Buscar

Gramsci educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gramsci e Educação
A escola unitária: Educação e trabalho em Gramsci
ANTONIO GRAMSCI (1891-1937)
Intelectual comunista e militante político italiano.
 Principal obra: Os cadernos do Cárcere, escritos durante o período em que estava preso (1926-37), durante o Estado fascista italiano.
 Atualiza o pensamento de Marx, em suas formulações as origens materiais e históricas de classes, os antagonismos presentes na luta de classes (dominantes/exploradores/burguesia X dominados/explorados/proletariado), bem como a importância da luta pela consciência de classe no processo de transformação da sociedade capitalista;
A escola pública seria uma possibilidade de obter-se a consciência de classe. Associada a ideia do processo de trabalho como princípio educativo.
Itália- Contexto
A Itália é um dos últimos países a se formar na Europa;
1924 os fascistas conquistam a maioria do Parlamento;
Características do Fascismo: totalitarismo, nacionalismo, militarismo, culto a pessoa física, censura, propaganda, violência contra minorias e anti socialismo
Conceitos Fundamentais
Apropriou-se e desenvolveu o conceito de Hegemonia que é “[...] o predomínio ideológico dos valores e normas burguesas sobre as classes subalternas” (CARNOY, 1994, p.90).
Hegemonia econômica (detenção dos meios de produção: estrutura) e hegemonia cultural (influências intelectuais e culturais: superestrutura).
Fordismo – termo cunhado Gramsci ( racionalização da produção).
Tipo de Intelectual
O primeiro é o intelectual orgânico, que surge em ligação direta com os interesses da classe que ascende ao poder. Surge exatamente para dar homogeneidade e coerência interna à concepção de mundo que interessa a essa classe, ou seja, surge para dar consciência a ela. 
O segundo tipo de intelectual é o tradicional, [...] em épocas passadas, foram intelectuais orgânicos das classes que eram então dominantes. O exemplo clássico é o clero [...].” Mesmo com o desaparecimento das classes que representavam, eles continuam agindo politicamente, em geral, aliando-se aos interesses conservadores da burguesia. (p. 78).
Educação e Trabalho em Gramsci
Questiona a dualidade do sistema escolar, ou seja, a existência de dois tipos de escola para dois tipos de classes de cidadãos: a escola desinteressada-do-trabalho, para a elite, com um programa humanista, de vasta e moderna cultura universal, destinada àqueles que não precisam se submeter ao imediatismo do mercado profissional; e a escola interessada-do-trabalho, precocemente profissionalizante, com um pragmático e pobre currículo, destinada à parcela majoritária da população, com o intuito de formar jovens para o imediatismo do mercado, sem preocupações com os valores universais. Gramsci insiste na Gramsci insiste na escola comum, unitária "desinteressada" do trabalho para todos.
Em outras palavras, uma escola 'desinteressada-do-trabalho' é aquela cujos conteúdos e métodos abordam profundamente e com rigor científico a problemática moderna do mundo do trabalho, objetivando entendê-lo em suas raízes históricas e em suas potencialidades técnicas. Não se trata, obviamente, de uma escola de curta duração, precocemente profissionalizante, que objetiva treinar um operador de máquinas, preciso e submisso. 
O adjetivo “comum” não significa que a escola para Gramsci deveria ser simples. Não. O termo “comum” quer dizer que a escola para Gramsci deveria ser comum à todos, ou seja, com oportunidades de acesso à todos. O termo “única” está relacionado à ideia de uma escola não hierarquizada de acordo com as classes sociais mais ou menos favorecida, mas sim escolas de todos os níveis de ensino que prepare de maneira igual os indivíduos às mesmas oportunidades profissionais. A ideia de uma escola “desinteressada” está ligada à uma concepção de educação que oportunize a absorção e assimilação pelo educando de todo o seu passado cultural acumulado historicamente. (NASCIMENTO E SBARDELOTTO, 2008, p.281-282)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais