Buscar

Teste 2 Prática Profissional Literatura Filosofia Nota 100

Prévia do material em texto

TESTE 2
Questão 1/2 - Prática Profissional: Literatura e Filosofia
Leia o excerto de texto a seguir:
“A tendência para a imitação é instintiva no homem desde a infância. Neste ponto distinguem-se os humanos de todos os outros seres vivos: por sua aptidão muito desenvolvida para a imitação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARISTÓTELES. Poética. Trad. Edson Bini. 1º ed. São Paulo: Edipro, 2011. p. 35.
Uma divergência importante entre Platão e Aristóteles, relativa ao tema da arte, dá-se nos sentidos que cada um atribui ao conceito de mímesis. Platão a utiliza para falar do artista em geral como aquele que copia, alguém que se atém apenas à superfície das formas. Já Aristóteles pensa a arte de imitar como uma atividade inata do ser humano na sua busca por conhecimento.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir, a partir do conteúdo apresentado no livro-base Filosofia e Literatura:
I. Platão pensa a mímesis como a atividade do filósofo que quer tirar os outros da caverna.
II. Para entender a mímesis em Platão é preciso ter, como referência o “mundo das ideias” ou formas puras (eidos).
III. Aristóteles entende que a mímesis é a capacidade de o poeta (aedo) em memorizar e recitar os mitos.
IV. Aristóteles vê na atividade da imitação uma forma de conhecer o mundo, ou seja, de aprendizado.
São corretas as alternativas:
	
	A
	I e II. 
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
Questão 2/2 - Prática Profissional: Literatura e Filosofia
Atente para a seguinte passagem de texto:
“Esse Esclarecimento [Iluminismo] não exige, todavia, nada mais do que a liberdade [...]. Mas ouço clamar de todas as partes: não raciocinai! O oficial diz: não raciocinai, mas fazei o exercício! O conselheiro de finanças: não raciocinai, mas pagai! O padre: não raciocinai, mas crede! [...].  Em toda parte, só se vê limitação da liberdade. [...] o uso público de nossa razão deve a todo momento ser livre, e somente ele pode difundir o Esclarecimento [Iluminismo] entre os homens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uesb.br/eventos/emkant/texto_II.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2016.  
A passagem de texto anterior expressa bem a ideia de um intelectual iluminista que não se resume a uma figura de ‘escritório’, desligada da sociedade. Tomando como referência o conteúdo do livro-base Filosofia e Literatura, analise as afirmativas a seguir sobre essa característica do Iluminismo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  (  ) Os intelectuais iluministas queriam ir às ruas para esclarecer as pessoas.
II. (  ) A filosofia e os filósofos no Iluminismo tinham, como característica, uma atitude engajada.
III.(  ) Os intelectuais iluministas ajudaram a ampliar o círculo de pessoas leitoras, de modo a constituir o espaço de uma verdadeira opinião pública.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	F – V - F
	
	B
	V – V - V
	
	C
	F – F - V
	
	D
	V – F - F
	
	E
	F – F - F

Outros materiais