Buscar

O ILUMINISMO

Prévia do material em texto

O ILUMINISMO
O Iluminismo foi um movimento de idéias, uma mentalidade,uma atitude cultural,uma filosofia crítica que teve suas primeiras manifestações iniciadas no século XVII.
Tinha como principal características se opor a qualquer coisa que viesse do período anterior.As idéias iluministas atingiram com força a grande parte da sociedade européia.
O SÉCULO XVII PASSOU A SER CONHECIDO COMO “SÉCULO DAS LUZES”.
Os ideais e manifestações, autodeterminação e buscas pela liberdade e felicidade deveriam estar ao alcance de todos os cidadãos, pois eram direito natural.Isso não significa que o iluminismo foi um movimento homogênio.
 Afetou com força a Inglaterra e Holanda,mas teve maior impacto sobre a FRANÇA.
Quando o iluminismo alcançou as massas populares que representavam 80% da população através de livros e panfletos, começou a nascer uma cede revolucionária, de busca pelos seus direitos e liberdade. As pessoas que detinham o poder na época começaram a se preocupar vendo o seu poder ameaçado, assim alguns monarcas resolveram adotar alguns princípios iluministas nas suas administrações, para poderem negociar melhor coma burguesia e se mostrarem mais flexíveis e tentar manter-se no poder.
 LIBERALISMO
O liberalismo foi um fenômeno histórico que se manifestou primeiramente na Europa na Idade Moderna.
O desenvolvimento do Liberalismo esbarrou nas tradições culturais e estruturais de poderes locais, enfrentando problemas políticos específicos que moldaram seus conteúdos e práticas. A história do liberalismo é profundamente conectada a história da democracia Ocidental.
 PRINCIPAIS PONTOS DEFENDIDOS PELO LIBERALISMO CLASSICO.
LIVRE COMERCIO,
DIREITOS CIVIS
LIBERDADE NATURAL
ELEICOES
LIMITACAO DE PODER DO ESTADO
INDIVIDUALISMO 
Com tudo o pilar de todo o pensamento liberal reside na defesa da propriedade privada.

Outros materiais