Buscar

DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 8 CASO CONCRETO GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 8 CASO CONCRETO
Maria de Fátima pleiteia indenização por dano moral contra a Casa Bahia decorrente da recusa injustificada de venda a crédito. Alega que embora não houvesse qualquer restrição aoseu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito, a ré lhe negou o parcelamento para a aquisição de uma geladeira, mesmo tendo apresentado seu sogro como avalista para a compra pretendida. A condutaarbitrária da ré teria lhe causado vergonha e humilhação, pois injusta a negativa de crédito. Procede a pretensão de Maria? Resposta justificada.
R) AP. Civ.(Apelação Civel) 11.812/2008 Direito do Consumidor. Negativa de Concessao de Credito. Exercicio Regular de Direito. Incorrencia de Pratica Abusiva.
A relação que se estabelece no momento da concessão do credito, embora regida pelas regras protetivas do CDC, ocorre à similitude de qualquer contrato sinalagmatico, sendo a vontade das partes requisito indispensável para a sua concretização.
Constitui faculdade exclusiva do fornecedor, exercício regular do seu direito, a concessão de credito ao consumidor, bem como a aceitação de cartão de credito, pagamento com cheque (pré-datado) e outras formas de pagamento.
O CDC so reputa abusivo recusar o fornecedor a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento Art. 39, IX. Logo, não esta o fornecedor obrigado a aceitar nenhuma outra forma de pagamento que não a vista. Desprovimento do recurso.
AULA 8: A PROTEÇÃO CONTRATUAL DO CONSUMIDOR II.
Caso Concreto 2 - (OAB / Exame Unificado) – 2010.2)
Sobre o tratamento da publicidade no Código de Defesa do Consumidor é correto afirmar que: 
A) a publicidade somente vincula o fornecedor se contiver informações falsas. 
B) a publicidade que não informa sobre a origem do produto é considerada enganosa, mesmo quando não essencial para o produto.
C) o ônus da prova da veracidade da mensagem publicidade cabe ao veiculo de comunicação.( CORRETA) 
D) é abusiva a publicidade que desrespeita valores ambientais.

Outros materiais