Buscar

AULA PAUL SINGER

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Poder, política e educação
Paul Singer
*
*
	Nesta aula estudaremos as diferentes concepções relativas às finalidades da Educação Profissional, compreendidas a partir das duas matrizes que analisam a prática educativa: a primeira que a entende como um requisito fundamental ao processo de formação do cidadão e a segunda que vê a educação como um mecanismo fundamental para o ingresso no mercado de trabalho.
*
*
	A primeira delas, a posição civil democrática é aquela que concebe a educação como um requisito fundamental ao processo de formação do cidadão, no âmbito de um Estado democrático, focalizando a educação das classes desprivilegiadas. Essa visão de educação não separa a formação do cidadão da formação profissional na medida em que pretende habilitar o indivíduo para se inserir nas diferentes esferas da vida adulta: profissional, familiar, humana, etc. No processo educativo são valorizadas a autonomia do educando e a sua capacidade auto-educar-se ao longo da vida. 
*
*
A primeira visão, a civil democrática, fundamenta-se nos princípios da democracia liberal enquanto a segunda visão, produtivista, insere-se no contexto das críticas formuladas pelo neoliberalismo em relação aos serviços sociais do Estado. 
Esta última visão defende a livre concorrência no mercado, inclusive no que diz respeito aos serviços educacionais. A eficiência dos serviços seria aprimorada em função da competitividade entre aqueles que ofertam os referidos serviços.
*
*
POR QUE SURGIU? 
Foi uma reação teórica e política contra o “Estado de Bem-Estar Social”, adotado por países de capitalismo avançado no pós-guerra.
Estado de Bem-Estar Social:
Estado interventor/regulador da economia;
Estado empresário:produtor de bens e prestador de serviços;
Estado provedor dos direitos sociais (saúde, educação, previdência social, etc).
PROPOSTA CENTRAL
Redefinição do papel e da atuação do Estado, tanto no campo econômico quanto no social.
*choque do Petróleo (1974)
*
*
Ao paternalismo
Ineficiência 
Corporativismo
 “A proposta que formula é que a rede escolar esteja sujeita às regras do mercado, de modo que os diretores e os professores tenham interesse em formar ganhadores, pois esta seria a melhor forma de eles próprios ganharem o jogo concorrencial” (p.8).
*
*
	As políticas sociais ganham, nos anos 90, um novo rumo, tornando-se mais voltadas para a melhoria da competitividade sistêmica, da integração internacional e para o crescimento sustentado. Os programas sociais são implementados como estratégia para formar a mão-de-obra com as características necessárias ao atendimento das novas exigências colocadas pela introdução de novas tecnologias.
*
*
Para o neoliberalismo, a escola é vista em uma perspectiva técnico-científica. Ela não valoriza a formação humanística do indivíduo, mas defende uma formação guiada pela necessidade de mão-de-obra do mercado. Nos discursos neoliberais a educação não é mais reconhecida como integrante do campo social, mas se insere definitivamente no mundo do mercado.
*
*
	O neoliberalismo entende a escola como parte constituinte e importante do mercado, valorizando as técnicas de gerenciamento e reconhecendo que pais e alunos são consumidores do produto educação. Esvazia-se, desse modo, o papel político da educação.
*
*
Ênfase na área da informática com hardware (equipamento) e software (programas), além da telemática* - expansão de postos de trabalhos;
Eliminação de postos de trabalhos;
Multiplicação de unidades prestadoras, lojas de conveniência, agências de viagens, academias de ginásticas, clínicas alternativas etc.
*Conjunto de tecnologias da informação e comunicação resultantes da junção de recursos das telecomunicações.
*
*
Desaparecimento do emprego com carteira assinada, seguro saúde e perspectiva de carreira.
Ler pág.11 Nas grandes empresas....
Massas de autônomos
Na Europa, o capital abandona os países e regiões onde os trabalhadores são fortemente organizados.
Procura regiões onde o desemprego estrutural é grande, com frágil sindicato.
*
*
Conjunto de fatores que incluem: corte de verbas, baixo salários, declínio da qualidade do ensino.
Alienação do ensino escolar que pode ser traduzido – Que tipo de pessoa nossas escolas estão formando e para que tipo de sociedade? Para “ocupar qual posto de trabalho”?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais