Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO - PENAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603199517)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Relativamente ao direito penal, analise as afirmativas a seguir: (ENADE 2009) I.Os crimes omissivos são aqueles em que o agente viola o dever jurídico de agir, imposto pela norma, e basta a desobediência ao comando da norma para caracterizar o delito. São condições para a ocorrência dos crimes omissivos: o conhecimento da situação típica da qual surge o dever e a possibilidade física real de realizar a ação ordenada. II. Os crimes omissivos são aqueles em que o agente viola um dever de conduta, imposto pela norma, devendo iniciar a prática de um ato concreto para que ele se materialize. São condições para a ocorrência dos crimes omissivos o conhecimento da situação típica, da qual surge o dever e a possibilidade psíquica real de realizar a ação ordenada. III. A diferença entre os crimes omissivos próprios e impróprios é que, no primeiro, a obrigação de agir decorre da norma; ao passo que, no segundo a obrigação é resultado de um especial dever jurídico de agir. Se a mãe deixa de alimentar o filho, que morre em decorrência dessa omissão, pratica o crime de homicídio. Se um terceiro pratica a mesma conduta, pratica o crime de omissão de socorro qualificada. IV. Em regra, todos os crimes comissivos podem ser praticados por omissão, salvo aqueles em que é necessária uma atividade do agente. São elementos do crime comissivo por omissão a abstenção da atividade que a norma impõe, a superveniência do resultado típico em virtude da omissão, a ocorrência da situação de fato da qual deflui o dever de agir.
		
	 
	I, III e IV
	
	II e III
	
	II e IV
	
	I e III
	
	I e II
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603209932)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB-RJ 31°)
Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	 
A desistência voluntária e o arrependimento eficaz somente são aplicados aos delitos praticados sem violência ou grave ameaça à pessoa;
	 
	 
A tentativa e o arrependimento posterior possuem natureza jurídica de causa de diminuição de pena;
	
	 
Na tentativa perfeita e na tentativa imperfeita não ocorre a consumação do delito; na tentativa perfeita, após iniciado o processo executório, o agente interrompe a execução do tipo e impede a consumação do mesmo; já na tentativa imperfeita, após iniciado o processo executório, a conduta do agente é interrompida por circunstâncias alheias à sua vontade;
	
	 
O crime impossível, quando comprovado, caracteriza causa excludente de culpabilidade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603370235)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VI Exame de Ordem Unificado
Ares, objetivando passear com a bicicleta de Ártemis, desfere contra esta um soco. Ártemis cai, Ares pega a bicicleta e a utiliza durante todo o resto do dia, devolvendo-a ao anoitecer. Considerando os dados acima descritos, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Ares praticou constrangimento ilegal.
	
	Ares praticou constrangimento legal com a causa de diminuição de pena do arrependimento posterior.
	
	Ares praticou atípico penal.
	
	Ares praticou crime de roubo com a causa de diminuição de pena do arrependimento posterior.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603297987)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o erro no Direito Penal, assinale a alternativa INCORRETA:(Juiz de Direito/PR - 2007)
		
	
	O erro quanto à pessoa contra a qual o crime é praticado não isenta de pena. Não se consideram, neste caso, as condições ou qualidade da vítima, senão as da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime.
	
	É isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima. Contudo, não há isenção de pena quando o erro deriva de culpa e o fato é punível como crime culposo.
	 
	Não responde pelo crime o terceiro que determina o erro.
	 
	O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punição por crime culposo, se previsto em lei.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603200049)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(118º Exame OAB/SP - Agosto de 2002) "A", silvícola de dezenove anos de idade, vive em Brasília, onde frequenta escola de ensino médio e aí praticou um crime de estupro. O silvícola:
		
	
	É semi-imputável
	
	Deverá ser considerado inimputável por desenvolvimento mental incompleto
	 
	É imputável
	
	É inimputável

Outros materiais