	As afirmações (i) e (iii) são falsas
	
	C
	Somente a afirmação (iii) é verdadeira
	
	D
	As afirmações (iii) e (iv) são falsas
	
	E
	As afirmações (i), (ii), (iii) e (iv) são verdadeiras
uestão 4/5
“O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo.”
http://www.pactoglobal.org.br/artigo/70/O-que-eh
A partir destas informações, relacione a primeira coluna com a segunda e a seguir assinale aquela que CORRESPONDE aos dez princípios do Pacto Global:  
	a)            Trabalho
 
	(a ) A abolição efetiva do trabalho infantil.
 
	b)            Contra a Corrupção
 
	(c ) As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais. 
	c)            Meio Ambiente
 
	(b ) As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
 
	d)            Direitos Humanos
 
	(a ) As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva. 
	 
	(c ) As empresas devem incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis. 
	 
	(d ) Assegurar-se de sua não participação em violações dos direitos humanos.
 
	
	A
	a – c – b –a – c - d
	
	B
	b – c – b –a – c - d
	
	C
	a – d – b – b – c - d
	
	D
	d – c – b – a – a - d
	
	E
	a – a – b – d – c - a
Leia a tirinha a seguir
Com base nos estudos realizados marque a alternativa correta em relação à compreensão textual:
	
	A
	Hagar e Helga referem-se ao mesmo objeto, porém a intencionalidadede Helga não foi entendida por Hagar. Os textos não foram interpretados da mesma maneira.
	
	B
	Hagar e Helga tiveram problemas na comunicação, pois a pluralidade de sentido de uma palavra café foi diferente.
 
	
	C
	A emissora Helga não transmitiu a mensagem de forma subjetiva ela foi centrada no emitente e, portanto, não houve comunicação.
	
	D
	Helga transmitiu a mensagem de forma objetiva, ela não expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação.
_1532153739.unknown
_1532153831.unknown
_1532154408.unknown
_1532154418.unknown
_1532154421.unknown
_1532154426.unknown
_1532154415.unknown
_1532153893.unknown
_1532153894.unknown
_1532153832.unknown
_1532153892.unknown
_1532153792.unknown
_1532153829.unknown
_1532153830.unknown
_1532153793.unknown
_1532153790.unknown
_1532153789.unknown
_1532153704.unknown
_1532153738.unknown
_1532153736.unknown
_1532153701.unknown
_1532153702.unknown
_1532153699.unknown

Outros materiais