Buscar

Teste 1 Filosofia da linguagem Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TESTE 1
Questão 1/2 - Filosofia da Linguagem
Leia atentamente a citação a seguir:
“Acreditavam firmemente que a essência de tudo, quer na geometria, quer nas questões práticas e teóricas da vida do homem, podia ser explicada através das propriedades dos números inteiros e/ou das suas razões (números racionais) e, assim, se entendessem as 3 relações entre os números, entenderiam os segredos espirituais do Universo, estando assim, mais próximos dos deuses (SINGH, 2000 apud GOMES).”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, C.R. Pitágoras de Samos:seu mito e sua herança científico-cultural. p.2-3. Disponível em: http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh3/trabalhos/Carla%20Regina%20Gomes.pdf Acesso em: 20-10-2016.
O sucesso da teoria dos números foi o que lançou um insight sobre os pensadores da antiguidade, como Pitágoras, por exemplo. Este insight trouxe as condições necessárias para uma produção rigorosa do conhecimento. Sobre este insight durante o período de surgimento da Filosofia poderíamos afirmar que:
	
	A
	O insight sobre os pensadores da antiguidade não fez da Filosofia algo novo, pois algo semelhante já era feito a milênios pelos chineses.
	
	B
	As condições necessárias a uma produção rigorosa do conhecimento tem como base o pensamento mitológico dos gregos.
	
	C
	As condições de logicidade, sistematicidade e de racionalidade do pensamento tem influência da matemática no pensamento grego.
	
	D
	Mitologia e a Filosofia pré-socrática são elementos que construíram efetivamente as bases do discurso racional no Ocidente.
	
	E
	A produção do conhecimento matemático pelos gregos não manteve quaisquer contato com os povos do norte da África, como o Egito por exemplo.
Questão 2/2 - Filosofia da Linguagem
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A distinção de Frege entre o sentido e a referência, tema do artigo ‘Sobre o sentido e a referência’ (SSR), de 1892, é considerada uma importante contribuição para uma teoria do significado em sentido amplo, que inclui a linguagem natural. É certo que um sem-número de importantes investigações acerca do funcionamento da linguagem foram motivadas pela distinção sentido/referência.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FILHO, A.R. Frege e a Filosofia da Linguagem. p. 2. (http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/Vertentes_33/abilio_rodrigues.pdf. Acesso em: 20 de out. 2016.
A obra de Frege é fundamental para o desenvolvimento da filosofia no século XX, podendo ser considerada um marco inicial da filosofia analítica. De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Uma introdução à Filosofia da Linguagem sobre a Filosofia de Frege, leia as afirmativas a seguir:
I. Ele é também o responsável por inovações técnicas e conceituais que permitiram o grande desenvolvimento da lógica no século passado;
II. Frege introduziu questões e inaugurou o modo contemporâneo de fazer filosofia em diversas áreas, como filosofia da lógica, filosofia da matemática e filosofia da linguagem;
III. Apesar de sua filosofia inovadora no campo da lógica, o pensamento de Frege exerceu pouca influência na filosofia que o sucedeu, tendo sido interpretado como um caso isolado em seu tempo.
Está correta ou estão corretas:
	
	A
	somente a afirmativa I.
	
	B
	somente as afirmativas I e II.
	
	C
	somente as afirmativas I e III.
	
	D
	Somente a afirmativa II.
	
	E
	Somente a afirmativa III.

Outros materiais